Reacher, resumo e final da 1ª temporada explicado
Explicamos e resumimos com o spoiler o final da primeira temporada da série Reacher do Amazon Prime Vídeo. Eis os detalhes.
O final da primeira temporada de Reacher é cheio de ação e emoção, mas alguns dos detalhes e motivações podem não ser claros, especialmente para os espectadores que não leram os livros.
A primeira temporada de Reacher é uma adaptação relativamente fiel do primeiro romance de Jack Reacher de Lee Child, Killing Floor. Dois dos livros de Child foram anteriormente adaptados para filmes com Tom Cruise interpretando o papel principal em Jack Reacher (2012) e Jack Reacher: Never Go Back (2016).
Mas a série Amazon Prime Video é muito mais fiel aos livros e à caracterização de Jack Reacher. Então, ela configurou a segunda temporada para uma história interessante.
Reacher acompanha o errante Jack Reacher (Alan Ritchson) chegar à cidade fictícia de Margrave, na Geórgia. Tudo isso, depois que ele se lembra de que seu irmão, Joe, certa vez lhe contou um boato de que o músico de blues Blind Blake poderia ter morrido lá. Pouco depois de chegar à cidade, Reacher é preso por um assassinato que ele não cometeu e, então, trabalha para limpar seu nome.
A investigação revela que o homem assassinado é na verdade seu irmão. E, durante sua vingança, ele descobre uma enorme operação de falsificação em Margrave que vai até o prefeito, Grover Teale (Bruce McGill) e o misterioso benfeitor da cidade, Kliner (Currie Graham).
A primeira temporada de Reacher termina com Jack deixando Margrave para trás, enquanto ele caminha pela estrada para sua próxima aventura. A essa altura, ele limpou a corrupção na força policial de Margrave. E, ainda, queimou a operação de falsificação (literalmente), bem como exigiu vingança pelo assassinato de seu irmão. Dessa forma, veja o que acontece no final da 1ª temporada de Reacher.
Quem matou Joe?
O assassinato de Joe (Christopher Russell) é o que mantém Jack Reacher envolvido além de simplesmente querer que seu nome seja limpo para que ele possa sair da cidade e seguir em frente com sua vida. Antes mesmo que ele tenha visto o corpo e descobrindo sua identidade no episódio 1 da série, “Welcome to Margrave”, Reacher raciocina que três homens podem se conectar ao assassinato com base na maneira como trataram do corpo.
O tiro mortal veio de um atirador calmo e profissional. Alguém que estava “desequilibrado” espancou o corpo depois que Joe morreu, e uma terceira pessoa foi responsável pelo trabalho ineficaz de escondê-lo.
Leia também: Elenco de Reacher, a verdade sobre atores e personagens
No final da primeira temporada, as suspeitas de Reacher sobre a equipe de três homens e sua identidade se confirmam. O prefeito Teale tinha a maior parte da cidade sob seu controle de uma forma ou de outra, incluindo o chefe de polícia, Morrison (Peter Skagen), mas foi Kliner Junior (Chris Webster) que estava por trás do assassinato em si.
KJ foi o homem que realmente matou Joe Reacher e arrumou seus cartuchos de bala. Seu amigo Dawson (Dark Web: A.J. Simmons da Cicada 3301) foi quem espancou o corpo depois que Joe morreu. E o próprio chefe de polícia, incomodado com seu envolvimento e ansioso para sair da área rapidamente, foi quem tentou às pressas esconder o corpo com papelão.
Explicação da operação de falsificação do Reacher
No centro de todos os assassinatos na primeira temporada de Reacher está uma complexa operação de falsificação que opera em Margrave, Geórgia. Enquanto Reacher identifica de forma rápida que provavelmente há um projeto de falsificação em andamento na cidade, ele tem vários erros de cálculo ao longo da série sobre exatamente como ele funciona. Como uma versão menos experiente do que provavelmente será na segunda temporada de Reacher.
A série explica o papel genuíno para as notas como a parte mais difícil de encontrar em Reacher. E Joe bloqueou todo o processo de fabricação para garantir que nenhuma pudesse ser criada ou roubada. No entanto, todas as denominações de notas na moeda dos Estados Unidos são do mesmo tamanho.
Leia também: Crítica | Reacher é a série do Prime Video que você precisa assistir…
Então, os falsificadores descobriram que poderiam lavar a tinta das notas de $1 e depois reimprimi-las como notas de $100. Mas tiveram que usar a versão de 1990 da nota de $100 que antecedeu a introdução de tiras magnéticas que identificam a denominação da moeda em todas as notas superiores a $2.
Eles poderiam então enviar as notas de US$100 para a Venezuela. Tudo isso, para usarem no comércio do mercado negro, já que a moeda dos EUA é considerada estável para esses fins. Paul Hubble (Marc Bendavid de Good Witch) foi responsável por fazer o dinheiro que passa pela fundação Kliner parecer legítimo.
Existem alguns detalhes adicionais estranhos que ajudaram a explicar o esquema de falsificação de Reacher. Eles originalmente usavam os produtos químicos para limpar as notas em outra cidade. Mas o escoamento de sua falsificação causou poluição extrema na cidade de Chester e eles tiveram que fechar a loja para evitar serem descobertos.
Quando se estabeleceram em Margrave, usaram ração animal moída para absorver os produtos químicos usados para que não fossem descobertos da mesma maneira novamente. A Guarda Costeira, até o início da primeira temporada de Reacher, vinha reprimindo o movimento de mercadorias ilegais. O que significava que a operação de falsificação não poderia enviar nenhuma de suas notas falsas de US$100 por um longo tempo.
E isso estava causando tensões com os venezuelanos, o que levou à aparente necessidade de matar várias pessoas relacionadas à operação. No final da primeira temporada de Reacher, o protagonista não apenas mata todos os envolvidos no processo, mas também queima seu armazém no chão. Levando os produtos químicos e todas as notas falsas armazenadas com ele.
Por que o protagonista deixa Margrave e Roscoe?
Ao longo da primeira temporada de Reacher, a série de TV da Amazon faz um bom trabalho ao estabelecer um relacionamento e relacionamento entre Reacher e Office Roscoe Conklin (Willa Fitzgerald). Embora pareça que o relacionamento deles possa continuar após o final da primeira temporada, Jack deixa a cidade. Ele explica que acredita que há muito tempo havia aqueles que ficavam perto do fogo e aqueles que vagavam e que ele era um errante. Isso é ressaltado pelo uso de canções de blues em Reacher que se relacionam com a tradição do homem errante. Elas incluem “Police Dog Blues” de Blind Blake.
Em Killing Floor, Reacher fornece mais informações sobre sua decisão de deixar Margrave em vez de ficar com Roscoe. Ele e Roscoe ficam acordados a noite toda conversando, enquanto ela pede para ele ficar. E ele sabe que não pode, então, ele pede para ela ir com ela, e ela diz que não pode.
Logo, ele reflete que, se ele ficasse e fosse entrevistado sobre todas as operações de falsificação, as consequências da investigação o manteriam preso por pelo menos dois anos. Ao mesmo tempo, Roscoe planeja concorrer a prefeito. Enquanto ele pensa em ficar com ela, ele reconhece que eles querem coisas diferentes. E, ainda, que as campanhas eleitorais não combinam com ele, então, ele tem que sair.
No final da primeira temporada de Reacher, parte dessa explicação é entregue a Finlay (Malcolm Goodwin de iZombie), com Finlay cobrindo Reacher para que ele não precise ser entrevistado.
Por que Reacher enterrou a medalha para Joe
Antes de deixar Margrave no final da primeira temporada de Reacher, Reacher visita o local onde KJ matou Joe. Então, ele enterra a medalha que seu avô recebeu por bravura diante do perigo. Ao longo da primeira temporada de Reacher, flashbacks mostram que sua mãe sempre afirmou que Joe tentaria resolver todos os problemas do mundo, enquanto Reacher era uma pessoa forte que tinha a coragem de fazer a coisa certa.
Quando Reacher enterra a medalha, ele diz: “É preciso coragem para resolver os problemas do mundo também, Joe”. Reacher está reconhecendo que sua mãe nem sempre foi justa em sua caracterização deles e serve como uma despedida para ele ao reconhecer a importância do exemplo de Joe em sua juventude.
Curiosamente, isso não está incluído em Killing Floor, onde, em vez do final da primeira temporada de Reacher, Reacher tem um funeral arranjado para o qual ele não está presente e pede que as cinzas de Joe sejam espalhadas no local onde o Blind Blake de Reacher já jogou tantos anos antes.
Roscoe, Finlay e Neagley aparecerão na 2ª temporada?
O final da primeira temporada de Reacher sugere o futuro que Roscoe e Finlay terão quando Reacher deixar a cidade. Roscoe será candidato a prefeito, enquanto Finlay (que em Killing Floor permaneceu em Margrave no mesmo papel) planeja deixar à força e voltar para Boston.
Baseado nos livros de Jack Reacher, é improvável que qualquer um desses personagens apareça novamente na série de TV Reacher, pois eles não aparecem em nenhum dos romances posteriores, apesar de Roscoe dar a Reacher seu número de telefone em ambas as versões da história. No entanto, isso pode ser alterado para ajudar a construir um senso de continuidade na série de TV, especialmente com Finlay voltando para Boston, já que Reacher poderia facilmente passar pela cidade e pedir sua ajuda com algo.
A primeira temporada de Reacher também apresenta a personagem Neagley (Maria Sten). Neagley não aparece em Killing Floor, mas aparece em vários livros posteriores. Embora a segunda temporada de Reacher provavelmente adapte Die Trying, o segundo livro da série, e outro livro que não inclui Neagley, parece provável que ela apareça novamente.
Reacher a apresentou como igual a Reacher e alguém que pode ajudá-lo, independentemente de onde os dois estejam no país. Ela é fundamental no final da primeira temporada de Reacher. Então, embora Roscoe e Finlay não retornem, Neagley provavelmente aparecerá na segunda temporada. Ao menos, ajudando a manter uma conexão com a primeira temporada de Reacher além do próprio Reacher.