Profecia do Inferno, final explicado e detalhes que fãs perderam

Final de Profecia do Inferno tem detalhes interessantes na Netflix.

Profecia do Inferno final
Continua após publicidade

Fé e medo estão no cerne de Profecia do Inferno, uma nova série de suspense coreana na Netflix. A série com uma premissa inimaginável: pessoas aparentemente comuns são visitadas por uma aparição sobrenatural que lhes diz que foram marcadas para morrer. E então, serão levadas para o Inferno em uma determinada data e hora. Quando chega a hora, uma equipe de demônios emerge do éter e incinera violentamente a vítima.

Continua após publicidade

Dois movimentos religiosos distintos afirmam que aqueles que recebem o decreto são pecadores. E ainda, que as condenações são um ato de Deus, que está tentando mostrar à humanidade o verdadeiro caminho da justiça. A Sociedade da Nova Verdade trabalha para garantir que o público esteja ciente do que está acontecendo. Tentando documentar e transmitir os eventos sobrenaturais.

Enquanto isso, o Arrowhead é um culto fanático e violento que acredita que Deus está apontando os pecadores e quer que seus seguidores tomem o assunto com suas próprias mãos.

Continua após publicidade
Continua após publicidade

Mas no meio da temporada de seis episódios, há uma revelação chocante. O presidente Jeong Jin-soo (Yoo Ah-in), o líder da New Truth Society, admite que sabia sobre os demônios antes do resto da humanidade. Isso porque ele havia sido marcado para morrer 20 anos antes dos eventos. Foi ele quem inventou a noção de que os decretos são transmitidos aos pecadores porque temia que, se a humanidade não tivesse razão para os acontecimentos, isso os levaria ao caos.

Ele leva esse segredo para o túmulo e a Sociedade da Nova Verdade cresce em popularidade. No entanto, anos no futuro, nasce uma criança que ameaça derrubar o controle que eles têm sobre a sociedade.

Continua após publicidade

Por que o bebê é tão importante em Profecia do Inferno?

Enquanto a primeira temporada de Profecia do Inferno se aproxima de sua conclusão, a atenção da maioria dos atores principais se volta para o bebê recém-nascido de um cético produtor de TV, chamado Bae Young-jae (Park Jeong-min), e sua esposa Song So-hyun (Won Jin-ah). Logo após o nascimento da criança, ela recebe o decreto de que irá para o Inferno. Este é um golpe sério para a Sociedade da Nova Verdade.

Continua após publicidade

Leia também: Tudo sobre a 2ª temporada de Profecia do Inferno

Como Min Hye-jin (Kim Hyun-joo) – um advogado que há muito trabalhou para expor o grupo como uma fraude – observa, a doutrina da Sociedade da Nova Verdade não inclui o conceito de pecado original. Eles convenceram seus seguidores de que apenas aqueles que cometeram pecados ativamente em suas vidas recebem o decreto. Se seus seguidores vissem um recém-nascido levado para o Inferno, isso provaria o que o presidente Jeong Jin-soo tentou esconder que os decretos estão realmente sendo distribuídos aparentemente ao acaso. É por isso que Min Hye-jin quer que os pais transmitam ao vivo o momento em que seu bebê é levado para o Inferno.

Continua após publicidade
Profecia do Inferno final
Imagem: Divulgação.

Ao contrário de alguns outros programas semelhantes sobre fenômenos religiosos, Profecia do Inferno deixa muito claro desde o início que existem forças sobrenaturais em jogo. Não há dúvida de que as pessoas estão sendo terrivelmente mortas por demônios de fumaça. Mas ninguém sabe realmente o que são os demônios. Ou por que eles escolhem as pessoas que escolhem. A Sociedade da Nova Verdade e a Arrowhead – que não estão oficialmente ligadas, mas frequentemente colaboram secretamente – usam a ideia de que os demônios só vêm pelos pecadores para tentar controlar a sociedade. Sua moralidade assumida também lhes permite silenciar violentamente os descrentes.

Continua após publicidade

É por isso que quando ambos os grupos descobrem sobre o bebê recém-nascido marcado para o Inferno, cada um tenta impedir que o público descubra.

Continua após publicidade

O confronto dramático final entre Min Hye-jin e os cultos

Embora a Sociedade da Nova Verdade e a Arrowhead tentem encontrar a criança condenada, eles não são capazes de intervir a tempo. Bae Young-jae e Song So-hyun trazem seu bebê para o pátio de um prédio de apartamentos. E então, pedem aos residentes que testemunhem a criança sendo levada para o Inferno. No entanto, quando os demônios chegam, nenhum dos pais consegue enfrentar o horror de ver seu bebê ser atormentado e morto. Eles abraçam o bebê entre eles enquanto os demônios descem. E quando a família é eletrocutada, ambos os pais são incinerados, mas o bebê permanece ileso.

Leia também: Eis o motivo por que The Last Kingdom vai acabar

Este é um momento muito profundo. Pois, até agora, nunca vimos um caso em que o decreto não aconteceu. Isso não foi esquecido por um personagem conhecido como Skull Mask, um live-streamer extremamente zeloso que atua como o líder de fato da Arrowhead. Ele chega em cena recebendo o decreto de que ele irá para o Inferno logo após o bebê. O que ele interpretou como significando que ele foi escolhido para corrigir o erro de Deus ao condenar o bebê.

Profecia do Inferno final
Imagem: Divulgação.

Quando ele vê que a criança ainda está viva, ele tenta matá-la em um acesso de confusão. Mas Min Hye-jin consegue segurar a Máscara de Caveira até que os demônios venham e o levem para o Inferno.

Todo esse caos tem um efeito muito sério na multidão reunida. Tudo o que acabaram de ver contraria o que lhes foi dito pelos grupos religiosos. Estes, que afirmam compreender o que está acontecendo. Quando representantes da Sociedade da Nova Verdade aparecem e tentam seguir Min Hye-jin enquanto ela foge com o bebê, a multidão se recusa a deixá-los passar. E, igualmente, chamam os membros da igreja de “vigaristas patéticos” e “um bando de mentirosos”.

O que Profecia do Inferno está realmente tentando dizer

Ver a multidão se voltando contra a Sociedade da Nova Verdade é um momento importante. Pois a igreja, até aquele ponto, exerceu um grande poder social e político. Mas agora que o mundo viu que sua doutrina é falsa, parece que seu poder está se desintegrando rapidamente.

Depois de escapar, Min Hye-jin e o bebê conseguem chamar um táxi. “Não sei muito sobre Deus… mas há uma coisa que eu sei”, disse o motorista de táxi a Min Hye-jin, “e é que este mundo pertence aos humanos. Devemos resolver nossos problemas nós mesmos.

Leia também: Explicamos o final de Cowboy Bebop na Netflix

Esta declaração é, em muitos aspectos, um resumo perfeitamente sucinto das principais linhas temáticas de Profecia do Inferno. Embora os demônios sejam uma força violenta aterrorizante, não é algo sobre o qual a humanidade realmente tenha controle. É uma perspectiva horrível, mas piorou significativamente com a New Truth Society e a Arrowhead.

Profecia do Inferno final
Imagem: Divulgação.

Ambos os grupos aproveitaram um momento em que a humanidade estava enfrentando extremo medo e confusão. Dessa forma, usaram isso para obter uma quantidade descomunal de influência. A New Truth Society, em particular, trabalhou ativamente para esconder o fato de que eles sabiam que sua própria doutrina era falsa. Eles alegaram que queriam ajudar a sociedade mostrando o plano de Deus a todos. Mas a realidade é que eles queriam assustar as pessoas. Bem como fazê-las acreditar que tinham todas as respostas para que pudessem exercer poder sobre elas. Pense neles como um pregador que afirma que um furacão mortal é o castigo de Deus pelos pecados da humanidade.

Os comentários do motorista de táxi chegam ao cerne do que Profecia do Inferno está tentando dizer. Não é pedir aos espectadores que não acreditem no sobrenatural. Em vez disso, está nos pedindo para permanecer céticos em relação àqueles que manipulam nossos medos do sobrenatural para tentar exercer poder sobre os outros.