Orphan Black 2×10 – By means which have never yet been tried (season finale)

ob 10

Continua após publicidade

Ufa! Que season finale foi essa? Com esse episódio senti uma coisa que não sentia desde a primeira temporada de Orphan Black: aquele sentimento de aflição, aquela coisa que não nos dá tempo de respirar, porque tudo tá acontecendo e não podemos perder nenhum segundo. E nossa, eu estava com saudade disso!

Continua após a publicidade

Não vou dizer que foi uma temporada mediana, foi uma temporada coerente, uma típica segunda temporada de uma série científica. Onde milhares de mistérios e perguntas surgem e poucas coisas são respondidas. E vai dizer, o mistério que encerrou foi muito melhor do que mais um dos raptos de Kira, nossa criança super dotada.

Continua após publicidade

A sensação de que essa season finale estava próxima da qualidade dos episódios da primeira temporada vimos logo na abertura, com a mistura das cenas da discussão de Shiobhan e Sarah, a culpa de Felix, e a rendição de Sarah à Dyad. Inicialmente aquele Dr. Nealon assustou e até me deu saudades de Leekie. Mas logo vimos que ele não era de nada, e não demorou para ele sumir das nossas vistas.

Cosima e Scott, com Kira ligando para Cal, criaram o plano perfeito para a fuga de Sarah; mas Mrs. S, Cal, depois da ligação de Kira, e Paul (que voltou das cinzas e virou Major) já tinham um plano bem mais mirabolante. Não entendi o tal do ALERTA AMBER, que também não explicaram. Cal fez a lição de casa e foi até a deepweb para encontrar alguém que falasse sobre a Dyad mais abertamente. Mas mais louco que tudo isso foi descobrir que essa pessoa era Marion, aquela que decidiu o destino de Leekie, mandou e desmandou na Dyad, e agora tinha a possibilidade de se tornar uma aliada.

Continua após publicidade

Enquanto descobríamos isso, Rachel tratou de causar o maior reboliço na Dyad, transferindo Delphine e aprisionando o próprio pai em busca de respostas. Aprisionamento esse que não deu certo, porque ao se ver acoado, Ethan resolve se suicidar na frente da filha. Ok, ficou claro que Rachel não ameaça ninguém com seu jeitinho arrogante, mas não entendi a necessidade de fazê-la ver algo tão horrível. Duncan castiga a filha da pior maneira, tanto que o lápis no olho depois era o de menos. “Ela não o merece mais”, mas será que precisava ser tão radical?

Com Rachel fora de cena começamos a descobrir mais sobre o tal do projeto Castor, e sobre quem é Marion. Executiva da Topside que conta para Sarah aquilo que muitos já desconfiavam, temos sim clones masculinos. E olha só, Mark é um deles. Poderia ser Paul, Felix e até Cal, mas é Mark. Sei lá se é uma boa escolha, mas isso só confirmou a minha suspeita, aquele clone que riu para Sarah na casa de Marion, é o mesmo que apareceu no primeiro episódio.

Continua após a publicidade
O MIX DE SÉRIES atingiu 10 milhões de visitas mensais e vamos ensinar tudo que aprendemos nessa caminhada! Aumente o tráfego do seu site com técnicas avançadas de SEO.
Faça seu pré-cadastro aqui!

Cosima não morreu como todos suspeitavam que aconteceria, pelo contrário, ganhou como prêmio o livro de Ethan, e finalmente poderá se salvar ao decodificar todas as sequências genéticas. Helena apareceu novamente (graças a Deus) e já estava toda fofa com saudade de Kira. Alison não fez diferença no episódio, mas ela e Donnie mitaram tanto no episódio passado que até entendemos.

Mas só falamos sobre todas elas para citar o melhor momento do episódio, o encontro das clones (onde Felix está incluído). Foi demais finalmente ver todas juntas após uma temporada toda baseada em conversas pelo skype. E nem me importo se o pessoal dos efeitos especiais e nossa menina Tatiana se entupiram de horas extras, por foi demais ver a dancinha, ver todas unidas, ver Helena feliz, ver Alison dando tapinhas em Felix, ver Cosima sem o tubo de oxigênio… Que cena memorável, obrigada roteiristas.

Tá certo que essa season finale nos deu um milhão de nós na cabeça: Por que pegaram Helena? Por que Shiobhan a entregou? Qual será a verdadeira relevância do Projeto Castor? Quando Art fará algo importante na trama?

Foi uma temporada inconstante? Foi. Mas eu fiquei ansiosa para a terceira, e vocês?