Continua após as recomendações
Pensando no tema do editorial me vi sem saída: não havia tema. Há uma série de assuntos bacanas para serem abordados… Toda a polêmica envolvendo a Fox, a segunda temporada de Stranger Things que começa a se desenhar, a nova série dos X-Men na Fox, o império de Shonda sendo renovado e o de Ryan Murphy crescendo ainda mais. Mas não tive vontade de escrever sobre nenhum. Isso porque cansei das séries. Não me importo e nem arrependo: cansei e pronto. Isso acontece pelo menos uma vez ao ano. É já aviso: se você ainda não cansou, isso vai acontecer mais cedo ou mais tarde. Depois você vai voltar a amar seus programas favoritos, mas por um tempo você não vai aguentar ouvir ou falar sobre isso.
Pra mim, e acredito que pra maioria dos seriadores, esse cansaço geralmente vem nessa época do ano, entre janeiro e março. Particularmente dois fatores são decisivos: a) pouquíssima coisa interessante é lançada nesse período; b) o cinema nesses meses é infinitamente melhor. É época de grandes lançamentos, prêmios e Oscar. Quem curte cultura pop e o audiovisual como um todo, acaba voltando os olhos para os filmes. É natural que o interesse fique voltado ao indicados e vencedores dos prêmios e festivais da época e, com isso, a televisão fica em segundo plano.
Continua após a publicidade
Já o espectador casual, que não é fã ardoroso nem de uma coisa nem de outra, acaba se interessando mais pelo carnaval, o início dos campeonatos estaduais de futebol ou mesmo o retorno de programas da TV aberta, como BBB e afins. De um jeito ou de outro, as séries, que fervem na fall season, por exemplo, dão uma esfriada. Resta ao seriador não se sentir culpado; ao contrário: esqueça as séries por um momento. Deixe todos aqueles universos de lado e se dedique a outra coisa: música, cinema, literatura, etc.
Pare de se preocupar com a grade atrasada ou com a legenda do último episódio. Não importa o período do ano, mas quando o momento do cansaço chegar, abrace-o. A overdose de séries fará com que você perca a diversão do processo e o paladar para novos programas. Perde-se o humor e tudo parece perder o brilho. Com as férias realizadas (de dois dias, uma semana, um mês, como preferir), volte às suas séries e tudo parecerá melhor. Nada melhor que a distância para sentirmos falta e percebermos como as coisas valem a pena.
Ótimo post! Bom saber que não estou sozinho.
Estou neste cansaço desde que maratonei as duas temporadas de Mr. Robot e outras séries nas minhas férias em janeiro. Não estou tendo interesse em ver novas temporadas de séries que já acompanho. Assisto o primeiro episódio e começo a procurar outras coisas para assistir, justamente filmes ou coisas aleatórias. Isso sempre acontece várias vezes no ano comigo. Acho bom, pois se não ver séries acaba se tornando uma obrigação e não uma diversão.
Eu tive esse cansaço ano passado, mas não foi no começo do ano. Muito pelo contrário, começo do ano passado eu estava muito animada com as séries tanto que o número de séries na minha grade cresceu absurdamente. Eu tive esse cansaço no meio ano em plena summer season, então eu decide ver os episódios que eu queria e quando eu queria, e nas horas vagas como não tinha nada pra fazer, via desenhos aí eu comecei a rever X-Men Evolution e conheci Steven Universe.
Ótimo texto e é bom saber que outras não vejam esse cansaço não é um problema. Férias é bom e todo mundo precisa ter até das séries.