Pacto Brutal e mais: os melhores documentários de 2022
O ano está acabando, mas sempre há tempo para conferir os melhores documentários de 2022. Entre eles, Pacto Brutal e o Ensaio se destacam.
Documentários talvez sejam as produções mais difíceis de fazer e prazerosas de assistir. Próximos da verdade – ou de versões da verdade – os documentários exploram elementos históricos, sociais, culturais e entregam narrativas que só a vida real poderia conceber. Em 2022 tivemos uma porção elogiável de excelentes docuséries, por isso, listamos os 10 melhores documentários em série que passaram pela TV e streamings.
Bem-vindos ao Wrexham
Tanto doido que parece ficção, Bem-vindos ao Wrexham traz Ryan Reynolds e um amigo comprando um time de futebol falido. O plano é que reerguer o clube e tentar vencer alguns jogos. É como um Ted Lasso da vida real. Garantia de bons risos e histórias realmente emocionantes.
Leia também: House of the Dragon, Ruptura e mais: as melhores séries de drama em 2022
Queda Livre: A Tragédia do Caso Boeing
Um dos documentários mais corajosos do ano, Queda Livre coloca o dedo na feria de uma das maiores empresas do mundo. Ao investigar dois acidentes aéreos, o programa vasculha o passado – e o presente – sombrio da Boeing. Dá medo de sequer pensar em viajar de avião novamente.
Esquemas da FIFA
Em ano de Copa, um documentário como Esquemas da FIFA vem para incendiar o debate. Em um torneio polêmico organizado pelo Catar, a Copa ficou ainda mais em evidência negativa. Na minissérie, acompanhamos subornos, tráficos de influência, desrespeito e muita vergonha aliada à corrupção.
O Golpista do Tinder
Trama típica dos livros de suspense e mistério, O Golpista do Tinder, da Netflix, foi um dos maiores sucessos do gênero. Na história, vemos várias mulheres contarem seus relatos de quando foram enganadas por um vigarista. O método do sujeito: conquistar em um aplicativo de relacionamento, enganar por alguns dias e, enfim, tirar todo o dinheiro da vítima.
Grandes Fracassos: Woodstock 99
Woodstock 99 se sai incrivelmente bem porque além de contar a história que se propõe ainda tece um retrato da sociedade da época. Em seus excelentes episódios, damos uma espiada em uma geração perdida, em uma cultura em constante ebulição e uma sociedade à beira de um ataque de nervos. Tudo antes de 2001 e o mundo mudar totalmente mais uma vez.
Pacto Brutal
Arrebatador e dilacerante, Pacto Brutal é um dos melhores documentários sobre crimes dos últimos anos. Produção brasileira, a série acerta ao focar na história da vítima e seus familiares e amigos. Como todo bom documentário, faz uma análise da época e seu espaço. Desolador, traz alguns dos depoimentos mais profundos, tristes e sinceros que o gênero entregou recentemente.
Leia também: Wandinha, The Bear e mais: as melhores séries de comédia de 2022
Pepsi, Cadê meu Avião?
Este é um daqueles casos mais estranhos que a ficção. Aliás, se fosse uma comédia e trouxesse um aviso de ser “baseada em fatos”, duvidaríamos da maioria das informações. Inventiva na direção e edição, Pepsi, Cadê meu Avião? traz a história de dois sujeitos que processaram a Pepsi depois que a empresa “prometeu” um jato em um comercial e não cumpriu com a promessa. Enfim, é uma análise imperdível de como o marketing funciona e evolui.
Planeta Pré-histórico
Uma lista de documentários não estaria completa sem um bom e velho programa sobre dinossauros. Em Planeta Pré-histórico, então, temos algumas das melhores imagens já criadas para relatar processos em um período tão distante e inóspito. Assim, com CGI de ponta, a série une visual, tecnologia e emoção para investigar o passo – e entender o presente.
O Ensaio
A premissa é deliciosa: pessoas passando por difíceis dilemas aceitam ensaiar os momentos em que falarão a verdade ou abrirão os corações. É um experimento social único onde os envolvidos ensaiam situações em ambientes calculadamente semelhantes aos verdadeiros, em situações o mais próximas da realidade.
We Need to Talk About Cosby
Poucos casos da era Me Too são tão impactantes como as acusações envolvendo Bill Cosby. Mais do que casos graves e comprovados de abusos, o documentário traz a queda de um ícone, a destruição de uma identidade e a dura tarefa de enxergar e aceitar heróis como vilões. Assim, é um retrato poderoso de um dos trechos mais obscuros da indústria.