Quem sentará no Trono de Ferro com o final de Game of Thrones? Confira palpites

O que vai acontecer no final de Game of Thrones?

Cersei Lannister tentou avisar Ned Stark antes dele morrer na primeira temporada de Game of Thrones:Quando você joga o jogo dos tronos, você ganha ou morre.” Essa declaração simples e icônica ficou ainda mais complicada à medida que os episódios passaram e as apostas aumentaram. Reis e rainhas medievais tramaram peças políticas; Jon Snow descobriu algumas verdades; Daenerys aprendeu a governar e e ficou bem chateada; o romance de dois líderes ficou cada vez mais tenso; o Rei da Noite caiu; e agora King’s Landing foi incendiada, junto de Euron, da Companhia Dourada, de Cersei e Jaime, e dos irmãos Clegane e também Varys.

A batalha pelo Trono de Ferro se torna, mais uma vez, o conflito central da série. E hoje, com a exibição do último episódio de Game of Thrones, descobriremos finalmente quem sentará no tão disputado lugar.

Mas será que Daenerys vai ficar lá até o fim? Muitas teorias foram desenvolvidas ao longo da série, e a verdade é que ninguém sabe mesmo o que vai acontecer. Dentre tantas possibilidades, muitos podem governar. Outros ainda, podem morrer.

Pensando nisso, o Mix de Séries resolveu apontar como seria o final, traçando a hipótese de que cada um dos personagens restantes possa sentar no Trono de Ferro. Confira as possibilidades.

 

1 – Daenerys Targaryen

Desde o começo, Game of Thrones tem pavimentado o caminho para que Daenerys Targaryen tome o controle dos Sete Reinos e se torne a governante benevolente digna de… uma democracia? “Quebre a roda“, ela disse uma vez. Infelizmente, essa não é a narrativa que a série se encaminha para terminar. Apesar de toda a sua conversa sobre a criação de um mundo melhor para todos, Daenerys Targaryen se transformou na “Rainha Louca“, matando tantas pessoas quanto, se não mais, que seu pai louco fez outrora.

A boa notícia, porém, é que Daenerys ganhou o Jogo dos Tronos no último episódio. O final, dessa forma, será mais um epílogo para descobrir como os humanos vivem com eles mesmos depois de derrotar o Rei da Noite e assassinar milhares de camponeses em massa. Então não há muito tempo para alguém desafiar a reivindicação de Daenerys ao trono. Claro, Jon Snow pode ser Aegon Targaryen, mas o que parecia ser um segredo inovador se demonstra menos importante quando Aegon não queria ser rei e Daenerys estava disposta a matar milhares de inocentes para ficar com o Trono. Daenerys trabalhou duro, embora não necessariamente de forma inteligente, e agora ela é a Rainha. Isso de fato é como ganhar – ou ficar próximo – do Jogo dos Tronos.

Imagem: HBO/Divulgação

 

2. Jon Snow/Aegon Targaryen

Jon Snow, na verdade Aegon Targaryen, filho do irmão de Daenerys, pode vencer essa coisa toda contra sua vontade. O argumento para o governo de Jon foi claramente exposto por Varys no episódio 4 desta temporada: O povo está apoiando-o, ele tem a reivindicação mais legítima (graças a seus órgãos genitais), e um governante relutante pode ser a melhor coisa para os Sete Reinos. Claro, depois de tantos anos de guerra.

Os maiores obstáculos que Jon Snow tem para sentar no trono vêm dele mesmo, e da honra que ele herdou de Ned Stark. Neste momento, Jon jurou lealdade a Daenerys, agora firmemente Rainha Louca. Mas ele também não está mais envolvido romanticamente com sua tia. Se não houver mais amor, deixando espaço apenas para o medo, então Jon está ligado com Dany apenas pelo código que Ned o ensinou a viver. O Trono poderia facilmente estar ao seu alcance, se ele se casasse com Daenerys… ou se ele a traísse e tomasse o trono. Como? A matando, por exemplo.

Antes de “The Bells“, parecia improvável que Jon se voltasse contra sua honra e trabalhasse contra sua rainha. Mas a destruição de King’s Landing traumatizou nosso triste e futuro rei. Dessa forma, ele talvez precise se voltar contra sua tia louca e deter a Rainha no final. Se existe alguém capaz de impedir Daenerys de cometer mais crimes esse alguém é Jon Snow. Ele pode não estar jogando o Jogo dos Tronos da melhor forma, ou da mais agressiva. Entretanto, com sorte, ele merece estar no topo da lista de qualquer candidato a sentar no Trono.

Imagem: HBO/Divulgação

 

3. Sansa Stark

Sansa absorveu lições de manipulação diretamente de Mindinho e Cersei Lannister. Dessa forma, ela se tornou uma mente política que pode ser inigualável para os Sete Reinos. Cersei ensinou-lhe a beleza de um elogio desavergonhado ou um olhar hesitante. É só ver, por exemplo, como ela olhava para Jon e Daenerys na 8ª temporada. Mindinho a ensinou a lutar todas as batalhas, o tempo todo, então ela nunca se intimidou com acontecimentos perigosos. Na sua posição de Lady de Winterfell, sendo a mais velha Stark na casa ancestral, Sansa está em uma posição real de poder.

O conflito entre Jon e Dany sobre quem é mais legítimo ao Trono de Ferro já dividiu a lealdade entre o ex-Lorde Comandante e a Rainha dos Dragões. Sansa, talvez, tenha manipulado Tyrion, contra os dois, levando a muitos conflitos que aconteceram no episódio anterior. E isso poderá levá-la a sentar no Trono de Ferro, colocando o anão como sua mão.

A fim de tomar o controle dos Sete Reinos e do trono, Sansa precisa ainda pressionar a Rainha Louca, mesmo quando Dany insistir que o Norte dobre o joelho para a Casa Targaryen. Não sabemos ao certo o que ela, Bran, Jon e Arya acertaram da última vez que estiveram em Winterfell. Então, tudo poderia estar correndo de acordo com o plano de Sansa. Ou, se ocorrer um desastre e Jon acabar no Trono, o triste rei poderia abdicar para a maior mente política que ele conhece: a Rainha do Norte, Senhora de Winterfell, Sansa Stark. Lembrem-se do que ela prometeu: o Norte nunca mais se ajoelhará.

Imagem: HBO/Divulgação

 

4 – Tyrion Lannister

As perspectivas reais para Tyrion estão parecendo menos promissoras ultimamente. Mas existem ainda alguns modos que fariam sentido para o Lannister ser da Casa vitoriosa da série. Tyrion fez um bom show em manter a cabeça no lugar diante dos portões de King’s Landing. Se Dany morrer pela mão de alguém, e Jon não se apresentar para ser rei, Tyrion é uma ótima opção para o Reino. Ele pelo menos reconstruiria King’s Landing com melhor objetivo.

Tyrion é, atualmente, a Mão da Rainha e um assassino Lannister. Além disso, ele teve experiência em dirigir King’s Landing e Meereen como um governante. É difícil imaginar Tyrion tomando o trono enquanto Daenerys ainda vive, mas essa perspectiva mudou drasticamente agora que Daenerys assassinou um bando de civis inocentes em Porto Real. Tyrion matou Shae, a quem ele amava, por traí-lo. O que o impedirá dele fazer o mesmo com Daenerys, agora que ela é um monstro?

Uma maneira pela qual Tyrion poderia sentar-se no Trono de Ferro e não ter que trair todos a quem ele está leal, é se de algum modo Daenerys caísse e Sansa subisse na hierarquia. Sansa teve muitos maridos, mas ela considera Tyrion o melhor. Se a única maneira de acalmar uma nação em pânico depois de uma guerra final é mostrar unidade entre os Starks e os Targaryen, o rei Tyrion e a rainha Sansa poderiam formar uma união bem estável, não acham?

Imagem: HBO/Divulgação

 

5 – E se um bebê Targaryen/Stark nascesse?

Os dois últimos episódios da 7ª temporada incluíram muitas conversas sobre bebês entre os jovens e atraentes protagonistas da série. Daenerys continuou insistindo que estava infértil e Jorah Mormont disse a Jon Snow que ele deveria se manter empenhado em dar filhos para a Rainha. Parece que estávamos construindo a revelação de um bebê milagroso, nascido do incesto dos Targaryen, assumindo que ambas as partes eram surpreendentemente férteis durante seu breve romance. Este é um tiro no escuro, mas se der certo, esse garoto teria o sangue de dois guerreiros-líderes extremos. Dessa forma, o milagroso bebê Targaryen seria o próximo na linha de sucessão.

George R.R. Martin já havia provocado que o final da história seria “agridoce”. Então, um bebê milagroso provavelmente não conseguiria viver uma vida longa com ambos os pais ao redor. É possível que a criança seja empurrada para a liderança em uma idade muito jovem, com alguém como Tyrion servindo de Lorde Protetor do Reino até que a criança cresça um pouco. Se pararmos para pensar, isso aconteceu na história da Brasil, quando D. Pedro I abdicou do poder e Pedro II não tinha idade para governar, lembram?

Claro, nós não sabemos se tal opção existe de fato, e o episódio final só terá 1h20. Mas esse bebê milagroso não é uma carta fora do baralho. Tenham isso em mente.

game of thrones baby

Imagem: HBO/Divulgação

 

E para você? Qual personagem terminará a série, de fato, sentado no Trono de Ferro? O final de Game of Thrones vai ao ar neste domingo, às 22h, pela HBO.

Leia também: Final de Game of Thrones também dará fim ao comportamento de acompanhar séries pela TV

Anderson Narciso

Anderson Narciso

Mestre em História, apaixonado por mídias, é o editor responsável e idealizador do Mix de Séries. Eterno órfão de Friends, One Tree Hill e ER, acompanha séries desde que se entende por gente. No Mix é editor de colunas e de notícias, escreve a coluna 5 Razões e resenha a série Gotham.

No comments

Add yours