Por que a Netflix cancelou séries como The OA e Lucifer, e outras correm riscos?

Netflix não está pensando duas vezes para cancelar séries

Sabe, eu sempre ouvi coisas positivas de The OA na Netflix. Ela foi uma série que estreou em 2016 e chegou a fazer burburinho. Mas confesso, eu nunca consegui passar do segundo episódio. Não que a série fosse ruim, mas sempre eu encontrava outra mais atraente para assistir e acaba adiando minha maratona.

Continua após publicidade

Três anos e uma segunda temporada depois, me deparei com o cancelamento da série pela Netflix. Isso, obviamente, deixou muitos fãs frustrados pelo suposto final em aberto – o qual eu ainda não assisti. Então, por que a Netflix – a salvadora da pátria para séries canceladas sem final – fez isso? Acontece que a verdadeira razão é provavelmente o que você esperava, mas com uma ligeira reviravolta.

Continua após a publicidade

Estamos incrivelmente orgulhosos dos 16 capítulos hipnotizantes de ‘The OA’ e agradecemos a Brit e Zal por compartilharem sua visão audaciosa e por realizá-la através de sua arte incrível”, disse a vice-presidente de conteúdo original da Netflix, Cindy Holland, à Variety. “Estamos ansiosos para trabalhar com eles novamente no futuro, nesta e talvez em muitas outras dimensões.”.

Continua após publicidade

O que aconteceu?

Pois bem, The OA recebeu críticas extremamente positivas – algo em torno de 96% no Rotten Tomatoes. Em uma rede de televisão convencional, isso seria motivo suficiente para manter a série no ar por mais algum tempo. Veja The Walking Dead, por exemplo, que já está no ar há um tempo e ganhará uma franquia cinematográfica. Mas na Netflix as coisas não funcionam assim.

Essa não é a primeira vez que a plataforma cancela uma série popular com apenas duas temporadas. E sentimos informar, não será a última vez. Aliás, algumas de suas séries favoritas da Netflix podem estar no corredor da morte enquanto você lê este texto.

Continua após publicidade

A razão pela qual The OA foi cancelada não tem nada a ver com a qualidade do programa, mas com a forma como a plataforma pode ganhar dinheiro em cima isso. Um relatório do The Information revelou no início de julho a Netflix se tornou bem mais cuidadosa com seu orçamento do que antes. O aumento da popularidade de uma série de TV, já existente, pode prejudicar a lucratividade da empresa. Depois de algumas temporadas, a gigante do streaming teria que assinar novos acordos com showrunners, elenco e equipe. Assim, esses novos contratos provavelmente viriam com aumentos salariais que saem dos cofres de quem…? Da Netflix.

A Netflix ganha muito dinheiro com as taxas de adesão pagas pelos fãs. No entanto, alguns programas não valem uma renovação além das duas primeiras temporadas, Isso porque eles provavelmente não atrairão mais inscritos além dos fãs dedicados que já acompanham a série. Em outras palavras, no caso de The OA, o custo de uma terceira temporada não valeria a pena em relação aos novos assinantes que ela poderia trazer.

Continua após a publicidade
O MIX DE SÉRIES atingiu 10 milhões de visitas mensais e vamos ensinar tudo que aprendemos nessa caminhada! Aumente o tráfego do seu site com técnicas avançadas de SEO.
Faça seu pré-cadastro aqui!

Audiência x Popularidade

Portanto, essa é a ideia: a Netflix só vai renovar séries que poderá trazer novos assinantes para a plataforma. Logo, mesmo se ela é extremamente popular já com os assinantes habituais, nada importa se ela não trouxer novos assinantes para assistir.

Soma-se também o fato da pirataria que, definitivamente, tira um pouco da audiência da plataforma. Não adianta, assim, que uma série tenha milhares de fãs ao redor do mundo, enquanto metade assiste o conteúdo de forma pirata. Se, gradativamente, a Netflix conseguisse converter esse público que assiste de forma ilegal, certamente ela engajaria a produzir mais temporadas de uma atração. É o caso de Lucifer. A série foi resgatada, teve sua quarta temporada exibida, e logo em seguida será finalizada na quinta. O que acontece é que, provavelmente, os fãs de Lucifer que não eram assinantes Netflix não se empenharam a virar “freguês” da plataforma, no mesmo passo em que se empenharam para salvar a série.

O mesmo aconteceu com a série Designated Survivor, que foi cancelada após uma temporada produzida pela Netflix – quando a resgatou de um cancelamento na ABC. A taxa de conversão para novos assinantes foi bem baixa e, possivelmente, esse também foi o fator de cancelamento.

Leia também: As séries da Netflix renovadas e canceladas na temporada 2019

Fique ligado, pois outras séries da Netflix que ainda não foram renovadas na temporada Special, Black Summer e The Innocents, poderão rodar. Já um fenômeno mundial como Stranger Things certamente está seguro, uma vez que deverá continuar atraindo novos assinantes a cada temporada lançada.

E você, o que acha dessa metologia aplicada pela Netflix?