Animix: Scooby-Doo, CadĂȘ VocĂȘ?

Scooby Doo Animix

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A força e a importĂąncia de Scooby-Doo sĂŁo tĂŁo grandes que o programa tornou-se atemporal. As crianças crescem e as geraçÔes se alternam, fazendo com que os gostos mudem, ainda assim, Scooby-Doo sobreviveu a todos os testes do tempo. Os jovens detetives encantaram e divertiram crianças do mundo todo; seus pais podem ter assistido os episĂłdios da primeira versĂŁo do desenho animado enquanto ainda eram almas inocentes. É provĂĄvel que seus tios, primos, irmĂŁos, amigos e inimigos tenham crescido assistindo as aventuras de Scooby, e esse elo que nos liga, que ultrapassou geraçÔes, Ă© o que mais encanta.

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A HistĂłria

Se vocĂȘ esteve no planeta Terra ou nĂŁo estava em sono criogĂȘnico nos Ășltimos 45 anos, sabe do que Scooby-Doo se trata. A sĂ©rie acompanha os jovens Fred, Daphne, Velma e Salsicha e o dogue alemĂŁo Scooby-Doo que viajam pelos Estados Unidos (e muitas vezes em outros paĂ­ses) em uma van desvendando mistĂ©rios e correndo perigos sobrenaturais. A MĂĄquina MistĂ©rio jĂĄ levou as “crianças enxeridas” a lugares incrĂ­veis: de casas mal-assombradas a navios fantasmas, de cidades assoladas por grandes perigos a ilhas desabitadas. Scooby-Doo conta com uma fĂłrmula que parece nĂŁo desgastar: no inĂ­cio de cada episĂłdio Ă© estabelecido o perigo e/ou vilĂŁo; a partir daĂ­, a equipe chega ao local do crime ou evento ao ser chamada ou, como na maioria das vezes, por coincidĂȘncia. Ao descobrir os problemas, o grupo passa a investigar o que estĂĄ acontecendo. HĂĄ, antes da revelação final, uma perseguição ou cena envolta em suspense. Os capĂ­tulos terminam com o bandido capturado e com a identidade revelada. Sem falar, claro, do clĂĄssico “eu teria conseguido se nĂŁo fosse por esse cachorro estĂșpido e essas crianças enxeridas”.

 

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Os Personagens

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Scooby-Doo Ă© o personagem-tĂ­tulo da sĂ©rie, o que nĂŁo deixa de ser surpreendente, haja vista que, caso vocĂȘ nĂŁo tenha percebido, ele Ă© um cachorro. Scooby-Doo Ă© um dogue alemĂŁo que Ă© a versĂŁo canina de seu dono e melhor amigo Salsicha. ComilĂŁo e medroso, Scooby-Doo Ă© parte vital no grupo, jĂĄ que serve de isca de bandido quase sempre.

Norville “Salsicha” Rogers Ă© o melhor amigo de Scooby-Doo. Em algumas versĂ”es da animação fica claro que ele Ă©, tambĂ©m, dono do cachorro. Salsicha Ă© um sujeito muito magro que tem uma fome insaciĂĄvel (mais sobre essa fome a seguir) e um medo incontrolĂĄvel. É a paixĂŁo de Velma em algumas versĂ”es do desenho. É, junto com Scooby-Doo, a melhor isca para monstros e afins.

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Fred Jones Ă© o descolado do grupo. BonitĂŁo, Fred tem uma paixĂŁo avassaladora por armadilhas. LĂ­der do grupo (ao menos Ă© ele que sempre divide o pessoal em dois para procurar pistas), Fred Ă© corajoso e cĂ©tico, nunca acreditando que os seres sobrenaturais existem de fato. É a paixonite de Daphne.

Velma Dinkley é o cérebro do grupo. A típica nerd usa óculos e um suéter laranja que lhe cobre até o pescoço. Em algumas versÔes da série é a amada de Salsicha, embora o sujeito não saiba ou não perceba tal paixão. Geralmente é Velma quem descobre a verdade por trås de cada acontecimento.

Daphne Blake Ă© a bonitinha do grupo. Patricinha, Daphne Ă© corajosa, mas tambĂ©m serve como a donzela em perigo. É apaixonada por Fred em praticamente todas as versĂ”es da animação. Assim como a Marie de Breaking Bad, Daphne Ă© obcecada por roupas e objetos roxos.

 

A Estrada Até Aqui

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A primeira versĂŁo de Scooby-Doo.

 

Tudo começou em 1969. O dĂ©cimo terceiro dia do mĂȘs de setembro trouxe aquele que seria imortalizado como um dos desenhos animados mais queridos de todos. O primeiro episĂłdio foi What a Night for a Knight, que trazia uma misteriosa armadura de um cavaleiro que ganhava vida e atormentava o grupo enquanto este investigava o sumiço de um arqueĂłlogo. O piloto, e maioria dos episĂłdios que formaram a primeira versĂŁo de Scooby-Doo, chamada Where Are You? (CadĂȘ VocĂȘ?, no Brasil), trazem histĂłria simples e com poucos personagens. NĂŁo havia, ainda, grande interesse em construir um suspense acerca da identidade do bandido. Com um ou dois personagens coadjuvantes, ficava fĂĄcil descobrir quem estava por trĂĄs de cada mĂĄscara.

Mas Where Are You? Ă© uma versĂŁo light da ideia inicial. Fred Silverman, executivo da CBS na Ă©poca, encomendou um show que misturasse comĂ©dia, aventura e mistĂ©rios com uma pitada de terror. O resultado foram episĂłdios muito assustadores para Ă©poca e que acabaram sendo descartados. A versĂŁo final de Scooby-Doo, que tem muitos pais (os famosos William Hanna e Joseph Barbera, o jĂĄ citado Fred Silverman, os roteiristas Joe Ruby e Ken Spears e o desenhista que deu vida a Scooby, Iwao Takamoto), Ă© a que vimos na mais clĂĄssica representação da turma de investigadores. Os traços sĂŁo firmes, mas a animação da Ă©poca ainda estava muito distante da era digital que temos hoje. Assim, o visual da sĂ©rie, hoje, parece ultrapassado. Os olhos dos personagens sĂŁo estranhos e os movimentos limitados. É notĂłrio, por exemplo, que os personagens mal se mexem; apenas suas bocas se movimentam quando falam.

Where Are You? foi um sucesso enorme. E como tudo que Ă© sucesso Ă© repetido ou readaptado, vĂĄrias versĂ”es do personagem foram criadas com o passar dos anos. VĂĄrios queriam copiar Scooby, atĂ© mesmo seus criadores. De 1972 a 1974 as coisas saĂ­ram um pouco do controle e o grupo de crianças enxeridas se encontraram com Dick Van Dyke, Os Globetrotters, A FamĂ­lia Addams, O Gordo e o Magro e atĂ© mesmo com o Batman e o Robin. O visual Ă© muito parecido com a versĂŁo inicial e o foco da animação ficou muito dividido entre tantos “astros” animados. Em 76, Scooby-Doo fez parte de outro desenho, o Dinamite, o BionicĂŁo. Aqui, teve a parceria de Scooby-DĂŁo e Scooby-Dee. Apenas uma temporada foi produzida, e apesar de ser uma versĂŁo pouco conhecida, Ă© provĂĄvel que vocĂȘ tenha assistido ao menos um dos capĂ­tulos durante a infĂąncia.

 

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Scooby-Doo e os diversos “convidados”. Dentre eles, Batman, Robin, a FamĂ­lia Addams, os TrĂȘs Patetas e o Gordo e o Magro.

 

De 77 a 80, Scooby-Doo fez parte de Ho-Ho LĂ­mpicos, que trazia diversos personagens criados por Hanna-Barbera disputando competiçÔes olĂ­mpicas. Em 79 Scooby contou com a ajuda de Scooby-Loo, seu sobrinho. É uma versĂŁo pequena (e bem chata) de Scooby-Doo. Essa versĂŁo Ă© uma das mais descaracterizadas da animação. Ao perceber que o excesso (e o mal trato com o personagem) estava desgastando a fĂłrmula, os produtores resolveram repaginar tudo: Fred, Velma e Daphne quase nunca aparecem e grande atenção Ă© dada Ă  Scooby-Loo. Entre 88 e 91, os produtores resolveram seguir a moda e realizaram a versĂŁo infantil dos personagens com O Pequeno Scooby-Doo. Scooby filhotinho nĂŁo Ă© ruim e o visual da animação Ă© bem mais caprichado que aquela vista em 79. Tem a qualidade visual, mas nĂŁo o charme.

Depois de esgotarem todas as energias da trupe em diversas animaçÔes, Scooby-Doo entrou em hiato. Apenas em 2002, no mesmo ano de lançamento do filme em live-action, estreou O Que HĂĄ de Novo, Scooby-Doo. A animação jĂĄ havia avançado consideravelmente e o visual se encontra bem mais arrojado. O visual melhorou e o charme da sĂ©rie clĂĄssica retorna. Com episĂłdios inĂ©ditos e algumas referĂȘncias Ă s versĂ”es anteriores, a nova versĂŁo trouxe Scooby-Doo e a turma a uma nova geração. O nĂșmero de personagens aumenta, as tramas ficam um pouco mais complexas e as investigaçÔes mais interessantes. Descobrir a identidade dos bandidos passa a ser um divertimento atĂ© mesmo para o espectador.

Em 2007 Ă© lançada Salsicha e Scooby AtrĂĄs das Pistas. É uma versĂŁo pouco conhecida no Brasil e inseriu uma novidade: episĂłdios interligados que formam uma longa sequĂȘncia de acontecimentos. Esta viria a ser uma das principais caracterĂ­sticas da versĂŁo mais recente da animação: Scooby-Doo: MistĂ©rio S/A. Lançada em 2009, a nova versĂŁo traz um visual bem diferente do visto atĂ© entĂŁo. O estilo da nova sĂ©rie, aliĂĄs, Ă© irrepreensĂ­vel: as cores saltam os olhos e hĂĄ todo um cuidado com a “fotografia” dos episĂłdios, revelando cuidado com o uso de luzes e sombras. MistĂ©rio S/A nĂŁo sĂł Ă© a visualmente mais bela versĂŁo como uma das animaçÔes mais bem feitas da atualidade.

Os traços da versĂŁo mais recente trazem personagens com rostos mais quadrados e retos. AlĂ©m disso, hĂĄ uma riqueza de detalhes elogiĂĄvel. Ainda assim, muitas caracterĂ­sticas clĂĄssicas ainda permanecem: o figurino segue setentista. EstĂŁo lĂĄ as sais e as calças boca-de-sino de Fred e Salsicha. HĂĄ a modernização geral do desenho animado, mas os personagens seguem os mesmos. Outra caracterĂ­stica elogiĂĄvel de MistĂ©rio S/A Ă© a utilização de easter-eggs e referĂȘncias Ă  cultura pop. A nova versĂŁo ainda traz os pais dos personagens, romances mais evidentes e um trama intrincada, onde cada episĂłdio acrescenta algo novo Ă  mitologia.

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A Ășltima versĂŁo de Scooby-Doo.

O Curioso Mundo de Scooby-Doo

As curiosidades, teorias e referĂȘncias sĂŁo infinitas em Scooby-Doo. Para começar, a sĂ©rie levanta algumas teorias interessantes. VĂĄrias vezes foi comentado que Salsicha Ă© um compulsivo usuĂĄrio de drogas (maconha, mas precisamente); essa “teoria” Ă© atĂ© piada no filme em live-action de 2002: Salsicha e Scooby-Doo vivem juntos, num estilo bem hippie, na MĂĄquina MistĂ©rio; a cĂąmera se aproxima enquanto uma sugestiva fumaça sai por uma abertura no teto da van, enquanto os dois personagens riem como loucos dentro do veĂ­culo. Aos poucos descobrimos que eles estĂŁo apenas cozinhando. AlĂ©m dessa piada, as pistas nĂŁo enganam: Salsicha, desde o inĂ­cio, foi inspirado pelo movimento hippie da dĂ©cada de 60; suas roupas e seu jeito moroso indicam o seu perfil. AlĂ©m disso, Salsicha Ă© o Ășnico que conversa com o cachorro Scooby-Doo em diversas versĂ”es do desenho animado. Todos sabem, claro, que pessoas em plena consciĂȘncia nĂŁo conversam com cĂŁes. Sem falar na fome descomunal do sujeito. A referĂȘncia foi plantada e perdura atĂ© hoje.

A Ășltima versĂŁo Ă© um prato cheio de referĂȘncia: uma casa repleta de armadilhas lembra Jogos Mortais; Vincent Price Ă© citado, bem como outros nomes conhecidos no universo do horror e da ficção cientĂ­fica. Um dos primeiros episĂłdios da primeira temporada, por exemplo, traz vĂĄrias referĂȘncias a H.P. Lovecraft e suas obras. A ameaça do episĂłdio Ă© um monstro gigante, ao estilo cthulhu. O prĂłprio nome do capĂ­tulo, The Shrieking Madness, faz referĂȘncia Ă  obra mais conhecida do autor, In the Mouth of Madness. Para completar, um personagem Ă© chamado de H.P. HATEcraft, antĂ­tese de LOVEcraft.

Scooby-Doo, enfim, Ă© uma das maiores criaçÔes da animação. Atravessando geraçÔes e se renovando a cada nova investida, a turma nunca envelhece. Eles divertiram seus pais, vocĂȘ e provavelmente vĂŁo encantar seus filhos. O valor cultural destes personagens Ă© incomensurĂĄvel. AlĂ©m disso, sĂŁo alguns de seus amigos mais leais, pois te acompanharĂŁo pra sempre e sempre serĂŁo renovados. E o melhor de tudo, trazem o charme e a inocĂȘncia que muitas das animaçÔes de hoje esqueceram. Scooby Do Bi Doooo.

Jornalista, curioso e viciado em cultura. Escreve hå quase 10 anos no Mix e Six Feet Under é sua série favorita.