Pedaço de Mim | História Real da Superfecudanção heteropaternal
Melodrama da Netflix, Pedaço de Mim traz uma história intrigante, mas ela pode acontecer na vida real? A verdade por trás.
A nova novela da Netflix, Pedaço de Mim, apresenta uma trama que pode parecer ficção exagerada, mas é baseada em um fenômeno raro, mas real: a superfecundação heteroparental. Estreando nesta sexta-feira, a série acompanha a personagem Liana, interpretada por Juliana Paes, que descobre estar grávida de gêmeos de pais diferentes após uma série de eventos dramáticos e emocionais.
O Que é Superfecundação Heteroparental que aparece na série Pedaço de Mim?
A superfecundação heteroparental ocorre quando uma mulher libera dois óvulos no mesmo ciclo menstrual e cada um é fecundado por espermatozoides de parceiros diferentes. A obstetra Daniela Maeyama, da Maternidade São Luiz Star, da Rede D’Or, explica que embora rara, essa situação é cientificamente possível. (via O Globo)
“Acontece quando uma mulher, ao invés de ovular um óvulo só, que é o que normalmente ocorre no nosso ciclo menstrual, ovula dois ou mais óvulos,” diz Maeyama. “Se essa mulher tiver relação com parceiros diferentes no período da janela de fertilização, pode acontecer a superfecundação heteroparental.”
Como Isso Acontece?
Para que a superfecundação heteroparental ocorra, algumas condições específicas precisam ser atendidas:
- Ovulação de Múltiplos Óvulos: A mulher deve ovular mais de um óvulo em um ciclo menstrual.
- Relações com Parceiros Diferentes: Ela deve ter relações sexuais com diferentes parceiros durante o período de ovulação.
A vida média de um óvulo é de 12 a 48 horas, enquanto os espermatozoides podem sobreviver no trato reprodutivo feminino por aproximadamente 72 horas. Isso cria uma janela em que múltiplos espermatozoides de diferentes parceiros podem fertilizar os óvulos.
Frequência do Fenômeno
De acordo com Maeyama, a frequência estimada da superfecundação heteroparental é de aproximadamente um caso para cada 13 mil nascimentos. Embora rara, a incidência pode estar aumentando devido ao uso crescente de drogas estimuladoras da ovulação em tratamentos de infertilidade e mudanças no comportamento sexual.
“Não é uma alteração comum, porém, a gente acha que isso vem aumentando nesses últimos anos por causa do crescente uso de drogas estimuladoras da ovulação, principalmente nos casos de infertilidade,” afirma Maeyama. “Também pelo comportamento sexual, ou seja, pacientes tendo relação com mais de um parceiro durante o período da janela de fecundação de fertilidade maior.”
A Trama de Pedaço de Mim
Na trama de Pedaço de Mim, Liana enfrenta o desafio de lidar com uma gravidez de gêmeos de pais diferentes após descobrir a infidelidade de seu marido, Tomás. A história se desenrola com Liana tentando manter esse segredo e navegando por uma complexa teia de emoções, inseguranças e relações familiares.