Roseanne: Após comentário racista da protagonista, série de grande sucesso é cancelada

Imagem: ABC/Divulgação
Imagem: ABC/Divulgação

Polêmica aconteceu após comentários no Twitter…

A ABC anunciou nesta terça (29) que o revival de Roseanne, que já havia garantido uma décima primeira temporada foi cancelado. A notícia veio após uma grande polêmica envolvendo a protagonista e criadora da série, Roseanne Barr, que fez comentários racistas no Twitter na noite desta segunda (28).

Em uma tríade contra o ex-Presidente Barack Obama, a atriz realizou comentários ofensivos contra a ex-Conselheira do Presidente Barack Obama, Valerie Jarrett. A mulher, que nasceu no Irã, foi chamada pela atriz de “uma mistura de Irmandade Muçulmana com Planeta dos Macacos“.

Continua após a publicidade

PUBLICIDADE

Roseanne Barr[spacer height=”10px”]

Logo em seguida, ao ser criticada, a atriz pediu desculpas para o público nas redes sociais. No post, ela chamou o comentário de “uma piada de mau gosto”.

https://twitter.com/therealroseanne/status/1001471669641216005

Peço desculpas à Valerie Jarrett e a todos os americanos. Eu realmente sinto muito por fazer uma piada de mau gosto sobre sua política e sua aparência. Eu deveria tê-la conhecido melhor. Perdoe-me, minha piada foi de mau gosto.

[spacer height=”10px”]

A co-estrela da série, e produtora, Sara Gilbert, comentou a situação em sua conta no Twitter. Ela disse que o comentário da protagonista não refletia os ideais do elenco, e disse estar muito triste com a situação. Ela ainda chamou o comentário de “abominável”.

[spacer height=”10px”]

Antes da ABC anunciar o cancelamento, a produtora e consultora da série Wanda Sykes pediu demissão da série. A atriz, que também é afro-descendente, não concordou com a piada de mau gosto da protagonista.

Em anúncio oficial, a emissora chamou o comentário de repugnante através da Presidente, Channing Dungey.

A declaração do Roseanne no Twitter é repugnante, repugnante e inconsistente com nossos valores, e decidimos cancelar seu programa“.

A notícia recai como uma bomba na programação de TV norte-americana. O revival de Roseanne foi a série mais assistida da temporada, colocando a ABC como emissora número um, e impulsionando uma série de outros revivais. A comédia foi exibida, originalmente, entre 1988 e 1997, e retornou em 2018 para novos episódios se tornando um sucesso imediato.

Continua após a publicidade

Mostrando o cotidiano de uma família suburbana nos Estados Unidos, Roseanne também se envolveu em polêmicas ao apoiar, abertamente, o Presidente Donald Trump. Esse apoio chegou, inclusive, a fazer parte do texto da série.

Vale lembrar também que, no começo da temporada, Roseanne foi acusada de “racismo” por alguns fãs diante da abertura da nova temporada. Nela, a protagonista zomba de uma garotinha negra, que claramente não gosta do feito. Confira:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=-k4agwNkDkQ[/youtube]

[spacer height=”10px”]

Na noite desta terça (29), Roseanne publicou uma declaração no Twitter, se desculpando, e pedindo que as pessoas não tenham pena dela, mas sim dos outros profissionais que perderam os seus trabalhos por conta de seu comentário infeliz.

https://twitter.com/therealroseanne/status/1001660453506830336

 

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.