Os bastidores de The Shield: curiosidades por trás das câmeras

Imagem: Screener

Comemorou-se no último dia 12 de março o aniversário de 15 anos da exibição do piloto de The Shield, uma série que mesmo esnobada à época, hoje é vista como um dos primeiros grandes lançamentos da TV a cabo e uma amostra do que seria a segunda “Era de Ouro da Televisão”. O drama também foi pioneiro em testar o gosto do público pelo anti-herói, personagem que apesar de protagonista, não serve para mocinho ou salvador do dia.

The Shield também veio para consolidar as carreiras de Glenn Close, onde ficaria qualificada para estrelar Damages posteriormente, e de Michael Chiklis, uma verdadeira força da natureza como o sensacional Vic Mackey. Escreve-se artigos, como esse no San Francisco Gate, dizendo o quão importante The Shield foi para o desenvolvimento da televisão a cabo e o seu imenso legado para uma geração inteira de roteiristas. Nós concordamos com todos esses autores. 

Continua após a publicidade

Sabendo de todas essas qualidades e buscando uma forma de homenagear uma das melhores séries de uma geração de telespectadores, o Mix de Séries escolheu dissecar, ou pelo menos tentar, os bastidores de The Shield. Vamos lá?

The Barn

O título original do criador da série, Shawn Ryan, era The Barn (algo como O Celeiro ou O Galpão). A cúpula do FX avaliou que os telespectadores não iriam sintonizar em razão da nebulosidade do título e também por pensarem que o título teria alguma similaridade ao tema.

Com essas indefinições, Rampart chegou a ser considerada principalmente depois que um grande esquema de corrupção envolvendo a divisão de Rampart do Departamento de Polícia de Los Angeles estourou [essa história você entende melhor abaixo]. O título foi usado na divulgação de alguns materiais, incluindo introduções na televisão.

O Departamento de Polícia de Los Angeles, entretanto, protestou e o canal novamente reavaliou que muitos telespectadores, principalmente aqueles fora da Califórnia, talvez não conhecessem o escândalo da divisão de Rampart. No último minuto, The Shield foi escolhido.

[youtube] https://www.youtube.com/watch?v=gJYIHFiPmLs [/youtube]

Convencendo o FX

Originalmente, o FX não gostou da ideia de contratar Walton Goggins para o elenco regular da série. Na tentativa de convencer os executivos do canal a mudarem de ideia, os episódios Our Gang The Spread foram escritos especificamente para que Walt pudesse demonstrar suas habilidades como ator, surpreender a todos e, enfim, ser contratado como regular em The Shield.

A ideia funcionou e o canal deu sinal verde para contrata-lo como ator integral no elenco. Todavia, as negociações finais do contrato acabaram atrasando. Shane acabou ficando de fora dos três episódios onde Vic Mackey fazia parceria com Kenny Johnson ou como assistente assisting Detectives Wyms e Wagenbach num caso em particular.

Unidos contra….Kanavaugh?

Imagem: TV Guide

Quando a série começou a ser exibida, o criador Shawn Ryan ficou bastante preocupado ao perceber que os telespectadores ficaram divididos quanto ao fato de que Vic Mackey deveria ou não ser pego. Para diminuir esse crescente sentimento de divisão na audiência, o que poderia prejudicar a potencial longevidade da série, Shawn introduziu na história o Tenente Jon Kavanaugh, o que criou uma real possibilidade de Mackey “se dar mal”.

Ryan ficou surpreso ao saber que conseguiu unificar sua audiência, mas por um motivo completamente adverso daquele planejado – os telespectadores acabaram torcendo para que desse tudo certo para Mackey, enquanto desejavam só o mal para Kanavaugh.

De acordo com CCH Pounder

Imagem: Hair Boutique

Originalmente, Shawn Ryan escreveu Claudette Wyms como um personagem homem. Precisou de uma ligação do agente da atriz CCH Pounder para que Ryan considerasse a ideia de que uma detetive mulher ofereceria um grande número de histórias para a série, além de muitas possibilidades.

Shawn acabou cedendo porque gostou muito da ideia, mas uma coisa em particular ele não mudou – os diálogos. O que basicamente demonstra que Claudette não teria que bater em nenhum dos outros detetives ou de criminosos. Essa “não alteração” foi um pedido da própria CCH Pounder.

Parecidos demais

Imagem: Police Badges

Os policiais uniformizados da série usavam distintivos idênticos àqueles usados pelo Departamento de Polícia de Los Angeles no lado esquerdo do corpo, mais ou menos em cima do coração. Os agentes da vida real, entretanto, não gostaram nada da semelhança pelo fato de retratarem “apenas policiais corruptos”.

Com toda a polêmica criada com o Departamento, os distintivos foram trocados para o lado direito e por modelos “menos verdadeiros”. Tal mudança pôde ser vista na metade da primeira temporada.

Rapidinhas

The Shield foi a primeira série, do pacote básico da TV a Cabo, a vencer na categoria de “Melhor Série de Drama” no Globo de Ouro em 2003.

Imagem: IMDb

O criador da série, Shawn Ryan, não compareceu ao encerramento das gravações do Series Finale para participar de manifestações da greve dos roteiristas em 2007.

*  Todo elenco foi submetido ao mesmo treinamento do Departamento de Polícia de Los Angeles, inclusive como manusear armas e atirar.

Para melhor compor seu personagem, Michael Chiklis teve que ficar em forma e até entrou num treinamento especial. Porém, mesmo que não tenha sido uma exigência dos produtores, o ator acabou aprendendo a falar espanhol.

Eric Stoltz, de Chicago Hope Mad About You, foi a primeira escolha para interpretar Vic Mackey.

Avatar

Bernardo Vieira

Catarinense e estudante de direito. Escrevo sobre entretenimento desde 2010, mas comecei com política internacional depois da campanha americana de 2016. Adoro uma premiação e um debate político, mas sempre estou lendo ou assistindo algo interessante. Quer saber mais? Me pague um café e vamos conversar.

1 comment

Add yours
  1. Avatar
    Heloisa Martins 24 março, 2017 at 12:47 Responder

    Nossa, esta é uma série que está na minha lista de melhores da minha vida! Além de tudo, foi uma série que teve como último episódio um capítulo sensacional!

Post a new comment