Rock in Rio 2022: NAVE fará mergulho na Amazônia contemporânea

Maior aparelhagem construída pelo artesão projetista João do Som, faz parte da atração co-criada entre Rock in Rio e Natura — a NAVE —, com direção artística de Roberta Carvalho, cenografia de Daniela Thomas, argumento de Karla Martins e direção musical de Aíla.

Rock in Rio 2022

Após o sucesso da parceria na última edição do festival, a Natura e o Rock in Rio 2022 voltam a unir forças por um mundo melhor e mais bonito.

Continua após publicidade

Na estreia da parceria, em 2019, a NAVE aterrissou no Rock in Rio com uma proposta de conexão entre o presente e o futuro. Então, para este ano, o público do festival poderá vivenciar uma experiência imersiva pensada para que todos possam sentir. E, além disso, se aproximar de uma Amazônia contemporânea, que inspira, transborda arte e cultura, é plural, feminina, fala em primeira pessoa, é ancestral e periférica. 

O projeto tem a liderança do Coletivo Criativo NAVE. Este, que tem direção da artista visual paraense Roberta Carvalho, cenografia da artista carioca Daniela Thomas, argumento da contadora de histórias acreana Karla Martins. E, ainda, direção musical da cantora e multiartista paraense Aíla.

Continua após publicidade

Dessa forma, a atração apresenta aos fãs do festival, a partir de experiências artísticas envolventes, uma Amazônia pouco conhecida do grande público. Dessa forma, uma Amazônia contemporânea, diversa, multicolorida e pop.

Ao criar uma conexão emocional com o público, portanto, a NAVE pretende desconstruir o estereótipo reducionista da Amazônia. E, com isso, construir novos olhares empáticos sobre a potência da região. 

Explorando o projeto da NAVE no Rock in Rio 2022

Rock in Rio 2022

A NAVE vai encantar visitantes da Cidade do Rock com a abundância da Amazônia e gerar mobilização em prol do futuro do planeta.

Continua após publicidade

Leia também: Tudo sobre o Rock in Rio 2022

Mas, de acordo com os criadores da NAVE do projeto, a proposta vai extrapolar as fronteiras da Cidade do Rock. Ou seja, ganhar as ruas e as mídias digitais. Dessa forma, assim como o festival como um todo, se transformar em uma grande plataforma de comunicação, impactando o público em geral.

Para transbordar a Amazônia, fazem parte da experiência intervenções nos cartões postais da cidade do Rio de Janeiro e produções audiovisuais inéditas. 

A NAVE é uma cocriação entre o Rock in Rio e a Natura. Esta, uma parceria que, a cada edição, traz um tema mobilizador para a construção de um futuro regenerador. Idealizada pela empreendedora social e estrategista criativa Denise Chaer, a atração terá, nesta edição, a direção geral do CEO do Rock in Rio, Luis Justo, e se propõe a abrir um espaço inédito para a Amazônia no Rock in Rio, por meio de uma experiência multissensorial que vai unir música, arte, cheiro, tecnologia, performances e apresentações.

Continua após publicidade

Para dar vida a esta NAVE, o Rock in Rio 2022 e a Natura passaram por um processo de criação com duração de mais de dois anos e participação de vários protagonistas da cultura Amazônica. A mensagem ecoa as vozes dos artistas da região, iluminando e potencializando a forte cultura contemporânea da Amazônia.

O Rock in Rio Brasil 2022 acontece nos dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro de 2022, na Cidade do Rock (Parque Olímpico, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro). 

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal. Especialista em SEO e construção de textos para internet, também atua como webwriter com foco em textos para o Google. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais TeleSéries e Box de Séries. Fã de carteirinha de Friends, ER e One Tree Hill, é aficionado pelo mundo dos seriados. Também é fã de procedurais, sabendo tudo sobre o universo das séries Chicago, Grey's Anatomy, e séries de sucesso como La Casa de Papel e Lucifer. Também é fã da DC Comics, e acompanha produções inspiradas em personagens da editora, como Titans e até o mais recente produto da editora, Sweet Tooth.