RuPaul’s Drag Race UK: 4×06 e 4×07 são os mais mornos da temporada
Mesmo com Snatch Game e ausência de RuPaul, a quarta temporada de RuPaul’s Drag Race UK teve os episódios menos emocionantes até aqui. Acontecimentos já permitem prever um possível top 3.
Alguns acontecimentos inéditos estão marcando a quarta temporada de RuPaul’s Drag Race UK, como a ausência da Mama Ru na bancada. Ainda assim, a franquia teve os episódios que podem ser os mais mornos até aqui.
O sempre muito esperado Snatch Game, no capítulo 6, não teve nenhuma atuação super memorável e o make over, no 7, terminou com uma eliminação tida como injusta para muitos dos fãs (inclusive para este que vos escreve).
Strictly Come Snatch Game
O sexto episódio de RuPaul’s Drag Race UK teve o Snatch Game como desafio principal. Dessa vez, além de ter sido foi gravado no palco principal, diferentemente dos anos anteriores, o game foi temático, em alusão ao programa Strictly Come Dancing, também da BBC. Como convidadas para o jogo, AJ Odudu e Tess Daly. No palco principal, o júri contou com a spice girl Mel B.
Entre as interpretações, tivemos Black Peppa como o cantor Lil Nas X, Cheddar Gorgeous como a Rainha Elizabeth I, Dakota Schiffer como Pete Burns, Danny Beard como a cantora e apresentadora Cilla Black, Jonbers Blonde como Saint Patty, uma versão feminina de São Patrício, padroeiro da Irlanda, Le Fil como a especialista em organização Marie Kondo e Pixie Polite como a cantora Shirley Bassey.
No workroom, como especialista do desafio, a convidada foi Baga Chipz. A queen venceu tanto o snatch game de sua temporada, a primeira da franquia britânica, quanto do show derivado, RuPaul’s Drag Race UK x The World, um allstars que reuniu competidoras do Canadá, dos Estados Unidos, da Holanda, da Tailândia e do Reino Unido.
Conhecida como uma rainha da comédia, Baga viveu Margareth Tatcher ao lado de The Vivienne — que venceu a season e também o snatch game, imitando o ex-presidente dos EUA, Donald Trump — em quadro da WOW Productions chamado “Morning T&T”.
Vitória incontestável e lipsync ao som de Spice Girls
No entanto, os desempenhos não foram tão memoráveis assim. Apenas Cheddar Gorgeous e Jonbers Blonde conseguiram elogios pela criatividade e pelas camadas que criaram com suas personagens inventivas.
Com a soma do desempenho na passarela, de tema Tickled Pink, Cheddar foi a vencedora da semana, com um look que incorporava os triângulos rosas usados para identificar as pessoas queer nos campos de concentração nazistas.
A queen trouxe uma mensagem sobre os preconceitos enfrentados pela comunidade LGBTQIA+ ainda hoje, inclusive com relação ao HIV. Vitória incontestável e que trouxe os holofotes para Gorgeous, que vinha passando um pouco despercebida até aqui.
Enquanto Dakota Schiffer e Danny Beard foram salvas, Black Peppa, Le Fil e Pixie Polite foram os destaques negativos, sobretudo por suas performances no Snatch Game. Todavia, Pixie foi salva, e Peppa e Le Fil tiveram que duelar por suas vidas na competição ao som de “Stop“, das Spice Girls.
Ambas as queens investiram no humor, mas Le Fil acabou um pouco bagunçada demais, especialmente para os padrões de RuPaul, que não costuma gostar de ver as drags se desmontando. Como resultado, Black Peppa se torna a lipsync assassin da season, com sua segunda vitória e faz de Le Fil a sétima colocada da temporada.
Queen Team Makeovers
No sétimo episódio, a temática central foi o makeover, desafio em que as competidoras precisam transformar um grupo em suas drags irmãs. Contudo, o principal ponto do capítulo foi a ausência de RuPaul.
Após apresentar as participantes, que seriam as integrantes da equipe do programa, chamadas de “Queen Team”, RuPaul não voltou ao workroom. Essa foi a primeira vez que o show foi totalmente comandado por Michelle Visage, que justificou a ausência da Mama Ru por motivos que fugiam ao controle de todos.
Porém, para não interromper os trabalhos e dar dicas às queens na sala de trabalho, a convidada foi Raven, participante da segunda temporada de RuPaul’s Drag Race e da primeira temporada de RuPaul’s Drag Race All Stars, e atual responsável pela maquiagem da própria Ru. Até então, nós não sabíamos da ausência dela.
Tanto as drags quanto as profissionais do Queen Team ficaram muito felizes com as duplas formadas. No entanto, Danny Beard sofreu com a resistência de Mystique para usar barba, marca registrada de sua família, e Pixie Polite também enfrentou problemas com a construção da persona de Wendy, considerada uma grande mãe de toda a equipe, e que estava muito empolgada para se montar.
Dakota é a primeira queen a ouvir o sashay away de Michelle Visage
Por fim, a parceira de Pixie não se sentiu tão bem com o look e a maquiagem escolhidos e isso fez com que a queen ficasse entre as piores do episódio, incontestavelmente. Junto a ela no bottom, a escolhida foi Dakota Schiffer, o que gerou discordâncias por parte do fandom.
Há algumas semanas, Dakota vem sendo criticada por se manter em uma estética semelhante, com looks clássicos e maquiagem leve. Michelle e Raven, por exemplo, pediram mais versatilidade e ousadia da queen.
Todavia, Black Peppa e Jonbers Blonde também receberam críticas negativas e os fãs não concordaram muito com a dupla destinada ao lipsync, sobretudo porque a semelhança entre Jonbers e sua irmã, Olivia/Nanu Noir, não ficou evidenciada. Para muitos, ela deveria ficar no bottom (opinião da qual compartilho).
Dessa maneira, o duelo foi ao som de “Miss Me Blind”, da banda Culture Club, formada pelo jurado convidado Boy George. Ainda que muitos fãs tenham considerado a performance de Dakota melhor que a de Pixie, essa foi a terceira vez da queen no bottom two e isso parece ter sido decisivo para sua eliminação.
A queen fez história como a primeira mulher trans da franquia e garantiu lugar cativo entre a audiência por seu carisma.
Como vencedora do episódio, mais uma vez tivemos Cheddar Gorgeous. Com outro distintivo, a participante passa a ser a segunda com três vitórias, se igualando a Danny Beard. Assim, as duas parecem ter lugares garantidos no top 3.
A dúvida fica entre quem seria o terceiro elemento a acompanhá-las. Considerando o histórico e a performance até aqui, tudo indica que a vaga fica com Black Peppa. Vamos acompanhar!