Outlander: segredo oculto revela muito sobre a série

A abertura de Outlander nos conta muito mais do que pensamos. Música revela segredos dos personagens e seus dramas.

Outlander

Outlander é um drama de época que segue a enfermeira Claire Randall (Catriona Balfe). Ela viaja no tempo e se torna cirurgiã, através de meados do século 20 até a Escócia do século 18 e além. As únicas constantes no show são o amor e o casamento entre Claire e seu marido do século 18. Ele é Jamie Fraser (Sam Heughan), um guerreiro que está na vanguarda da Rebelião Jacobita.

O show acerta muito no caminho da história e dos personagens sendo dilacerados por ela. O tempo precisa ser manipulado e, por isso, os personagens tentam preservar suas histórias da melhor maneira possível. Esses elementos da família, do lar e da história são utilizados de maneira pungente por meio da icônica música tema do show, composta por Bear McCreary. Mas o que a música-tema de Outlander realmente significa e a que evento histórico ela faz referência?

A música de abertura

As origens da música-tema de Outlander, “The Skye Boat Song”, remontam a uma música escocesa intitulada “Cuachag nan Craobh” (“Cuco da Árvore”). Ela foi composta pela primeira vez pelo escritor William Ross por volta do ano 1782.

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No entanto, a versão que aparece na série é baseada em edições líricas feitas na música original por Sir Harold Boulton no século 19. Ela ilustra como Bonnie Prince Charlie foi levado ao abrigo da noite para a Ilha de Skye após a rebelião jacobita para sua própria segurança. Letras alternativas também foram escritas mais tarde, provavelmente em 1885, pelo autor Robert Louis Stevenson:

Cante-me uma canção de um rapaz que se foi,

Diga, esse rapaz poderia ser eu?

Alegre de alma ele navegou em um dia

Sobre o mar para Skye.

Ondas e brisas, ilhas e mares,

Montanhas de chuva e sol,

Tudo o que era bom, tudo o que era justo,

Tudo o que era eu se foi.

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As letras são muito adequadas à história de Claire. E, depois que alteramos algumas consoantes para mudar o gênero do falante, elas se conectaram ainda mais diretamente”, diz McCreary, onde detalha a composição da música para o primeiro episódio da série. Certamente, as letras imitam como a protagonista do show foi levada através de pedras para a Escócia do século 18 – e, mais tarde, como ela também foi mandada embora antes da Batalha de Culloden.

Nos anos 1700, a maioria dos escoceses era católica e queria ver um rei católico no trono da Escócia. O príncipe Charles Stuart se encaixa nessa conta. Conhecido pelo apelido de “Bonnie Prince Charlie”, ele era o filho de quem mais acreditava ser o verdadeiro rei, James. Mas os governantes da maioria, de origem protestante e inglesa, temiam que permitir James ou Charles no trono os tornasse uma nação católica mais uma vez, então eles exilaram os Stuarts.

No entanto, muitos escoceses étnicos lutaram para restaurar o rei James ou seu filho ao trono, no que ficaria conhecido como a Rebelião Jacobita. Vivendo principalmente na Itália e na França, o príncipe Charles fez uma breve passagem pela Escócia para verificar a causa jacobita. Vendo que provavelmente não teria sucesso depois que a Batalha de Culloden resultou em perdas significativas, ele foi levado para a Ilha de Skye.

Como Outlander apresenta Bonnie Prince Charlie

Claire é transportada de 1945 para 1743, quando a Rebelião Jacobita ainda está no início. Ela se casa com um jovem soldado, Jamie, por conveniência, mas eles acabam se apaixonando. A segunda temporada gira em torno da jornada do casal para a França, onde conhecem Bonnie Prince Charlie (Andrew Gower). Ele desenvolve uma amizade com Jamie e é considerado não excessivamente inteligente, mas definitivamente charmoso e persuasivo. Quando Jamie descobre que Claire está grávida de seu segundo filho, ele toma a decisão de levá-la de volta às pedras para que ela possa viajar de volta para seu próprio tempo e seu futuro marido – pois ambos temem que Jamie encontre seu fim no Batalha de Culloden.

Os Frasers não são o único clã que perde seu modo de vida após a batalha – os escoceses como povo também. Culloden foi uma vitória arrebatadora para os ingleses e, como resultado, os escoceses nativos que não foram erradicados não podiam mais praticar os costumes escoceses, como usar tartans ou tocar gaita de foles. É por isso que a música tema de Outlander se torna tão importante. Simboliza a sobrevivência desses modos de vida em tempos de provação e triunfo, o espírito perseverante dos escoceses e como eles tiveram que se adaptar às mudanças de destino.

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Música tema muda a cada temporada

A música dos créditos de abertura de Outlander é tão dinâmica quanto o resto da série. Isso porque a música serve como uma epígrafe para a série e um capítulo introdutório para temporadas ou grupos de episódios. Essas mudanças indicam não apenas uma mudança no tempo e no lugar, mas também se relacionam com as histórias dos Frasers e suas origens. Quando a localização dos Frasers muda, a abertura usada também muda.

Na primeira temporada, a música tema de abertura é cantada por Yarbrough, junto com suas introduções, encerramentos e temas e sequências de personagens associados, são tocadas em instrumentos decididamente escoceses: gaitas de fole, um tambor chamado bodrán, violino e um apito. Quando os Frasers estão se escondendo na França na primeira metade da 2ª temporada, parte da letra de “The Skye Boat Song” é cantada em francês. O acompanhamento é tocado com violinos e acordeão para adicionar à mudança de configuração da série. Na 3ª temporada, os Frasers naufragam brevemente na Jamaica, e a versão correspondente dessa música tema é pesada em percussão e vocais.

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Na quarta temporada, os Frasers chegam em sua nova casa na Carolina do Norte, e a música é tocada no banjo e na bateria e tem backing vocals que lembram a música folk americana. A abertura da 5ª temporada é cantada por um coro a cappella coordenado por Jasper Randall. A 6ª temporada é a primeira vez que a música tema apresenta uma versão em dueto, onde o cantor escocês Griogair Labhruidh se apresenta ao lado de Yarbrough com acompanhamento mínimo de cordas e percussão.

Tudo isso dá uma sensação de precisão histórica e homenagem aos lugares que os personagens chamam de lar. A versão mais recente da música-tema de Outlander, no entanto, está sendo interpretada por Sinéad O’Connor com acompanhamento de cordas.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.