Por Trás de Seus Olhos, final explicado e spoilers: quem morreu?

Por Trás de Seus Olhos final explicado

Os spoilers do final: o que acontece?

Por Trás de Seus Olhos traz uma história curiosa para os fãs da Netflix. E ela é inspirada em um livro tão intrigante quanto.

Continua após publicidade

O romance não apenas troca de gênero no meio do caminho, mudando de suspense psicológico para fantasia sobrenatural, mas também troca de personagens principais. Literalmente.

Continua após a publicidade

A adaptação de seis partes na Netflix segue o exemplo, com um episódio final que leva os espectadores a revisitar tudo o que vimos até aquele ponto. E o que primeiro parecia ser a história escorregadia de uma mulher descobrindo gradualmente os segredos de um casamento frágil, acaba como um conto tortuoso de roubo de identidade paranormal.

Continua após publicidade

Mas antes de uma resposta definitiva e inesperada para a questão de saber se Adele ou David são os vilões desta história (spoiler: não é nenhum dos dois), somos levados a suspeitar de ambos.

Através da perspectiva de mudança de Louise, vemos Adele de várias maneiras como vulnerável e abusada. E, da mesma forma, perigosa e intrigante. David é um cavaleiro solitário de armadura brilhante ou um trapaceiro serial coercivo e controlador? E, então, um personagem que nunca fomos levados a suspeitar de algo errado acaba sendo o arquiteto de tudo.

Continua após publicidade

Explicamos o final de Por Trás de Seus Olhos com spoilers que você confere a seguir.

Tudo volta para Rob

Rob e Adele se conheceram quando adolescentes no Westlands Rehab e imediatamente estabeleceram um vínculo. Apesar de suas origens sociais diferentes (ele: de classe trabalhadora, gay viciado em heroína, de um cortiço de Glasgow; ela: herdeira de classe alta, heterossexual e rica, cujos pais morreram recentemente em um incêndio), a dupla descobriu que eles tinham algo importante em comum.

Continua após a publicidade
O MIX DE SÉRIES atingiu 10 milhões de visitas mensais e vamos ensinar tudo que aprendemos nessa caminhada! Aumente o tráfego do seu site com técnicas avançadas de SEO.
Faça seu pré-cadastro aqui!

Ambos sofriam de terrores noturnos, e Adele primeiro ensinou a Rob a capacidade de ter sonhos lúcidos. E, em seguida, projetar sua alma para fora de seu corpo inconsciente.

Depois de sair da reabilitação, Rob visitou Adele em sua mansão e a dupla experimentou projeção astral ou “viajar”, como Adele a chamou. Eventualmente, Rob convenceu Adele a tentar trocar de corpo, enquanto suas almas estavam “viajando” como parte de seu plano para roubar sua vida. Uma vez que Rob possuiu o corpo de Adele, ele deliberadamente administrou uma overdose fatal de heroína em seu próprio corpo, contendo a alma de Adele, que a matou. Rob/Adele então jogou seu antigo corpo no poço no terreno da propriedade e assumiu a vida de Adele. Assim, ele a personificou, roubando seu corpo, seu dinheiro e seu noivo, David.

A Adele de cabelo curto que conhecemos sempre foi secretamente Rob. Nós só vimos a verdadeira Adele em flashbacks dela como uma adolescente em reabilitação. Sem o conhecimento de David, Adele era na verdade Rob ao longo de seu casamento de dez anos.

Imagem: Divulgação.

Por que David ficou?

Rob/Adele o fez conspirar para encobrir a morte de Rob, que ele concordou por amor a ela, e para se proteger. Como os pais de Adele não aprovaram seu relacionamento com David, devido à disparidade social e porque ele se beneficiou muito com o dinheiro que ela herdou quando morreram, David foi investigado como suspeito do incêndio que os matou.

Rob/Adele disse a ele que confessar à polícia sobre a overdose de Rob iria mais uma vez lançar suspeitas sobre ele, ameaçando seu futuro. Ele seria suspeito da morte porque seu relógio (que Adele estava usando na época) caiu no poço junto com o corpo. É por isso que ele reagiu tão mal ao mural da floresta que Rob/Adele pintou em seu quarto. Afinal, era uma lembrança do segredo que eles compartilhavam e porque ele nunca poderia deixá-la.

Por que Rob matou Adele?

Ele cobiçava tudo na vida dela: sua beleza, seu dinheiro e o amor que ela compartilhava com David. Depois de uma infância infeliz e pobre, Rob odiava sua vida em Glasgow. Ele nunca conheceu seu pai, sua mãe morreu quando ele era jovem, ele não se dava bem com sua irmã e nutria um vício em heroína que não queria largar.

Seu tempo com Adele na reabilitação foi o mais feliz que ele já tinha estado, e ele queria que nunca acabasse. Quando Rob viu sua propriedade no campo, conheceu e imediatamente se apaixonou por seu charmoso noivo David. Logo, ele quis o que Adele tinha, literalmente, e então, usando os poderes sobrenaturais que ela lhe ensinou, ele a pegou.

Rob tem tentado desesperadamente se agarrar aos espólios do assassinato de Adele desde então, mantendo David em seu casamento infeliz, usando táticas de intimidação contra qualquer um que o ameace – como a dona do café Marianne em Brighton e sua secretária Louise.

Reviravoltas finais

No início da série, descobrimos que Adele tinha sonhos lúcidos regularmente e, no penúltimo episódio, a série revela que durante esses sonhos ela estava espionando David e Louise. Portanto, ela sabia tudo sobre o caso deles. Aliás, é por isso ela conheceu Louise em primeiro lugar.

Depois de perceber isso, no episódio final, Louise encontra David para dizer a ele que ela acredita que Adele seja uma sociopata, acusando-a do assassinato de Rob – que Adele havia dito anteriormente que suspeitava que David tivesse matado. Em seguida, vemos um flashback da morte de Rob – com Adele contando a David que ela escondeu seu corpo em um poço por causa do pânico depois que ele teve uma overdose – antes de retornarmos ao presente, com David revelando que ele se entregará à polícia para explicar a situação.

Louise então encontra Adele e a confronta, revelando que ela sabe que os tem espionado, ao mesmo tempo que explica que David planeja se entregar.

Mais tarde, depois de receber vários textos angustiados de Adele dizendo que ela precisa consertar as coisas, Louise aparece na casa e vê que está pegando fogo – provavelmente uma tentativa de suicídio.

Incapaz de invadir, Louise decide entrar em casa por um sonho, mas acontece que esta é uma armadilha. Então, usando a projeção astral, Adele faz com que ela e Louise troquem de corpo, com Louise morrendo de uma overdose de heroína. Tudo isso, enquanto está presa dentro do corpo de Adele. Agora, Adele está livre para viver no corpo de Louise – explicando que ela nunca iria perder David para ela.

Imagem: Divulgação

O desfecho

Na maioria dos thrillers, você presumiria que este foi o fim das voltas e reviravoltas – mas há mais um por vir. Por meio de flashbacks, descobrimos que, durante todo esse tempo, Rob ocupava o corpo de Adele.

Sim – não foi realmente Rob que morreu no passado, mas Adele que morreu enquanto vivia dentro do corpo de Rob. Ele a convenceu a tentar a troca de corpo através da projeção astral e então a matou, antes de continuar a viver dentro de seu corpo. Acontece que Rob estava secretamente apaixonado por David por muitos anos e havia iniciado a troca de corpo como uma forma de estar com ele.

No final da série, Louise se casa com David – mas agora está claro que na verdade é Rob vivendo dentro do corpo dela. David não tem noção da verdadeira identidade de Louise, mas, nos momentos finais, parece que seu filho Adam está ciente de que ela passou por algum tipo de mudança.

E então, o que você achou do desfecho de Por Trás de Seus Olhos? Deixe nos comentários e, igualmente, continue acompanhando as novidades do Mix de Séries.

  • Além disso, siga nossas Redes Sociais (InstagramTwitter, Facebook).
  • Baixe também nosso App Mix de Séries para Android no Google Play (Download aqui) e fique por dentro de todas as matérias do nosso site.