Precisamos falar sobre… a reunião de Friends

friends-reunion-recap

Continua após as recomendações

 

No último domingo (21) o elenco de Friends (ou parte dele, já que Matthew Perry não esteve presente) se reuniu para celebrar o milésimo episódio de uma sitcom dirigida por James Burrows, uma das grandes lendas da TV americana.

Continua após a publicidade

O programa, anunciado como uma homenagem ao diretor, gerou murmurinhos principalmente por conta da reunião do elenco desta que é uma das comédias mais amadas em todo o mundo.

Perry, que estava em Londres ensaiando para sua nova peça, introduziu através de um vídeo os convidados Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc e David Schwimmer que sentaram-se em um sofá um pouco diferente do que estamos acostumados a ver.

 

O encontro

A reunião, que durou pouco mais de dez minutos, deixou claro que a noite se tratava de James Burrows. Talvez a internet tenha dado destaque demais para o encontro deste elenco, criando um mar de expectativas no público sobre termos os atores de Friends juntos novamente.

Quem assistiu achando que seria algo extraordinário, já adianto, se decepcionou. Ok, é muito empolgante vê-los juntos, mas repito, o buzz dado pela internet sobre a reunião distorceu o foco do programa e fez tudo aquilo se tornar sobre o encontro do elenco de Friends, e não sobre James Burrow.

 

E já que a noite era sobre James Burrows…

Friends…ela foi sobre James Burrows. Jennifer Aniston – que continua a mais bela do elenco por sinal – ressaltou que se não fosse pelo diretor, eles não estariam ali, 12 anos depois do fim do programa, ainda sendo aclamados pelo público. “Ele nos deu a oportunidade de uma vida, e provavelmente os melhores dez anos de nossas carreiras de atuação, que vamos sempre nos lembrar. Nós experimentamos amizade, desgostos, bebês, tudo juntos. E tivemos uma experiência maravilhosa com o mundo que nos ama. Ele realmente se conectou conosco”, disse ela.

A gratidão de todo elenco vem, principalmente, pelo fato de James Burrows ter dirigido o primeiro episódio da série e outros muitos da primeira temporada, assim como episódios que são lembrados pelos fãs de Friends até hoje, como o do flashback com o baile de formatura de Mônica e Rachel e o do término de Ross e Rachel, com a famosa frase “Nós estávamos dando um tempo“.

 

Mas as curiosidades sobre a série não deixaram de ser mencionadas!

Claro que, aproveitando a oportunidade rara de terem o elenco da série juntos, algumas curiosidades que iam além da conexão com Burrows foram discutidas pelo anfitrião Andy Cohen, que os incitou a discutirem alguns temas relacionados a famosa série.

Matt LeBlanc, que deu vida a Joey, comentou que foi Burrows o que mais se preocupou em unir o elenco, fazendo-os se conhecerem melhor, como verdadeiros amigos, algo que precisava ser passado na telinha. Já Courtney Cox, a eterna Monica, lembrou que na primeira temporada todos eles assistiam os episódios juntos, isso em um época que não existiam Twitter nem redes sociais para comentarem os episódios. Além disso, ela, Aniston e Kudrow almoçaram juntas todos os dias, durante toda a época que durou o show.

Friends ReunionA mais velha do elenco, Lisa Kudrow, ressaltou que todos eles davam palpites sobre a interpretação de cada um, fazendo notas com sugestões sobre a forma como eles deveriam dar vida a estes personagens.

Pegando o gancho destas curiosidades, o apresentador Andy Cohen perguntou se era verdade que no contrato em que eles assinaram havia uma cláusula de que eles não poderiam dormir uns com os outros, rumor este que circula na mídia deste a época da série. Todos eles contornaram, tendo Kudrow finalizado com uma boa risada, “eu não fui convidada a assinar nada”.

 

Os melhores momentos do programa por James Burrows.

Cada um destacou um momento favorito do show em que James Burrows dirigiu, tendo Anniston relembrado dos episódios de flashbacks, em que Mônica era gorda, Rachel não havia feito plástica no nariz, entre outros detalhes que o público gostava. Já Cox gosta do episódio “The One With the Blackout”, por conta da cena que Ross fica desesperado por ter um gato em suas costas. Schwimmer ressaltou que o diretor o encorajou durante toda a cena, “continue fazendo isso, continue”.

 

friends-reunion-james-burrows-special

 

Já Matt LeBlanc relembrou o episódio “The One With George Stephanopoulos“, em que todos eles foram parar em um hospital após um jogo em que os rapazes foram assistir. LeBlanc ressaltou que vários movimentos e piadas, que pareciam genuínas, são todos de crédito do diretor.

Na concepção de todos eles, Burrows é um grande produtor que contribuiu e muito para o sucesso do show. Sem dúvidas, isso ficou bem claro, principalmente pelo diretor ter sido responsável por momentos icônicos do programa.

 

O que aprendemos com esta reunião?

Esta reunião de Friends não serviu apenas para dar combustível a nostalgia de todos os fãs do show, mas para também tirarmos algumas conclusões. Uma delas é de que, apesar do que muitos possam contestar, Friends ainda é um ícone mundial. Tanto que as outras reuniões que aconteceram neste mesmo programa – de Will & Grace, Mike & Molly, The Big Bang Theory, entre outras séries dirigidas por Burrows – foram completamente ofuscadas pela reunião dos seis amigos. E ainda, Friends, sim, redefiniu o gênero da comédia, instaurando padrões na TV que, quer queira ou não, foram reproduzidas com exaustão ao longo dos anos, principalmente pelas How I Met Your Mother da vida.

Outro ponto importante que precisamos ressaltar é que esta reunião serviu para mostrar uma coisa: um revival da série é completamente descartável. Ao mesmo tempo que foi nostálgico vê-los ali, reunidos, foi também estranho. 12 anos se passaram do fim do show, e a memória que temos de Joey, Phoebe, Ross, Rachel, Chandler e Monica é outra. A série funcionava com situações inusitadas, com personagens no auge dos trinta anos sem saberem muito bem como lidar com certas questões da vida. Reuni-los em uma nova história, doze anos após o final da série, seria um dos erros mais estúpidos que a NBC poderia cometer, e faço uma oração todos os dias para Nossa Senhora dos Revivais não permitir isso.

E por último, mas não menos importante, eles continuam as mesmas pessoas, amigas e devotas ao show de quando ele terminou em 2004. Parece que, neste ponto, o tempo não passou. Parece que o show terminou ontem para estes atores, e eles ainda relembram com carinho de cada situação que viveram, da importância que a série teve para eles e principalmente para o público. É isso que faz de Friends uma das séries mais aclamadas em todo o mundo.

 

Não conseguiu assistir a reunião do elenco? Não tem problema, clique AQUI e assista.

Aproveite também para assistir ao nosso Papo de Séries sobre Friends, no qual comentamos alguns destes episódios celebrados que foram dirigidos por James Burrows.

 

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=HBFkbBk1j8A[/youtube]