Por que Master Chief nunca revela seu rosto nos jogos de Halo
Ao contrário dos jogos, Master Chief tirou o capacete na série de Halo. Mas nos vídeos games, existe uma razão para isso.
Embora Master Chief possa já ter tirado seu capacete no episódio de estreia de Halo, isso praticamente não aconteceu antes. E há uma boa razão para seu rosto nunca aparecer nos jogos.
A série de TV Halo deixou claro em seus trailers que Master Chief estaria mostrando seu rosto na série. E seu primeiro episódio cumpriu essa promessa. Isso marca a revelação mais significativa do rosto de Master Chief na história de Halo, pois enquanto os jogos ocasionalmente permitem que o personagem remova seu capacete, seu rosto raramente aparece para os fãs.
No entanto, o primeiro episódio de Halo contou com o Master Chief de Pablo Schrieber removendo seu capacete e revelando seu rosto por completo. Depois de lutar contra as forças do Covenant que atacaram uma colônia no mundo de Madrigal, Master Chief e uma equipe de espartanos da UNSC são capazes de proteger o poderoso artefato que o Covenant estava tentando obter.
Se distanciando dos jogos
O contato com o artefato, dessa forma, restaura algumas das memórias apagadas de Master Chief. Levando-o, então, a desafiar suas ordens, poupando a vida de Kwan Ha, o único sobrevivente de Madrigal.
Leia também: Halo, episódio 3, data de estreia, onde assistir e resumo
Este desenvolvimento mostrou Master Chief removendo seu capacete para ganhar a confiança de Kwan. Eseu rosto permaneceu exposto por uma parte significativa do primeiro episódio de Halo. A revelação do rosto de Master Chief marca uma ligeira distância da forma como o personagem aparece nos videogames. Nessa mídia, ele raramente removia o capacete. E, além disso, seu rosto era apenas brevemente vislumbrado.
No entanto, a série de TV que quebra a tradição não desfaz da história, pois as razões por trás da escolha da história diferem dos videogames.
O motivo por que Master Chief nunca tira o capacete nos jogos de Halo
A razão pela qual os jogos de Halo nunca mostraram o rosto de Master Chief na íntegra não era necessariamente para fins de história. Mas sim para ajudar na imersão dos jogadores no personagem.
Ao não revelar totalmente o rosto de Master Chief, os jogos de Halo permitiram que os jogadores se projetassem melhor no papel do personagem. Pois ele poderia se parecer com qualquer pessoa sob o capacete.
Leia também: Como a série Halo é diferente do jogo do Xbox
Isso naturalmente facilitou a imersão no mundo do jogo, já que Master Chief permaneceu uma figura de proa (principalmente) sem rosto na qual os jogadores podiam se ver refletidos.
No entanto, a série de TV do Paramount + adota uma abordagem decididamente diferente. Tudo isso, devido em grande parte ao meio muito diferente que usa para contar sua história.
Com os videogames, a imersão é fundamental. Halo procurou criar uma história épica de ficção científica, e parte de seu sucesso resultou da saga de histórias repleta de ação que a franquia de videogames narrava. Ao manter principalmente o rosto de Master Chief sob o capacete, os jogos de Halo permitiram aos jogadores imaginar a aparência humana do personagem da maneira que bem entendessem. Mas também havia uma declaração vaga sobre a natureza sem rosto e aparentemente dispensável dos soldados.
Ao dar a Master Chief uma história humana, mas sem revelar seu rosto, os jogos Halo encorajaram os jogadores a pensar no heroísmo muitas vezes ingrato dos soldados. Bem como nas situações difíceis que eles devem superar – sob o capacete, Master Chief é dispensável primeiro e humano depois.
Dentro da série, os Spartans de Halo (incluindo Master Chief) compõem uma parte de elite da UNSC, mas a história contada até agora promete explorar o lado mais humano do protagonista. Isso não só faz com que a revelação do rosto do Master Chief faça mais sentido dentro do contexto da série. Mas evidencia a alteração da abordagem da série em relação aos videogames. Nos jogos, Halo raramente dava aos jogadores um vislumbre do lado humano de Master Chief, mas a série é um assunto completamente diferente.