Queen of the South – 1×13 – Cicatriz [SEASON FINALE]

Queen of the South Cicatriz MAIOR1

Imagem: USA Network

 

Não é fácil adaptar uma telenovela mexicana bem sucedida para um universo completamente diferente, como o da televisão à cabo. Ainda mais levando em conta que o telespectador que assistiu ao original teve mais tempo de acompanhar o desenvolvimento da personagem, aprender a ter sensibilidade com uma anti-herói e torcer para que ela consiga se dar bem no final. Entretanto, mesmo sabendo desses desafios, Queen of the South enfrentou o desafio de cabeça erguida. Sorte a nossa.

Queen of the South Cicatriz MAIOR

Imagem: Entertainment Weekly

Continua após a publicidade

É sabido também que o telespectador, juntamente com o roteiro, passou por inúmeros percalços até chegar no aguardado e merecido Season Finale que tinha como sumo objetivo redimir-se das bobagens que fez, mas também apontar para o topo da montanha e dizer – sim, nós podemos. O que não é nem de longe algo fácil de se fazer, principalmente, quando se frases e momentos icônicos de figuras como Martin Luther King Jr. e Barack Obama. Felizmente, tivemos uma equipe de roteiristas sensacionais que disse a si mesmo – “Se for difícil, faço agora. Se for impossível, me dê 5 minutos para me preparar.”

Cicatriz não é uma obra prima nem de longe, ainda mais se começar a falar da edição de ensino médio feita aqui, mas se compararmos esse episódio com alguns momentos desta temporada ou até mesmo da deplorável Summer Season, teremos a certeza que este Season Finale cumpriu sua missão e entregou mais do que se esperava. Desde o resultado das eleições de Epifânio, até mesmo o gancho apelativo e desnecessário nos últimos segundos, mostram que Queen of the South aprendeu com seus erros, ou parte deles.

Não me emocionou em nenhum momento essa tentativa de recuperar o atraso e desenvolver um problema entre mãe e filha nas coxas, sem qualquer preparação dos atores ou de qualidade da direção em capturar o melhor do seu elenco. É fato que as atrizes esforçaram-se para fazer com a que cena parecesse o mais dramática e densa possível, mas o resultado final ficou aquém para um ensaio, imaginem um algo definitivo. Tal “trama” paralela é tão bagunçada, que no fim do episódio você se pergunta – o que aconteceu com Isabela?

Não me sinto confortável em entrar no mérito se tal morte foi boa ou não para a história, porque sempre prefiro confiar nos roteiristas e quando olho essa situação numa perspectiva maior, imagino que eles já têm o que fazer quando a segunda temporada começar. O mesmo pode ser dito da eleição a governador do estado de Sinaloa e do futuro de Teresa como protagonista desta série.

Season Finale foi sóbrio, sem pompas, arcos ousados ou personagens que de repente começaram a receber atenção. Como disse nesta review, a produção sabe onde errou, mas o principal disso tudo é que eles mostram que sabem exatamente o que fazer para melhorar daqui pra frente. Diria que Queen of the South só será aquilo que quer ser quando crescer, a partir do momento que beber mais da fonte da telenovela e melhorar sua equipe de diretores.

Até 2017.

Avatar

Bernardo Vieira

Catarinense e estudante de direito. Escrevo sobre entretenimento desde 2010, mas comecei com política internacional depois da campanha americana de 2016. Adoro uma premiação e um debate político, mas sempre estou lendo ou assistindo algo interessante. Quer saber mais? Me pague um café e vamos conversar.

1 comment

Add yours
  1. Avatar
    Bruna 19 setembro, 2016 at 13:38 Responder

    Beber na fonte da telenovela, significa focar na história da sua protagonista e motivo da série, Teresa. Que foi o motivo pelo sucesso da telenovela. É não focar em subtramas como de Camila, uma personagem com muita pose de poderosa, para pouco resultado no final. Eu espero que motivo da mudança do roteirista principal seja por esse motivo, a falta de foco na protagonista, é que nova roteirista corrija o erro, e foque na incrível história de Teresa. Pela mudança rápida que ocorreu neste episódio final com Teresa, tudo indica que finalmente, Teresa vai ser finalmente tratada como protagonista no roteiro.

Post a new comment