O que deveria ser um momento de celebração pelos 30 anos de ER Plantão Médico virou motivo de frustração para Noah Wyle, astro de The Pitt.
O ator, conhecido mundialmente por interpretar o Dr. John Carter na icônica série médica da NBC, desabafou sobre a ação judicial movida por Sherri Crichton — viúva de Michael Crichton, criador da série — que acusa The Pitt, da Max, de ser uma “continuação não autorizada” de ER.
“The Pitt é ER Plantão Médico”, afirma processo

Desde agosto de 2024, Wyle, os produtores John Wells e R. Scott Gemmill, e a Warner Bros. TV estão sendo processados por, supostamente, abandonarem negociações para um reboot oficial de ER e usarem essas ideias para criar The Pitt — sem dar os devidos créditos à obra original.
No processo, a viúva Crichton afirma: “The Pitt é ER. Não é parecido com ER, não é uma versão alternativa. É ER, com o mesmo produtor executivo, roteirista, estrela, estúdio e canal de exibição.”
A Warner Bros. nega categoricamente as acusações e, em nota oficial, declarou que “The Pitt é uma série nova e original” e que as alegações são infundadas. Mesmo assim, em fevereiro deste ano, a juíza Wendy Chang, da Suprema Corte de Los Angeles, determinou que há mérito suficiente para o caso avançar, autorizando o início da fase de descobertas. O julgamento ainda não tem data marcada.
Noah Wyle: “Isso mancha o legado de ER”
Em entrevista recente à Variety, Noah Wyle falou publicamente sobre a situação, revelando o quanto se sente decepcionado com a disputa judicial.
“O único comentário que posso fazer legalmente é sobre o que sinto emocionalmente — e me sinto profundamente triste e desapontado. Isso mancha o legado de ER, e não deveria”, disse.
Para o ator, havia espaço para que tudo fosse resolvido de forma mais amigável: “Em um certo momento, isso poderia ter sido uma parceria. E quando deixou de ser, não precisava se tornar algo tão amargo.”
Ele ainda destacou que, apesar da importância histórica de ER, este tem sido um dos anos em que menos se sente inclinado a comemorar a série: “No ano do 30º aniversário de ER, nunca me senti menos celebratório desse feito do que agora.”


The Pitt não é ER, mas as comparações são inevitáveis
Embora The Pitt não compartilhe personagens ou locações com ER, é fácil entender por que as comparações surgem. A série da Max traz Wyle de volta ao papel de médico — agora como o Dr. Michael “Robby” Robinavitch — em um hospital de Pittsburgh, com um olhar cru e atual sobre os desafios do sistema de saúde nos Estados Unidos.
Criada por Wyle, Gemmill e Wells (todos com passagens por ER), a nova produção conquistou o público e a crítica. Já está renovada para a segunda temporada e vem sendo apontada como uma das favoritas nas premiações. No entanto, esse sucesso agora vem acompanhado de um ruído inesperado.
Reboot de ER nunca saiu do papel
Durante participação no podcast Still Here Hollywood, em junho de 2024, Wyle revelou que ele e parte da equipe de ER, incluindo o roteirista David Zabel, chegaram a desenvolver uma ideia concreta para uma continuação da série original. Contudo, as negociações com o espólio de Crichton travaram o projeto desde o início.
“Nos deparamos com algumas dificuldades com o espólio, e as conversas simplesmente não avançaram,“ explicou o ator. Foi então que o grupo decidiu seguir por um novo caminho e desenvolver algo inédito dentro do gênero médico: nascia The Pitt.
O que vem a seguir?
Enquanto o processo segue tramitando, o futuro de The Pitt parece garantido, com sua renovação já anunciada e o apoio de uma base fiel de fãs. Ainda assim, para Noah Wyle, o custo emocional de ver o legado de ER envolto em disputa judicial é alto — especialmente para quem dedicou mais de uma década à série que redefiniu os dramas médicos na televisão.
Agora, resta saber se as próximas etapas do processo trarão algum tipo de reconciliação ou se essa ferida entre passado e presente permanecerá aberta.processo sobre ‘The Pitt’ abala legado de ER: Plantão Médico, diz Noah Wyle