Pedaço de Mim é baseada em história real na Netflix? Eis a verdade

A verdade por trás da história de Pedaço de Mim na Netflix: série tem base em uma história real? Eis os detalhes.

Pedaço de Mim baseada em história real
Imagem: Divulgação.

A nova série brasileira da Netflix, “Pedaço de Mim“, rapidamente se tornou uma das mais assistidas na plataforma apenas dois dias após seu lançamento.

Descrita como uma mini-telenovela, a trama acompanha uma mulher que engravida de gêmeos com pais diferentes, um fenômeno raro conhecido como superfecundação heteropaternal. Mas será que essa história é baseada em eventos reais?

A Inspiração por Trás de “Pedaço de Mim”

De acordo com a Netflix Tudum, “Pedaço de Mim” não tem base em nenhum livro ou caso real específico, mas sim uma história original de Angela Chaves, conhecida como a rainha das telenovelas no Brasil. No entanto, conforme reportado pelo outlet brasileiro Veja Rio City, a escritora se inspirou em um caso real para criar a série.

PUBLICIDADE

O Caso Real que Inspirou Angela Chaves

Pedaço de Mim série Netflix
Imagem: Divulgação.

A inspiração para “Pedaço de Mim” veio de um caso que ocorreu nos Estados Unidos há 15 anos. O caso em questão é o de Mia Washington, que deu à luz gêmeos de pais diferentes em 2008, após ter encontros íntimos com dois homens em um intervalo de cinco dias.

Quando os gêmeos nasceram, o pai notou diferenças físicas entre eles e solicitou um teste de paternidade. O teste revelou que os gêmeos tinham pais biológicos diferentes, uma ocorrência extremamente rara.

O Fenômeno da Superfecundação Heteropaternal

A superfecundação heteropaternal ocorre quando uma mulher libera dois óvulos durante o ciclo ovulatório, e esses óvulos são fertilizados por espermatozoides de dois homens diferentes em um curto espaço de tempo. O esperma pode sobreviver no trato reprodutivo feminino por até cinco dias, o que torna possível que dois óvulos sejam fertilizados por espermatozoides de parceiros diferentes se a mulher tiver relações sexuais com ambos nesse período.

Esse fenômeno é raro. De acordo com um artigo da McGill University de 2020, apenas 19 casos de superfecundação heteropaternal tiveram registro no mundo todo. Estudos indicam que 1 a 2 por cento de todos os gêmeos fraternos podem ter pais diferentes.

A História de “Pedaço de Mim”

Na série, Liana, interpretada por Juliana Paes, engravida de seu marido Tomás (Vladimir Brichta) e de Oscar (Felipe Abib), um homem que a estupra. A série aborda não apenas a complexidade biológica do fenômeno, mas também as intensas emoções e dificuldades que surgem dessa situação. Liana enfrenta o desafio de criar gêmeos com pais diferentes enquanto lida com as consequências do abuso que sofreu.

Pedaço de Mim” pode não ser uma história real, mas se baseia em um fenômeno biológico raro e em um caso real para construir sua narrativa.

A série de Angela Chaves, portanto, oferece uma visão profunda e emocional sobre temas complexos como abuso, maternidade e a imprevisibilidade da vida. Dessa forma, para aqueles interessados em dramas intensos e realistas, “Pedaço de Mim” é uma adição valiosa ao catálogo da Netflix, explorando histórias que são tão raras quanto tocantes.

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.