Samaritano: a história que inspirou novo filme de herói com Stallone
Saiba sobre a história que inspirou o filme de Stallone no Prime Video, Samaritano: afinal, há uma HQ sobre este herói?
Samaritano, do Amazon Prime Video, é estrelado por Sylvester Stallone como Joe Smith/Samaritano, um super-herói lendário que desaparece misteriosamente do combate ao crime após um incidente mortal. No entanto, anos depois, um jovem chamado Sam descobre o passado de Joe como samaritano enquanto um mal perigoso surge na cidade.
Como resultado, Joe é forçado a aceitar seu passado e voltar à ação durante a crise. Dadas as fascinantes sequências de ação e temas inspiradores do filme dirigido por Julius Avery, os espectadores devem se perguntar se ele é baseado em uma história em quadrinhos.
Se você está procurando a inspiração por trás de ‘Samaritan’, reunimos todas as respostas para você aqui!
Samaritano grande inspiração em uma história em quadrinhos?
Sim, Samaritano tem base em uma série de quadrinhos de mesmo nome. O filme é uma das mais recentes adições ao famoso gênero de adaptações de quadrinhos que começou a ganhar força nos anos 90.
Após o sucesso de filmes sobre personagens de quadrinhos como Homem-Aranha e Batman, os filmes de super-heróis se tornaram populares, levando ao nascimento de universos cinematográficos compartilhados, como o ‘Universo Cinematográfico Marvel’ e o ‘Universo Estendido DC’. No entanto, nos últimos anos, adaptações de quadrinhos baseadas em propriedades menos conhecidas, como ‘The Umbrella Academy’, ‘Jupiter’s Legacy’ e ‘The Boys’ também estão se tornando populares.
Leia também: 7 Dicas de séries que estão bombando em 2022
Samaritano então entra nessa lista, pois tem base na série de quadrinhos escrita por Bragi F. Schut, com Marc Olivent e Renzo Podesta. Schut inicialmente escreveu a história como roteiro de especulação antes de ser transformada em uma graphic novel pela Mythos Comics. Aliás, Schut é um escritor aclamado conhecido por seu trabalho em filmes como ‘Escape Room’ de 2019 e ‘Season of the Witch’ de 2011.
O roteiro de Schut saiu como uma graphic novel em 2014. Mais tarde, o roteiro acabou ganhando um espaço pela MGM e pela Balboa Productions em 2019 para virar em um longa-metragem. Como a história em quadrinhos foi publicada primeiro, é seguro dizer que o filme se inspira nela e serve como referência visual para a adaptação cinematográfica.
Qual a diferença da história de Samaritano
Ao contrário da maioria dos quadrinhos de super-heróis, Samaritano se diferencia por mergulhar em um mundo desprovido de um super-herói. Na história, o herói titular existe como uma lenda até que o protagonista, Sam, descubra sua verdadeira identidade.
Da mesma forma, a vida familiar de Sam e as lutas com um mundo cheio de dificuldades também dão um sabor diferente à história. Dada a sua abordagem fundamentada em um mundo de super-heróis, os espectadores encontrarão a história semelhante à ‘Unbreakable‘ do diretor M. Night Shyamalan, estrelado por Bruce Willis como David Dunn, um super-herói relutante. Além disso, o filme usa histórias em quadrinhos como ferramenta narrativa, assim como ‘Unbreakable’.
Leia também: Séries canceladas ou que vão acabar em 2023
A dinâmica entre Sam, um garoto problemático, e Joe, o agente recluso do bem, lembrará os espectadores de “Procurando Forrester”, de 2000, estrelado por Sean Connery. No filme, Jamal Wallace, um adolescente negro com um passado conturbado, faz amizade com o autor recluso William Forrester. As relações aluno-mentor em ambos os filmes se desenrolam de forma semelhante.
A estrela principal Sylvester Stallone se abriu sobre a abordagem realista do filme e os temas relacionados em um comunicado de imprensa.
“Eu queria me envolver com o Samaritan porque essa história tem muitas camadas com as quais acho que as pessoas podem se identificar. É uma espécie de conto de moralidade que também é muito emocionante de assistir”, disse Stallone, explicando o que o atraiu para o projeto.
Em última análise, as palavras de Stallone resumem perfeitamente o coração emocional do filme que o diferencia de outras adaptações de quadrinhos. A história explora os temas da redenção e destaca as vulnerabilidades emocionais dos personagens sem perder o apelo de um filme clássico de quadrinhos. Assim, o filme mantém a essência do gênero de filme de super-herói.