Por onde anda? O que aconteceu com ator de Breaking Bad
Bryan Cranston tomou o mundo de assalto ao protagonizar Breaking Bad. Por onde anda o ator que tem uma das melhores atuações do século?
Uma década após o término de Breaking Bad, os fãs ainda pensam em Walter White, e temos que agradecer a Bryan Cranston por isso. Sua representação de um químico moribundo de meia-idade que se tornou professor do ensino médio e chefão da metanfetamina é indiscutivelmente seu papel mais icônico e inovador. Mas há muito mais no ator-diretor-produtor. Mesmo após o término da série 16 vezes vencedora do Emmy, a vida nunca parou para Cranston. E o talentoso ator se viu expandindo seus horizontes e explorando papéis desafiadores e experimentais, e com sucesso.
Embora Walter White tenha sido, é e sempre será um marco em sua carreira de ator, é difícil não lembrar do trabalho anterior de Cranston na televisão e no cinema. Ele foi Tim Whatley, de Seinfeld, o Hal de Malcolm in the Middle, ou Coronel Bryce, de O Resgate do Soldado Ryan. Entre uma série de outros personagens que interpretou na tela e no palco desde que começou sua carreira na década de 1980. Com seu último anúncio de que ele está “pausando” sua vida de ator, talvez seja um bom momento para fazer uma rápida caminhada. Tudo para revisitar o que, quando e como seu papel inovador impactou a vida e a carreira do ator multipremiado.
Como Bryan Cranston foi escalado como Walter White em Breaking Bad?
Sabe o que dizem sobre a vida abrir mais portas quando fecha uma? A escalação de Walter White foi bem assim para o ator. Antes de ingressar em Breaking Bad, ele estava interpretando um personagem importante na série de comédia de sucesso. Em Malcolm in the Middle ele foi Hal, o patriarca da família e pai da criança prodígio titular. Com a comédia da família FOX prestes a terminar, acabou sendo bem a tempo de Cranston se reinventar com o personagem de Walter White. Como disse o ator em uma entrevista à GQ, “Se Malcolm in the Middle tivesse sido escolhido para a oitava temporada, outra pessoa teria interpretado Walter White, porque eu não estaria disponível.“
Leia também: Succession, Breaking Bad e mais: os melhores finais de séries
O criador do programa AMC, Vince Gilligan, já havia trabalhado com Cranston em um episódio de Arquivo X, “Drive“. No episódio, Cranston interpretou um anti-semita com uma doença terminal que tomou Fox Mulder (David Duchovny) como refém. Naquela época, Gilligan procurava alguém para retratar um protagonista que vira antagonista e é “ao mesmo tempo repugnante e simpático”.
Como Gilligan afirmou em uma entrevista de 2011 ao New York Times, “Bryan sozinho era o único ator que poderia fazer isso, que poderia realizar aquele truque. E é um truque. Não tenho ideia de como ele faz isso.” E ele fez isso, apesar da relutância inicial da rede em escalar um ator que acabou de sair de um papel de comédia exagerado, mas popular. John Cusack e Matthew Broderick também foram abordados para interpretar Walter White, mas o papel acabou indo para Cranston. E o resto, como sabemos, é história e um legado glorioso de 15 anos e ainda contando.
O que Bryan Cranston conseguiu em seu maior papel?
Antes de Breaking Bad acontecer, Bryan Cranston ganhou as três primeiras indicações ao Emmy de sua vida de ator por seu trabalho em Malcolm in the Middle. Mas seu trabalho na série de drama criminal da AMC transformou sua carreira em algo verdadeiramente fenomenal. Seu personagem de um professor de química com uma doença terminal que se transforma em um traficante se tornou um sucesso da noite para o dia e o tornou um nome familiar. Se Breaking Bad tem a reputação de ser um dos melhores programas da história da televisão, então Walter White é um dos personagens mais icônicos da televisão de todos os tempos.
Leia também: Anos depois, estrela de Breaking Bad faz revelação sobre morte
Sua interpretação de um pai de família carinhoso e dominado pelo câncer que se transforma em um temível chefão da metanfetamina lhe rendeu inúmeros elogios e aclamação da crítica, incluindo quatro prêmios Emmy, um Globo de Ouro e três SAG Awards. No entanto, o envolvimento de Cranston neste original de sucesso da AMC não se restringiu à tela. Ele também atuou como produtor na quarta e quinta temporadas do programa e dirigiu três episódios da série, “Seven Thirty-Seven“, “No Más” e “Blood Money“.
Durante sua passagem por Breaking Bad, que durou cinco temporadas de 2008 a 2013, Cranston também apareceu em vários outros filmes e programas de televisão em papéis coadjuvantes e convidados. Isso inclui três filmes de sucesso – O Poder e a Lei, Contágio e Drive. E dois programas de televisão de sucesso, 30 Rock e How I Met Your Mother, entre vários outros projetos. Ele também estrelou no filme vencedor do Oscar, Argo, como o vice-diretor da CIA, Jack O’Donnell.
O que Bryan Cranston está fazendo agora?
Em sua vida pós-Walter White, Bryan Cranston vem expandindo seus horizontes com papéis únicos e interessantes, tanto nas telas grandes quanto nas pequenas. Ele co-criou, escreveu e foi produtor executivo de Sneaky Pete, além de aparecer em vários outros programas e filmes populares. No entanto, ele repetiu seu personagem icônico algumas vezes. Primeiro no filme spin-off de Breaking Bad, El Camino: A Breaking Bad Movie e mais tarde em dois episódios da temporada final da série spin-off, Better Call Saul.
Entre seus empreendimentos recentes, Cranston foi produtor executivo e estrelou a série dramática da Showtime, Your Honor, que durou de 2020 a 2023 por duas temporadas. Ele interpreta o protagonista, Michael Desiato. Ele é um juiz de Nova Orleans que se envolve em uma série de eventos complicados e perturbadores. Tudo depois que seu filho acidentalmente mata o filho de um poderoso gângster. A série foi muito bem recebida com críticas geralmente positivas e lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro por sua atuação.
Além de Your Honor, Cranston também estrelou a comédia dramática Jerry and Marge Go Large com Annette Bening. No mesmo ano, ele também estrelou como Charles Nichols na peça Power of Sail. Em 2023, Cranston apareceu em Asteroid City e estará na 16ª temporada de It’s Always Sunny in Philadelphia. Quanto ao futuro, Bryan Cranston tem dois filmes em andamento, o thriller de espionagem de Matthew Vaughn, Argylle, que deve chegar em 2024, e o drama de Jon S. Baird, Everything’s Going to Be Great. Ele também está trabalhando em uma sequência do filme de comédia e drama Upside, co-estrelado por Kevin Hart.
A vida de Bryan Cranston fora do set
Quando não está entrando na pele de seus personagens, Bryan Cranston apóia várias causas sociais e políticas e gosta de futebol e beisebol. Em julho de 2019, Cranston e sua co-estrela de Breaking Bad, Aaron Paul, lançaram sua marca artesanal de mezcal, Dos Hombres. Ele também era o proprietário do antigo teatro independente Cinemas Palme d’Or em Palm Desert, Califórnia, que fechou em 2016.
Embora sua carreira de ator tenha melhorado notavelmente depois de Breaking Bad, Cranston anunciou recentemente que fará uma pausa de um ano em sua carreira de ator quando completar 70 anos, o que ainda é daqui a alguns anos.