Peaky Blinders: o real motivo porque Grace morre

A morte sempre esteve presente em Peaky Blinders. Mas algumas partidas foram mais dolorosas do que outras. Por que Grace teve que ir?

Peaky Blinders

Embora os fãs de Peaky Blinders tenham enfrentado inúmeras mortes devastadoras ao longo da série, nenhuma foi tão devastadora quanto a de Grace Shelby. Então, Grace morre em Peaky Blinders? Interpretada por Annabelle Wallis, Grace foi introduzida no primeiro episódio da série, trabalhando em um pub chamado The Garrison. Ao longo de sua permanência no programa, Grace se tornou uma favorita dos fãs. Tornando, então, a decisão dos produtores de fazer Grace morrer ainda mais chocante.

Grace era secretamente uma espiã disfarçada da polícia de Birmingham encarregada de se aproximar do líder dos Peaky Blinders, Tommy Shelby (Cillian Murphy). Eles eventualmente se apaixonaram, mas quando Tommy descobriu suas verdadeiras intenções, eles se separaram por dois anos. Na segunda temporada, Grace é reintroduzida na vida de Tommy como casada com outro homem. Mas seus sentimentos permanecem os mesmos, levando-os a ter um filho juntos e se casar. A felicidade de Grace e Tommy não dura muito. Na terceira temporada, episódio 2, ela é baleada por um assassino contratado por Vicente Changretta, e Grace morre.

Por que Grace Shelby morre?

Embora a morte de Grace em Peaky Blinders tenha sido chocante, foi a única maneira de a série continuar. Falando com os fãs, o criador Steven Knight afirmou que o motivo criativo por trás da morte de Grace foi simplesmente que Tommy não deveria ser feliz (via Reddit). Se Grace permanecesse viva, Tommy teria se sentido satisfeito com sua vida e provavelmente se afastaria dos Peaky Blinders. Mas sua morte lhe deu um motivo para ficar com raiva e buscar vingança.

PUBLICIDADE

Leia também: Peaky Blinders: bizarro detalhe de Tommy Shelby é finalmente explicado

Além disso, havia uma desculpa narrativa para a morte de Grace. A morte de Grace deu mais profundidade emocional ao personagem de Tommy, permitindo que os espectadores simpatizassem com seu óbvio pesar e culpa. Grace frequentemente se manifestava como uma alucinação fantasmagórica à medida que a série avançava, até aparecendo diante de Tommy quando ele tentava tirar a própria vida no final da quinta temporada. No entanto, ela estava notavelmente ausente na última temporada de Peaky Blinders.

Por que o Fantasma de Grace não retornou em Peaky Blinders?

O fantasma de Grace não retornou na última temporada de Peaky Blinders porque Tommy Shelby finalmente alcançou o início de sua redenção depois de ser levado ao seu ponto mais baixo. Após anos lutando contra o vício em ópio que contribuiu para sua culpa e alucinações de Grace, ele finalmente não sente mais a necessidade de se juntar a ela na morte. Isso, por sua vez, se encaixa com o resto da trajetória de Tommy ao longo da sexta temporada, com o programa terminando com ele aparentemente se afastando de sua vida de crime e deixando o império dos Peaky Blinders nas mãos de seu filho, Charles, e de Arthur.

Embora a história de Grace pareça ter chegado ao fim quando Grace morre, Tommy ainda tem um longo caminho a percorrer se seu personagem quiser ter uma redenção adequada. Com muitas perguntas não respondidas no final da sexta temporada, especialmente sobre a sanidade de Tommy, muito mais precisa ser feito para completar sua história. No entanto, com um filme derivado atualmente em desenvolvimento, os fãs não terão que esperar muito tempo por mais de Tommy Shelby.

Grace poderia voltar?

A morte de Grace em Peaky Blinders pode ter sido um ponto de virada para Thomas Shelby, mas isso não significa que não poderia haver uma maneira para ele voltar atrás. Desde que perdeu Grace, Tommy teve alucinações dela, sugerindo que é a única coisa que o assombra mais do que qualquer outra coisa que ele tenha feito. Isso levou alguns fãs a acreditar que o caminho de redenção de Tommy está na revelação de que Grace não está realmente morta. O cliffhanger da primeira temporada também sugeriu a morte de Grace, apenas para revelar que era uma farsa. Antes de se envolver com Tommy, Grace era uma agente secreta de sucesso que poderia concebivelmente encenar sua própria morte se necessário.

Leia também: Peaky Blinders: filme acaba de ganhar a pior notícia

Algumas teorias sugerem que Grace forjou sua própria morte porque ainda está trabalhando disfarçada. Outros teorizam que ela fez isso para proteger sua família de forças externas que os ameaçavam. Essas ideias podem parecer extravagantes, mas até mesmo a atriz Annabelle Wallis elogiou os fãs imaginativos (via Digital Spy). Ela admitiu “é empolgante ver as pessoas se inspirarem dessa forma e ansiarem pelos personagens dessa maneira” e também insistiu “estou aberta a elas”. Wallis não retornou na última temporada da série. Mas o filme de Peaky Blinders pode mostrar que essas teorias tinham validade e que Tommy finalmente poderá encontrar paz após a morte de Grace.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.