Revelado por que The Walking Dead não vai ter 12ª temporada

The Walking Dead chegou com a sua temporada final na Netflix, mas finalmente foi revelado por que não terá uma 12ª temporada.

The Walking Dead: Por que não vai ter 12ª temporada
The Walking Dead: Por que não vai ter 12ª temporada

Depois de 177 episódios e incontáveis mortes de zumbis, The Walking Dead acabou. Bem, a série principal, pelo menos. Além do episódio final, intitulado “Rest In Peace”, alguns de seus sobreviventes favoritos farão o que ainda fazem de melhor, que é sobreviver.

Mas por que The Walking Dead acabou e não vai ter 12ª temporada? Aqui está tudo o que você precisa saber sobre a vida após a morte no que diz respeito à franquia The Walking Dead!

The Walking Dead foi cancelada e não terá 12ª temporada?

The Walking Dead 12 temporada
Imagem: Divulgação.

The Walking Dead não terá uma décima segunda temporada, mas já sabemos disso há algum tempo. Em setembro de 2020, a AMC anunciou que o fim estava próximo, embora tenha adicionado episódios extras à temporada final, aumentando o capítulo final para vinte e quatro episódios sem precedentes.

PUBLICIDADE

O diretor de conteúdo de The Walking Dead, Scott Gimple, explicou em um comunicado que o programa principal terminará para dar lugar a novas histórias:

“Temos muitas histórias emocionantes para contar em TWD, e então, este final será o começo de mais Walking Dead – novas histórias e personagens, rostos e lugares familiares, novas vozes e novas mitologias. Um grand finale que levará a novas estreias. A evolução está sobre nós. The Walking Dead vive.”

Leia também: Rick e Michonne se reúnem em fotos da nova série The Walking Dead

Parece que a AMC e a equipe chegaram a um acordo amigável, decidindo juntos que agora era o momento perfeito para encerrar a série original. Isso faz muito sentido, dado o tempo que The Walking Dead estava no ar.

Pouquíssimos programas com roteiro continuaram além de 177 episódios, então é melhor sair quando ainda há alguma demanda, em vez de esperar até que todos desistam de assistir a série.

Esta também não seria a primeira vez que uma série termina para ajudar a criar novos spin-offs.

As avaliações provavelmente não foram um fator importante aqui, porque elas sozinhas não eram ruins o suficiente para justificar o cancelamento, apesar de uma queda nos últimos anos.

A série estreou com 5,35 milhões de telespectadores em 2012 com uma das maiores estreias da história da TV a cabo e, no auge, 17 milhões de pessoas assistiram ao programa semanalmente.

No meio da terceira temporada, The Walking Dead teve uma corrida de 75 episódios consecutivos com mais de 10 milhões de espectadores ao vivo, o que era praticamente inédito naquela época, e especialmente agora.

Desde então, a décima temporada terminou com as classificações mais baixas do programa, atraindo apenas três a quatro milhões de pessoas assistindo por episódio.

É por isso que nos perguntamos se pode haver mais história por trás desse cancelamento do que imaginamos, e agora parece que pode ser o caso…

O motivo do fim de The Walking Dead

The Walking Dead 12 temporada
Imagem: Divulgação.

Durante uma conversa recente com o Collider, Jeffrey Dean Morgan (Negan), sugeriu que Gimple e a showrunner Angela Kang ficaram bastante surpresos com o anúncio:

“A notícia, quando a recebemos em plena pandemia, foi uma surpresa total, não só para mim e para os demais atores, mas para todos os envolvidos na série desde a produção. Scott Gimple e Angela Kang também não faziam ideia.

“Veio do nada e havia um pivô tão grande”, acrescenta Morgan. “Acho que eles tinham a 11ª temporada totalmente mapeada, para onde iriam, e de repente se tornou, ‘Nós também temos que encerrar a história, de certa forma.’

Pegou todo mundo de surpresa, então foi um grande pivô. E então, eles lançaram os seis episódios adicionados à 10ª temporada e, em vez de fazer 16, fizemos mais 24. Havia um monte de coisas para envolver nossas cabeças.”

Leia também: Volta de Rick em The Walking Dead teve detalhes escondidos

Se Gimple e Kang finalmente concordaram com essa decisão, não está claro, mas não parece que a série terminou inteiramente em seus termos, o que significa essencialmente que The Walking Dead não acabou. E, sim, foi cancelada, a partir de uma decisão de reajuste da grade da AMC.

É claro que Morgan também ficou surpreso com o cancelamento e, nesta mesma entrevista, ele menciona como é surreal não voltar e filmar uma 12ª temporada:

É surreal como o inferno pensar que esta será a última parte. Tornou-se uma parte da minha vida, e uma parte da vida de todos que estão na série, que é difícil conciliar o fato de que isso vai acabar em daqui a um ano.

Bem, na verdade, ainda estarei aqui daqui a um ano, mas você sabe o que quero dizer. Não há uma temporada 12. É muito estranho… Então, em poucas palavras, não estou pensando no ‘acabou’, embora esteja lá atrás. Ainda temos muita história para contar.

Mas não tenha medo, porque Morgan está certo. Ainda há “muita história para contar“.

Franquia vai ganhar séries derivadas

Volta de Rick em The Walking Dead teve detalhes escondidos
Imagem: Divulgação.

O primeiro é The Walking Dead: Dead City, anteriormente conhecido como o spin-off de Maggie e Negan.

Esta série de seis episódios acontecerá 12 anos após o apocalipse e alguns anos após o final de The Walking Dead também. Previsto para abril de 2023, o programa seguirá Maggie e Negan em uma Manhattan pós-apocalíptica, que há muito tempo foi isolada do resto do continente.

O showrunner Scott M Gimple provocou que, “É um hospício … Há muito conflito. E também há muita ação. Há tirolesa, os caminhantes são loucos.”

Lauren Cohan e Jeffrey Dean Morgan estarão no elenco dessa série, e esse não é o único spin-off que está em nosso caminho.

A história de Daryl também continuará em um novo programa, como sugerido nas cenas finais de The Walking Dead, quando ele partiu em busca de Rick Grimes. Originalmente, Carol deveria se juntar a ele, mas Melissa McBride desistiu do projeto pouco depois de ser anunciado.

Não parece que Daryl acabará encontrando Rick e Michonne, porque eles estão muito ocupados estrelando sua própria série de seis partes que substituirá a trilogia de filmes anunciada anteriormente alguns anos atrás.

O reencontro de Andrew Lincoln e Danai Gurira na tela será uma “história de amor épica”, como já foi provocado por seu retorno surpresa no final de The Walking Dead. Nessa participação especial, eles ainda não estão juntos pessoalmente, mas isso mudará em breve quando o programa for ao ar em 2023.

Portanto, há muito o que contar em The Walking Dead e, mesmo ela tendo acabado, a história continuará!

Sobre o autor

Italo Marciel

Redação

Jornalista por formação e publicitário por aproximação. Desde a graduação, circulo entre as duas áreas e isso me preparou para atuar com mais segurança e amplitude na Assessoria de Comunicação Política, área na qual trabalho desde 2013. Ao todo, já são são oito anos gerenciando a comunicação de parlamentares do legislativo municipal. Entre as minhas principais atribuições estão: criação e gerenciamento de conteúdo textual e visual (artes, fotos e vídeos) para redes sociais; planejamento de pronunciamentos; preparação de pauta para reuniões e entrevistas; relacionamento com a imprensa. Além disso, tanto tempo no meio me trouxe conhecimentos intermediários de assessoria parlamentar, onde auxilio na construção e revisão de projetos e no relacionamento com pastas do poder público de direto interesse dos mandatos. No Mix de Séries atua como jornalista e redator de notícias gerais, desde 2017. Também produz críticas e conteúdos especiais voltado para a área de streaming.