Quando se passa The Acolyte? Linha do tempo explicada
Linha do tempo de The Acolyte explicada: quando a série se passa e onde ela se encaixa na trama de Star Wars.
A nova série da Disney, “The Acolyte“, está transportando os espectadores a uma parte completamente nova da linha do tempo de Star Wars. Depois que “Star Wars: A Ascensão Skywalker” encerrou a linha do tempo oficial, em 2019, ficou claro que a Lucasfilm precisava ousar ainda mais para manter a franquia viva.
Até agora, o Disney+ lançou várias séries de Star Wars que passam em territórios muito familiares. Embora “The Mandalorian” tenha começado com personagens originais, não demorou muito para que uma série de participações especiais aparecessem. E isso inclui próprio Luke Skywalker de Mark Hamill. Mas “The Acolyte” é algo diferente. Ou seja, um vislumbre de uma era em que a luz dos Jedi brilhava intensamente pela galáxia.
Quando se passa The Acolyte?
The Acolyte se passa no final da Era da Alta República, a idade dourada da Ordem Jedi e da Alta República. Isso coloca a série na linha do tempo, aproximadamente 100 anos antes de “Star Wars: A Ameaça Fantasma“.
Na época de “A Ameaça Fantasma”, os Jedi estavam recuando da galáxia, limitados pela política do Senado e pelos caprichos do chanceler. Durante “The Acolyte“, os Jedi eram menos centralizados e mais dispostos, até mesmo ansiosos, para se envolverem nos assuntos dos cidadãos comuns.
A Era da Alta República começou cerca de 500 anos antes da Saga Skywalker. Há indicações sutis em “Ahsoka” de que os Jedi dessa época passaram por algum tipo de reforma. Essa foi a época de uma era de exploração, com os Jedi e a República em missões conjuntas para mapear mais a galáxia de Star Wars, avançando para a Orla Exterior. Os Jedi não ficaram sem oposição; como visto na iniciativa transmídia de Star Wars: The High Republic da Lucasfilm, eles colidiram com antigos aliados dos Sith e piratas espaciais que ressentiam a expansão da República.
Mas, em “The Acolyte“, a idade de ouro dos Jedi está chegando ao fim. Mesmo os Jedi não são imunes às tentações do poder, e não seria surpresa vê-los usando seus poderes da Força para demonstrar sua dominância; os trailers sugeriram que alguns na galáxia estão começando a ressentir-se deles. A relação entre os Jedi e a República se tornou cada vez mais próxima durante a Era da Alta República, e as restrições políticas sobre os Jedi teriam aumentado nesse ponto da linha do tempo.
Ainda assim, os Jedi de “The Acolyte” estarão no auge de sua confiança. Isso será antes da hesitação dos prequels, porque esses são Jedi que estão confiantes de que são a suprema potência da galáxia. Não é surpresa, portanto, que uma série de assassinatos de Jedi em “The Acolyte” pareça destinada a abalar tanto sua confiança.