Santa clássica abertura Batman!

Continua após publicidade

Os mais novos podem não se lembrar, mas Batman e Robin marcaram presença semanalmente na TV durante muito tempo. Em uma época que a TV era o grande entretenimento do público, a emissora ABC resolveu investir em um dos maiores heróis de todos os tempos sem imaginar que estaria produzindo aquilo que se tornaria um dos grandes clássicos da TV.

Continua após publicidade

 

batman-logo

Continua após publicidade
Continua após publicidade

 

Inspirado nos desenhos e histórias de Dick Sprang, responsável pelo Homem Morcego até a década de 1960, Batman (também conhecida como Batman & Robin) estreou em horário nobre no dia 12 de janeiro de 1966, trazendo Adam West e Burt Ward como a dupla protagonista. O programa ficou conhecido por sua característica camp, com um tom mais leve e divertido. Era como ver uma sitcom inspirada em Batman que se levava a sério. O público amava. Entre icônicos vilões, como o Coringa de Cesar Romero, e bordões inesquecíveis como o “Santa alguma coisa Batman”, a série se imortalizou e é lembrada até hoje pelos fãs do morcegão.

Continua após publicidade

Claro que, um dos bat-apetrechos que ajudaram a série ser lembrada por muitos e muitos anos, sem sombra de dúvidas, foi sua icônica abertura com um tema que é usado até os dias de hoje.

Continua após publicidade

Composta por Neal Hefti, a gravação realizada pela London Music Work’s Orchestra ficou conhecida no mundo todo por embalar a sequência original de abertura que transformava os atores em histórias e quadrinhos.

Continua após publicidade

Muitas onomatopeias como Soc, Pow e Zoc, marcas registradas do show, estavam presentes antes mesmo dos créditos, com a finalidade do público não esquecer o tom camp que a série conduziria do início ao fim.

Continua após publicidade

 

Continua após publicidade

Batman aberturas 1

O icônico Batmóvel dirigido por Adam West também se tornava cartoon na abertura, seguido a galeria de vilões que a dupla dinâmica combatia em cada episódio.

A finalidade da abertura em desenho era justamente lembrar que se tratava de uma adaptação de histórias em quadrinhos, feita em uma época que não se levava o gênero muito a sério. Portanto, a série live-action do Batman era tratada como grande produção pelos fãs.

 

Batman8

 

Apesar do tom camp e do exagero de cores, sem dúvidas a abertura é peça fundamental para o sucesso de Batman, inspirando outros temas relacionados ao herói como a música Bat-dance de Prince, utilizada na trilha sonora do filme de 1989 dirigido por Tim Burton.

Vai dizer que você não acha esse tema e essa abertura nostálgica e clássica?

 

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=Uo94Z6Vm-gg[/youtube]