Oscar, filmes e fugas

editorialoscar

É dia de Oscar. Na noite deste domingo, 28, a maior festa do cinema acontece. Mas por que estamos falando sobre Oscar e cinema neste site voltado às séries de TV? Porque é importante sair deste mundo de vez em quando. Muita gente comenta que às vezes a vontade de assistir séries se perde. É perfeitamente normal. Depois de um longo período assistindo episódios ou maratonando algum programa específico, a graça de seguir acompanhando séries cai.

Diversos são os motivos: geralmente a vontade de assistir séries cai quando um ou mais programas que você acompanha desaponta. Uma sucessão de capítulos fracos faz com que o brilho acabe. Outro motivo são as seasons. Todos devem saber que, nos EUA, a programação televisiva é divida em períodos – fall season, mid season, summer season, etc. É sabido que a fall, por exemplo, conta com diversas estreias na TV aberta, enchendo a grade dos seriadores de novidades. Na mid, por outro lado, os canais fechados tendem a lançar seus projetos. É uma época com menos séries, mais tranquila, e onde, geralmente, perde-se a vontade de assistir tantas séries.

Vale apontar, também, que é no período da mid season que os “filmes do Oscar” são lançados. É um tempo para se dedicar ao cinema, portanto, deixando a TV um pouco de lado. Particularmente, sempre há um período do ano em que me canso das séries e dedico mais tempo ao cinema e vice versa. É um debate recorrente entre os seriadores, e chega a ser engraçado, pois alguns sentem que estão traindo a sua paixão às séries. Mas não se preocupe: dar uma escapada da TV é normal e, principalmente, faz bem.

E o Oscar vai para…

the-revenant-battle-horse

O mês de fevereiro é perfeito para se tirar umas férias da TV. Aqui no Brasil, vários dos favoritos ao Oscar são lançados entre o primeiro e segundo mês do ano. Além disso, é ótimo tirar um tempo para fazer uma maratona dos diversos filmes indicados ao prêmio de Academia. Sem falar que o Oscar vira o assunto do momento, o que por si só já tiram os holofotes das séries.

Por isso, vamos reservar um tempinho para falar sobre os principais filmes desta edição do Oscar. Aproveite para deixar alguns episódios para depois e dedique um tempo para O Regresso, por exemplo. Além de garantir o Oscar de Melhor Ator para Leonardo DiCaprio, O Regresso é o melhor filme dentre os concorrentes, seguido de perto por Mad Max: Estrada da Fúria e Spotlight. Depois de uma temporada de prêmios acirrada, o longa de Alejandro G. Iñárritu chega como favorito aos prêmios principais, incluindo Melhor Filme. O que pode prejudicar The Revenant é o fato de que o diretor venceu o Oscar ano passado por Birdman. Os votantes podem considerar que Iñárritu já tem Oscar suficientes e é hora de premiar outros filmes e artistas.

Neste caso, A Grande Aposta pode levar a melhor. Spotlight também tem grandes chances, mas a comédia que aborda a crise econômica de 2008 está um pouco a frente por ser favorita em outras categorias importantes, como Roteiro Adaptado e Edição. É impossível afirmar, mas o prêmio principal está dividido entre três filmes: O Regresso, A Grande Aposta e Spotlight. Mad Max tem chances reais em Melhor Direção, com George Miller, e mesmo assim a corrida também é apertada.

mad-max-fury-road-554fcc7bd075eEm outras categorias, espere Brie Larson vencer como Melhor Atriz por seu excepcional trabalho em O Quarto de Jack, Alicia Vikander ser escolhida a Melhor Atriz Coadjuvante por A Garota Dinamarquesa (o filme é fraco, mas sua atuação é monstruosa) e Sylvester Stallone, claro, vencer como Melhor Ator Coadjuvante por Creed. Stallone, aliás, deve render um dos momentos mais emocionantes da noite. Lenda viva, o ator emocionou em Creed e deve gravar o nome de Rocky Balboa mais uma vez na história. Merecidamente, diga-se de passagem.

Nas categorias técnicas, espere O Regresso e Mad Max: Estrada da Fúria dividirem tudo. De surpresas, o que pode ocorrer é o Oscar de Melhor Filme ir para algum azarão (como Estrada da Fúria), algum dos atores favoritos perder a estatueta (Kate Winslet pode levar como Coadjuvante e Stallone pode perder em sua categoria) e algum filme levar mais prêmios do que o esperado (O Regresso deve levar 4 ou 5 e Mad Max deve levar 6 estatuetas). Até lá, tudo está incerto. O que você pode fazer? Esperar, deixar as séries de lado e curtir outra coisa. A TV vai estar te esperando quando você voltar.

Abaixo, um guia com os principais filmes do Oscar e cotações para você ter uma ideia do que ver – ou não.

O Regresso ★★★★★

Mad Max: Estrada da Fúria ★★★★★

Spotlight ★★★★★

Sicario ★★★★★

Ponte dos Espiões ★★★★★

Os Oito Odiados ★★★★★

Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força ★★★★★

Creed – Nascido Para Lutar ★★★★★

Carol ★★★★★

A Grande Aposta ★★★★★

Divertida Mente ★★★★★

O Menino e o Mundo ★★★★★

Anomalisa ★★★★★

O Quarto de Jack ★★★★☆

Ex Machina ★★★★☆

Perdido em Marte ★★★★☆

Straight Outta Compton ★★★★☆

O Peso do Silêncio ★★★★☆

Brooklyn ★★★☆☆

Steve Jobs ★★★☆☆

Amy ★★★☆☆

A Garota Dinamarquesa ★★☆☆☆

Trumbo ★★☆☆☆

Matheus Pereira

Matheus Pereira

Gaúcho, estudante de jornalismo e viciado em séries. Tem séries pra assistir de mais e tempo de menos. Séries favoritas? Six Feet Under e Breaking Bad.

3 comments

Add yours
  1. Caroline Marques
    Caroline Marques 28 fevereiro, 2016 at 00:55 Responder

    Só Deus sabe o quanto esperamos desde dezembro pelo dia 28/2, veremos Leo ganhar, vamos gritar, veremos coisas boas e também injustiças. Mas sempre teremos a grade atrasada devido esse amor tão grande ao cinema e tudo o que ele representa. Lindo texto Matheus 😉

  2. Avatar
    Amanda Leandro 28 fevereiro, 2016 at 04:07 Responder

    Essa edição do Oscar não favoreceu no quesito bolões. Muitas surpresas no caminho, muito diversificado, tá difícil pra caramba. Mas ainda é um dos melhores dias do cinema, o coração ainda vai a mil e ainda vai ter muito “EU SABIA QUE *tal* IA GANHAR”. Fora que dá um sentimento de que o hobby de ver filmes valeu a pena pra pelo menos comentar as coisas. Adorei o texto Teteus, tudo em excesso pode fazer mal e férias, até de séries, cai bem quando necessário.

  3. Anderson Narciso
    Anderson Narciso 28 fevereiro, 2016 at 09:44 Responder

    Excelente texto Teteus. Hoje minha torcida é declarada pro DiCaprio e pra Mad Max: Estrada da Furia. Assisti aos principais filmes e temos fortes concorrentes na disputa.

    Sobre o lance de largar um pouco as series pra ver filmes, concordo. Sempre rola esse período, e vale muito a pena!

Post a new comment