Para se fazer um revival é necessário ouvir os fãs…

Revivais

 

2016 será o ano dos Revivais e todos nós já sabemos. Só o Netflix será responsável por dois grandes retornos: Gilmore Girls e Fuller House (continuação de Full House/Três é Demais). Além disso, temos a FOX investindo na onda com a recente volta de Arquivo X e a produção de novos episódios de Prison Break.

A internet explodiu com algumas destas voltas e o sucesso se confirmou na premiere de Arquivo X, o qual marcou mais de 13 milhões de espectadores. Porém, para que projetos como estes deem certo é necessário uma, e apenas uma coisa: ouvir os fãs.

Alguns projetos provavelmente serão ainda ressuscitados puramente na onda destes revivais, afim de lucrarem em cima de uma imagem que deu certo por muitos anos há algum tempo. Seria a falta de criatividade na TV? Ou a falta de liberdade que estes show enfrentaram em algum ponto? Cheguei a tratar deste assunto em outro editorial (confira aqui) e a questão é pertinente.

Sei que muitos projetos necessitam de um “revival”, muitas vezes por um final não satisfatório para seus fãs – como foi o caso de Veronica Mars, e provavelmente será o de Gilmore Girls. Mas outros realmente não são tão necessários assim. O próprio revival de Prison Break coloca em dúvida se este tipo de projeto é valido. Esta série precisa mesmo de um revival?

Talvez as emissoras na hora de escolherem que série ressuscitar ou o que do passado poderia fazer sucesso em 2016, deveria ouvir apenas uma voz neste momento: a dos fãs.

Há anos que muitos, por exemplo, são contra um revival de Friends. Todos vibraram ao ver que eles iriam se encontrar em um programa de TV, mas seria tão esquisito vê-los em ação mais de 10 anos depois de um fim satisfatório não acham? Mas a ambição da TV aberta, talvez por falta de audiência, passaria tranquilamente por cima de opiniões como esta caso fossem realizar um revival de Friends. Mas por enquanto, até agora, a NBC tem atentado a tais comentários e não ousou trazer os seis amigos de volta.

Claro que estamos todos felizes com o retorno de Gilmore Girls (torcendo para que pelo menos sejam bom) e estamos amando cada minutinho de Arquivo X. Mas o apelo que deixo aqui hoje é: por favor emissoras e plataformas, ao pensarem em fazer um revival, ouçam os fãs! Afinal, são eles o alvo de seus produtos. Caso decidam fazer à todo custo, que por favor, não sujem o nome de uma série que possa ser “a série” de alguém. Não vamos estragar as memórias do que parece ser hoje uma outra vida.

Tags Editorial
Anderson Narciso

Anderson Narciso

Mestre em História, apaixonado por mídias, é o editor responsável e idealizador do Mix de Séries. Eterno órfão de Friends, One Tree Hill e ER, acompanha séries desde que se entende por gente. No Mix é editor de colunas e de notícias, escreve a coluna 5 Razões e resenha a série Gotham.

No comments

Add yours