Recomeço: série da Netflix ajudou atriz na vida real
Zoe Saldana, a Amy de Recomeço, revelou o quão a série foi difícil filmar, mas como ela também ajudou a processar algumas coisas.
Atenção, este artigo contém SPOILERS da série Recomeço da Netflix.
Zoe Saldana queria colocar os pés de volta no planeta Terra. Isso porque ela ficou muito tempo no espaço ou fazendo ficções científicas. A série Recomeço (From Scratch), da Netflix, foi a forma que a atriz encontrou de atender seu “desejo crescente de explorar outros territórios“, como ela explicou ao Today.
A atriz, com 44 anos, estava empolgada para que o público conferisse Recomeço, que estreou na Netflix em 21 de outubro. O drama de oito episódios tem base no livro de memórias de 2019 da também atriz Tembi Locke, “From Scratch: A Memoir of Love, Sicily and Finding Home”.
E é basicamente uma obra que fala sobre reconstruir sua vida depois que seu marido italiano, Saro, morre de uma forma rara de câncer que atinge o tecido.
De ficção científica para um drama intenso
“Nos últimos nove anos da minha carreira, sinto que tenho tido bebês, criando meus lindos meninos e fazendo muitas franquias”, disse a estrela de “Guardiões da Galáxia” e “Avatar” ao Today. “E apesar de estar muito feliz, muito orgulhosa de estar no espaço, adoro ficção científica, nos últimos dois anos houve esse desejo crescente de explorar outros territórios.”
Leia também: Recomeço, veja a Amy e Lino da vida real que inspiraram a série
Explorar uma história vulnerável e humana se tornou muito importante para a atriz. Principalmente depois que Reese Witherspoon, produtora de Recomeço, a escolheu a dedo para estrelar a minissérie. Saldana disse que as duas megaestrelas se conheceram em um jantar casual durante o qual Witherspoon trouxe o livro.
Witherspoon e sua empresa, Hello Sunshine têm sido pioneiras em Hollywood. Adaptando livros como “Where the Crawdads Sing”, “Little Fires Everywhere” e “Big Little Lies” em filmes e programas de TV.
Oferecendo-lhe o papel principal, Saldana sabia que ela tinha que “pular de cabeça”.
“Não apenas com o coração aberto, mas com a mente aberta, porque você está lá para aprender, você está lá para crescer”, disse ela. “E você também está lá para pagar quando essa oportunidade se apresentar.”
Recomeço ajudou Saldana
A série Recomeço tem Saldana como Amahle “Amy” Wheeler, uma americana que estuda no exterior, na Sicília, Itália. Só que ela não apenas se apaixona pelos pontos turísticos e pela cultura, mas também pelo chef siciliano Lino (Eugenio Mastrandrea). O romance deles é desafiado por suas diferentes origens culturais e pelos inesperados problemas de saúde de Lino.
Leia também: Recomeço: série de romance na Netflix acaba sendo triste
Saldana experimentou a morte de um ente querido. Quando ela tinha 9 anos, seu pai, Aridio Saldana, morreu.
“Perdi meu pai, então me lembro da dor dos meus 9 anos e olhando para minha mãe, vi o quão difícil era para ela”, disse ela. “Então quando li o roteiro e o livro de Recomeço, realmente abriu esse escopo de como é perder um parceiro. Eu sei o que é perder um pai, mas não o que é perder seu parceiro. Então, a série me ajudou muito a entender isso”.
Saldana é casada com Margo Perego Saldana desde 2013. Como seu marido fictício em Recomeço, o verdadeiro marido de Saldana é da Itália também.
Saldana explicou como depois que alguém morre, a família e o cuidador da pessoa também perdem uma parte de si depois de “dedicarem uma grande parte de suas vidas para cuidar de alguém”.
“Quando essa batalha é perdida, não é apenas a vida que foi perdida, todos ao redor dessa vida também”, disse ela. “Ter que ficar para trás às vezes pode ser tão cansativo. Quase parece que é uma morte dupla, e ter que continuar vivendo, e encontrar razões para viver e razões para sorrir novamente, é disso que trata a história.”
Atriz diz que filmar a série foi muito difícil
A atriz de Recomeço ressaltou o quão era pesado o material e que também não foi fácil filmar. Mas tratava-se de ser altruísta e contar a história da família Locke “com a máxima integridade, para que eles possam olhar para trás e ter algum tipo de conclusão”.
“Mas também saiba que o que eles tinham era tão real, então era um risco e um desafio que valia a pena fazer”, acrescentou.
Em 2019, Tembi Locke, a verdadeira Amy, conversou com Today sobre como, após a morte de seu marido em 2012, ela e sua filha, Zoela, foram para sua cidade natal na Sicília para se curar.
“Nossa amizade (com a família de Saro) tornou-se mais profunda e maior porque pudemos ver partes um do outro que talvez não tivéssemos sido solicitados a avançar, mas pela doença”, disse a atriz de Eu Nunca, acrescentando: “Acho que ele está sorrindo de volta para nós hoje.”
Ao falar com Today, Saldana também compartilhou que muitas vezes as pessoas não são ensinadas a sofrer, mas compartilhar histórias como essa é importante.
“Não somos ensinados a viver naquele lugar, como sociedade, como culturas. E acho importante criarmos ferramentas um para o outro”, disse ela. “Acho que a única maneira de passar por algo assim é apenas caminhando, entregando-se a todos os campos.”
Recomeço já está disponível na Netflix.