Os melhores episódios de séries em 2022

Além das melhores séries de 2022, chegou a hora de decidirmos os melhores episódios do ano. Confira os 10 melhores capítulos da TV.

melhores séries 2022

Poucas coisas são tão satisfatórias no universo televisivo do que um episódio bem enjambrado. Às vezes a temporada nem é tão boa, mas um capítulo se destaca, fazendo com que a série permaneça na memória. Por isso, o cuidado com cada episódio é importante. Afinal, uma série nada mais é do que um conjunto de capítulos, um grupo de histórias aparentemente isoladas que, postas lado a lado, formam um rico mosaico narrativo. E podem gerar algumas das melhores séries de 2022.

Em 2022 tivemos alguns episódios marcantes, tristes, ousados, alegres. São tantos que é quase impossível formar uma lista com apenas 10 títulos. Ainda assim, o Mix de Séries assume o compromisso e elenca os 10 melhores episódios de séries do ano.

Confira abaixo (em ordem alfabética):

PUBLICIDADE

The Bear – Episódio: Review

Review é o ápice do ritmo frenético de The Bear, um das melhores séries de 2022. Para registrar tamanho caos e catarse culinária, só um plano sequência conseguiria fazer jus. E é isso que Review entrega: uma sequência sem cortes impecável em sua execução e acachapante em impacto emocional. Uma aula certeira de como se fazer um episódio bem resolvido.

Leia também: Crítica: The Bear é ousada, original e brilhante

Better Call Saul – Episódio: Point and Shoot

Assim como Breaking Bad, Better Call Saul sabe construir uma narrativa contida com eventuais explosões. A série original, por exemplo, ficou conhecida por seus clímax tensos e inesquecíveis. Saul faz o mesmo, e quanto resolve chocar e nos deixar roendo as unhas, faz isso magistralmente. É o caso de Point and Shoot, uma espécie de finale antecipada da série.

Dahmer – Episódio: Silenced

Caso tivesse feito o episódio inteiro sem som – ou sob o ponto de vista de Tony, a vítima -, Dahmer teria uma obra-prima em mãos. Ainda assim, mesmo que não tenha ido tão longe, Silenced encapsula todo o estilo da minissérie e a psique horrenda de seu protagonista. Com este episódio, Dahmer ressalta a dor e a tragédia dos crimes, mostrando, enfim, quem deve ser realmente lembrado.

House of the Dragon – Episódio: The Lord of the Tides

House of the Dragon fez algo que Game of Thrones fazia muito bem em sua primeira temporada: entregou capítulos que funcionam e marcam isoladamente. The Lord of the Tides aproxima todos os núcleos e personagens para dar início ao que deve ser a espinha dorsal de todo o programa no futuro. No centro de tudo temos um elenco notável, comandado por um irrepreensível Paddy Considine

Leia também: O Senhor dos Anéis Os Anéis de Poder: as maiores perguntas da 1ª temporada

Ruptura – Episódio: Good News About Hell

Embora muitos apontem a season finale como o melhor episódio de Ruptura, é impossível ignorar a força de sua estreia. O primeiro capítulo é hábil ao nos jogar num universo de confusão e, depois, nos guiar por uma intrincada e inventiva narrativa que é uma das melhores séries de 2022. Impecavelmente dirigido por Ben Stiller, Good News Abou Hell faz o que todo piloto deve: conquista e estabelece todas as principais características do programa.

Sandman – Episódio: The Sound of Her Wings

The Sound of Her Wings é um dos pontos altos da história em quadrinhos de Neil Gaiman. Não surpreende, então, que esta seja uma das melhores partes de Sandman, a série da Netflix. O sucesso do capítulo se dá, em grande parte, por aliar a fantasia a temas dramáticos e profundos. Poucas vezes se falou sobre a morte de forma tão bela e articulada.

O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder – Episódio: Alloyed

Alloyed é uma pequena amostra de quão boa Os Anéis de Poder pode ser. Ainda que não tenha atingido os melhores resultados em sua primeira temporada, o último capítulo é um vislumbre do que podemos receber quando os roteiros se alinharem com os visuais exuberantes. Alloyed é uma espiada em tudo aquilo que esperamos enquanto fãs da franquia e da televisão.

Stranger Things – Episódio: The Piggybag

Stranger Things sabe fazer um bom e velho espetáculo, digno de Cinema. Em The Piggybag – um épico com mais de duas horas de duração – vemos o início do fim da série que marcou a história da Netflix. O episódio entrega todos os elementos que já consagraram o programa: dos efeitos à trilha sonora, tudo se encaixa em uma poderosa mistura pop.

Leia também: Stranger Things: 5ª temporada será totalmente diferente de tudo

Vikings: Valhalla – Episódio: The Bridge

The Bridge é um episódio quase que inteiramente focado na invasão de uma cidade – e na ponte que separa dois lugares. Não há grandes diálogos, atuações marcantes ou reviravoltas. O que temos aqui é um capítulo recheado de ação e sequências muito bem realizadas. The Bridge, então, embala uma série que executa perfeitamente bem o seu papel que é entreter.

Wandinha – Episódio: Woe What a Night

Wandinha tem vários episódios que funcionam muito bem isoladamente, mas Woe What a Night representa o clímax do conjunto dirigido por Tim Burton. Além disso, a já antológica dança de Jenna Ortega coroa a pura diversão que é acompanhar a nova releitura da Família Addams.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.