Ozark: a verdade obscura da série sobre o nome Byrde

Ozark acabou na Netflix, mas muitos fãs podem não saber que a série tem uma verdade obscura por trás do sobrenome dos protagonistas.

Ozark Byrde

De modo superficial, o sobrenome Byrde, compartilhado pela família central da série Ozark, parece comum – no entanto, há muito mais do que ele realmente aparenta.

A série Ozark, que terminou sua última temporada na Netflix, se concentra na jornada da família Byrde pelos altos e baixos do obscuro ventre dos lagos Ozarks. Através de desenvolvimentos de personagens que envolvem, Ozark não apenas destaca os perigos da família Byrde, mas também retrata como suas ações catárticas afetam aqueles ao seu redor.

Apesar de ter uma enorme lista de personagens secundários, Ozark raramente deixa pedras sobre pedra e mantém os espectadores perplexos com sua ação de choque e pavor.

Ozark Byrde
Imagem: Divulgação.

Os detalhes que chamam atenção em Ozark

Uma das razões pelas quais Ozark conseguiu manter os espectadores fisgados durante suas quatro temporadas é a atenção aos detalhes. Por exemplo, o episódio 9 da 3ª temporada, “Fire Pink”, sugere o destino de Ben posicionando a palavra “END” em sua camiseta por alguns quadros.

Leia também: Como Ozark acabou? Quem morre no final da 4ª temporada

De maneira semelhante, Ozark provoca a curiosidade de um espectador configurando várias pequenas metáforas visuais ao longo de seu tempo de execução. E, em seguida, distribuindo respostas implacavelmente até que os créditos comecem a rolar.

Entre todos os pequenos detalhes enterrados no coquetel anti-herói de Ozark, um está no sobrenome de sua família principal – os Byrdes.

Explicando o nome dos Byrde em Ozark

Conforme o showrunner Chris Mundy explicou, a analogia Byrde/Pássaro alude a como a família “literalmente voou de onde estava“.

Ele acrescentou ainda que os Byrdes são espécies invasoras no Ozarks porque se não fosse por eles, muitas pessoas ainda estariam bem e vivas. Olhando para trás, para a violenta cadeia de eventos que os Byrdes desencadearam ao se mudar para o Ozarks, a analogia de Mundy faz muito sentido.

Leia também: Top 10 melhores séries pra ver na Netflix em 2022

Assim como as aves invasoras não nativas ameaçam todo o ecossistema ao seu redor, os Byrdes afetaram gravemente a vida daqueles que cruzaram seu caminho.

Ozark Byrde
Imagem: Divulgação.

Antes dos Byrde chegarem na cidade, os Langmores eram ladrões que não tinham problemas em aceitar sua má reputação e baixo status social. No entanto, assim que entraram em contato com os Byrdes, suas vidas entraram em uma espiral descendente em buscas irreais de poder.

À medida que a série prossegue, os Byrdes continuam causando estragos enquanto esperam que eles corrijam todos os seus erros algum dia. Mal eles percebem que, semelhante aos pássaros invasores que competem incansavelmente por locais de nidificação e fontes de alimento, eles estão apenas destruindo vidas. E ainda, administrando famílias lutando pelo poder contra forças locais como o império de heroína de Darlene em Ozark, a aplicação da lei do xerife Nix, a fé do pastor Mason, etc.

Enquanto Ozark extrai quase todas as emoções de um espectador e aumenta ainda mais sua ansiedade dramática, é difícil não se perguntar a todo momento o que o futuro reservaria para os Byrdes.

Independentemente de como a série acabou, Ozark, como sempre, nunca deixou um momento de tédio e manteve os espectadores adivinhando com suas pistas e presságios sutis, ao longo de todas as temporadas. Dessa forma, é uma série que fará falta!

Sobre o autor
Avatar

Anderson Narciso

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014.Autor na internet desde 2011, passou pelos portais TeleSéries e Box de Séries.Fã de carteirinha de Friends, ER e One Tree Hill, é aficionado pelo mundo dos seriados. Também é fã de procedurais, sabendo tudo sobre o universo das séries Chicago, Grey's Anatomy, entre outras.

Baixe nosso App Oficial

Logo Mix de Séries

Aproveite todo conteúdo do Mix diretamente celular. Baixe já, é de graça!