Por que Master Chief nunca revela seu rosto nos jogos de Halo

Ao contrário dos jogos, Master Chief tirou o capacete na série de Halo. Mas nos vídeos games, existe uma razão para isso.

Halo série

Embora Master Chief possa já ter tirado seu capacete no episódio de estreia de Halo, isso praticamente não aconteceu antes. E há uma boa razão para seu rosto nunca aparecer nos jogos.

A série de TV Halo deixou claro em seus trailers que Master Chief estaria mostrando seu rosto na série. E seu primeiro episódio cumpriu essa promessa. Isso marca a revelação mais significativa do rosto de Master Chief na história de Halo, pois enquanto os jogos ocasionalmente permitem que o personagem remova seu capacete, seu rosto raramente aparece para os fãs.

No entanto, o primeiro episódio de Halo contou com o Master Chief de Pablo Schrieber removendo seu capacete e revelando seu rosto por completo. Depois de lutar contra as forças do Covenant que atacaram uma colônia no mundo de Madrigal, Master Chief e uma equipe de espartanos da UNSC são capazes de proteger o poderoso artefato que o Covenant estava tentando obter.

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Se distanciando dos jogos

O contato com o artefato, dessa forma, restaura algumas das memórias apagadas de Master Chief. Levando-o, então, a desafiar suas ordens, poupando a vida de Kwan Ha, o único sobrevivente de Madrigal.

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Este desenvolvimento mostrou Master Chief removendo seu capacete para ganhar a confiança de Kwan. Eseu rosto permaneceu exposto por uma parte significativa do primeiro episódio de Halo. A revelação do rosto de Master Chief marca uma ligeira distância da forma como o personagem aparece nos videogames. Nessa mídia, ele raramente removia o capacete. E, além disso, seu rosto era apenas brevemente vislumbrado.

No entanto, a série de TV que quebra a tradição não desfaz da história, pois as razões por trás da escolha da história diferem dos videogames.

Halo série
Imagem: Divulgação.

O motivo por que Master Chief nunca tira o capacete nos jogos de Halo

A razão pela qual os jogos de Halo nunca mostraram o rosto de Master Chief na íntegra não era necessariamente para fins de história. Mas sim para ajudar na imersão dos jogadores no personagem.

Ao não revelar totalmente o rosto de Master Chief, os jogos de Halo permitiram que os jogadores se projetassem melhor no papel do personagem. Pois ele poderia se parecer com qualquer pessoa sob o capacete.

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Isso naturalmente facilitou a imersão no mundo do jogo, já que Master Chief permaneceu uma figura de proa (principalmente) sem rosto na qual os jogadores podiam se ver refletidos.

No entanto, a série de TV do Paramount + adota uma abordagem decididamente diferente. Tudo isso, devido em grande parte ao meio muito diferente que usa para contar sua história.

Com os videogames, a imersão é fundamental. Halo procurou criar uma história épica de ficção científica, e parte de seu sucesso resultou da saga de histórias repleta de ação que a franquia de videogames narrava. Ao manter principalmente o rosto de Master Chief sob o capacete, os jogos de Halo permitiram aos jogadores imaginar a aparência humana do personagem da maneira que bem entendessem. Mas também havia uma declaração vaga sobre a natureza sem rosto e aparentemente dispensável dos soldados.

Halo episódio 2
Imagem: Divulgação.

Ao dar a Master Chief uma história humana, mas sem revelar seu rosto, os jogos Halo encorajaram os jogadores a pensar no heroísmo muitas vezes ingrato dos soldados. Bem como nas situações difíceis que eles devem superar – sob o capacete, Master Chief é dispensável primeiro e humano depois.

Dentro da série, os Spartans de Halo (incluindo Master Chief) compõem uma parte de elite da UNSC, mas a história contada até agora promete explorar o lado mais humano do protagonista. Isso não só faz com que a revelação do rosto do Master Chief faça mais sentido dentro do contexto da série. Mas evidencia a alteração da abordagem da série em relação aos videogames. Nos jogos, Halo raramente dava aos jogadores um vislumbre do lado humano de Master Chief, mas a série é um assunto completamente diferente.

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.