Quem é Donald Sutherland ator que morreu?

Pai do ator de 24 horas, Kiefer Sutherland, o ator Donald Sutherland faleceu aos 88 anos nesta quinta, 20 de junho.

Donald Sutherland série
Imagem: Divulgação.

O astro Donald Sutherland, ator que venceu o Emmy e o Globo de Ouro, faleceu nesta quinta, 20 de junho, aos 88 anos, depois de uma batalha contra uma longa enfermidade.

Kiefer Sutherland, ator de 24 horas, e um dos cinco filhos do ator, comunicou a notícia através de suas redes sociais.

“Com o coração pesado, informo que meu pai, Donald Sutherland, faleceu,” escreveu ele. “Eu pessoalmente acredito que ele foi um dos atores mais importantes na história do cinema. Nunca se intimidou com um papel, fosse bom, ruim ou feio. Ele amava o que fazia e fazia o que amava, e não se pode pedir mais do que isso. Uma vida bem vivida.”

PUBLICIDADE

A carreira de Donald na televisão começou com aparições em episódios de programas como “Os Vingadores” e “The Name of the Game”. Mas seu papel como Capitão Benjamin Franklin “Hawkeye” Pierce Jr. no filme “MAS*H” de 1970 deu início ao seu sucesso nas telonas.

Ao longo dos anos, ele apareceu em dezenas de filmes, recebendo indicações ao Globo de Ouro por “Gente Como a Gente” e “Sem Limites“.

Seus muitos créditos no cinema também incluíram “Os Invasores de Corpos”, “Cortina de Fogo”, “Seis Graus de Separação”, “Cowboys do Espaço” bem como “A Arte da Guerra”, entre outros. Mais recentemente, teve um papel memorável nos quatro filmes originais de “Jogos Vorazes”, onde co-estrelou como o vilão Presidente Snow.

Embora Donald nunca tenha sido indicado ao Oscar, ele recebeu um prêmio honorário da Academia em 2018 por seu trabalho memorável.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.