Ringue Mix: A realidade contra a fantasia

O cheiro de carne podre está no ar. Duas séries muito queridas por mim, mas vamos aos fatos que aqui vence quem merece.  Neste caso as duas séries seguem o mesmo tema: apocalipse zumbi. Mas o caminho que ambas escolheram é bem distinto. Por parte de uma temos uma fantasia mais realista e por parte da outra temos uma fantasia antiga no estilo trash.

Só que para vermos todas essas grandes diferenças em meio a muitas semelhanças nada melhor que um Ringue Mix para nos mostrar isso. Os fatos e acontecimentos irão se chocar no território americano, pois The Walking Dead  e  Z Nation não estão para brincadeiras! Vamos começar?

 

11051104_859739967405469_1217334393_n

Continua após a publicidade

De um lado do ringue…

The Walking Dead

5 temporadas (2015 – atual)

13 episódios

Criada por Robert Kirkman

The Walking Dead Ringue Mix The Walking Dead dispensa comentários e apresentações. A série apocalíptica mostra um grupo de sobreviventes após uma praga zumbi que toma conta do mundo. Esta história é localizada em sua maior parte em Atlanta, mas agora está mais próxima de Washintong D.C.. Baseada na HQ de mesmo nome, o drama televisivo da AMC  acompanha Rick Grimes e seu grupo que tenta a todo custo sobreviver, mas os problemas enfrentados vão muito além de meros walkers porque sem dúvida o maior inimigo enfrentado por eles são os seres humanos. A história também nos pertimite ver do que cada personagem é capaz de fazer para viver ou para defender seus amigos.

Do outro lado do ringue…

Z Nation

1 temporada (2014 – renovada)

13 episódios

Criada por Karl Schaefer

Z Nation Ringue Mix

Z Nation é mais uma das revelações da Fall Season 2014, embora muito questionada e criticada a série deu um belo tapa de luva na sociedade ao ser renovada para a sua segunda temporada. Este drama também é focado em um grupo de sobreviventes, mas com uma missão: levar para de New York para Califórnia a única pessoa imune a praga. Só que essa imunidade pode se tornar perigosa ao longo do caminho. Além disso a série se inicia três anos após o começo do apocalipse e tem um ar bem cômico em determinados momentos, o que se remete a influência “trash” que citei no início do texto.

 

fight-300x169

 

Vocês podem estar pensando que é muito nada a ver falar de duas séries tão parecidas, mas gente só um pouquinho, desde que Z Nation começou as pessoas, no caso a maioria de vocês, só sabia comparar um série com a outra. A melhor parte de fazer essa matéria é mostrar no que as duas séries se diferenciam e deixar de lado essa ideia de comparação de semelhanças e sim comparar a qualidade e o diferencial de cada uma delas.

De um lado temos TWD que já tem o seu próprio público e sua história bem definidos. Muito andam criticando a série falando que está arrastada, perdeu o foco e tal, tal, tal. Para mim isso é besteira. Gente se isso fosse verdade será que The Walking Dead seria renovada antes mesmo de sua estreia? Ainda por cima, mais de uma vez? Acho que não. Lógico que desde o início aconteceram muitas mudanças, não digo apenas no formato, mas falo também de produção e qualidade na questão do enredo. O drama zumbi cresce a cada temporada e o plot principal se torna muito intenso a cada episódio.

Por outro lado a novata Z Nation mostrou pouco comparado a sua rival, tudo bem que teve uma temporada e a segunda está por vir, mas a inocência do drama do canal SyFy foi mais do evidente. Desde o pilot isso é mostrado de maneira cômica, um bebê zumbi por exemplo, isso foi muito engraçado, mas ridículo ao mesmo tempo porque trouxe críticas negativas para a série. Além desse fator mais trash, o seriado mostrou uma proposta bem legal e diferente em não preservar muito seus personagens principais, outro fato que não possso deixar de lado é que em The walking Dead o termo zombie não é usado e em ZNT é usado a torto e direito.

A batalha presente do ringue pode ser definida como realidade vs. fantasia. O tema das duas em si já é uma fantasia, por isso eu como telespectador sinto a necessidade do realismo, de como eu me veria nas situações dos personagens. E cá entre nós em meio a um apocalipse zumbi eu não me vejo matando um walker radioativo. Convenhamos que isso é fantasioso de mais até mesmo para o tema em questão. Mas isso é justificado porque Z Nation trás influências de filmes como Eu Sou a Lenda, com Wil Smith.

Agora voltando à questão do parágrafo anterior, sobre preservar personagens. Em TWD isso é um assunto mais sério porque a série tem um público fiel, e a voz do povo é a voz de Deus. Isso eu admiro, a capacidade que o tio Kirkman tem de preservar seus personagens sem perdê-los. Alguns ficam chatos sim, Sasha é um baita exemplo disso, mas mesmo assim isso tem só a acrescentar a história da série. A ideia contrária que temos em Z Nation também é boa, mas comparando isso entre as duas eu prefiro mil vezes ver um personagem durar várias temporadas e ter um grande crescimento do que ver um dos cabeças da série se mostrar sempre o melhor e do nada morrer de uma forma meio,  tá nem preciso terminar. Outro fato que não posso de jeito nenhum deixar de lado é a questão dos inimigos. É muito melhor tu desenvolver um inimigo por vários episódios do que ter apenas um por episódio por um simples motivo: os vilões também nasceram para roubar a cena. Neste caso falo do Governador, ou Phillip Blake que na verdade é Brian Blake. Quem leu os livros de The Walking Dead sabe a verdadeira história do vilão mais icônico da série até agora.

E o vencedor é…

A série que vou nomear como vencedora aqui não vai ter nenhuma surpresa, e vai rebater a própria crítica de alguns colaboradores do Mix de Séries. Pessoal à diferença entre as duas séries é gigantesca em tudo, roteiro, produção, elenco, desenvolvimento, etc. Em todos esses quesitos Z Nation deixa um pouco a desejar, já The walking Dead da aula de como ser uma série fantástica.  Só por curiosidade TWD foi listada como a série mais conhecida de todos os tempos, não é vista apenas conhecida, tipo, as pessoas podem não ver, mas com certeza em algum momento já ouviram falar.

E mais, o elenco é gritantemente o maior diferencial. Em Z Nation as atuações são boas as vezes, mas meio apelativas em sua maioria. Já em The Walking Dead as atuações são mais sólidas, os personagens chegam e se mostram como quem quer dizer “Eu sou tal pessoa” cada um deixa sua marca, cada um tem um momento diferente tanto épico como um momento difícil para enfrentar, o que se viu também em ZNT só que com uma intensidade muito fraca. Como acompanho a veterana a bastante tempo eu tenho que admitir que TWD já teve vários personagens desnecessários que morreram logo de cara e outros que deveriam estar vivos como Harshell e Shane, ai gente antes que pensem na Beth eu só digo que ela era legal, apenas legal.

Bom meus queridos depois de todos esses argumentos, mesmo que fossem óbvios, é claro que o vencedor do duelo é ninguém mais ninguém menos do que The Walking Dead. A série já é solida, tem seu formato definido, sua história cresce a cada episódio e Z Nation ainda tem muito o que aprender e melhorar para ser comparada de fato a sua mentora digamos assim. Principalmente porque a novata não tem realmente um protagonista definido e isso conta e muito, é um detalhe que chega a ser banal. Portanto o vencedor, com todos os méritos é sim, claro, com certeza, sem dúvida alguma The Walking Dead.

 

11016756_859740784072054_1591190317_n

Equipe Mix

Equipe Mix

Perfil criado para realizar postagens produzidas pela equipe do Mix de Séries.

2 comments

Add yours

Post a new comment