Seinfeld: produtor faz chocante revelação sobre últimos anos
Um dos produtores de Seinfeld fez declarações que chocaram os fãs, em relação aos trabalhos exaustivos dos últimos anos na série.
Seinfeld foi uma série da NBC que continua a ser um império cultural pop completo, com seguidores leais, imenso poder de permanência e fragmentos consideráveis que só aumentaram a cada ano que se passou.
Mesmo 25 anos depois de seu final recorde ter atraído impressionantes 76 milhões de espectadores, os efeitos em cascata da série podem ser sentidos em todos os lugares. Há, por exemplo, tópicos de conversas em todos os lugares, que surgem a partir de Seinfeld. Ou bordões e menções que nunca mais foram os mesmos depois da série.
Talvez o mais importante seja que Seinfeld ajudou as sitcoms a realizar todo o seu potencial, que vai além de histórias piegas e personagens sorridentes e saudáveis. Os protagonistas superficiais e inconstantes da série – o titular Jerry Seinfeld (interpretado pelo próprio), George Costanza (Jason Alexander), Kramer (Michael Richards) e Elaine Benes (Julia Louis-Dreyfus) – dificilmente são adoráveis, mas suas gafes sem fim ainda chamou a atenção dos telespectadores.
Mas nem tudo foram flores no decorrer de suas nove temporadas, em especial os últimos dois anos tiveram alguns pontos conturbados.
Produtor disse coisas chocantes sobre os anos finais
Seinfeld era conhecida como uma “série sobre nada”, mas realizar as duas temporadas finais foi realmente algo intenso para os produtores.
A comédia da NBC tinha como estrela Jerry Seinfeld, mas a série em si foi ideia dele e de Larry David. Ao longo de nove temporadas, Seinfeld exibiu 180 episódios, incluindo aquele final polarizador que nos lembrou de uma vez por todas que seus personagens principais eram praticamente todos pessoas horríveis.
Quando David era o showrunner, ele produziu duas dúzias de episódios por temporada, então quando ele deixou a série, no final da 7ª temporada em 1996, seus colegas ficaram em um dilema.
Em entrevista à Variety, o produtor executivo Alec Berg revelou que todos os produtores ficaram sobrecarregados enquanto tentavam acompanhar o ritmo de David – e o perfeccionismo. “Estávamos tão exaustos. Nos últimos dois anos, Larry havia saído. E então muitos de nós estávamos tentando fazer o que Larry fazia, 24 episódios por ano“, disse ele.
Mas não foram apenas 24 episódios de televisão comum. Seinfeld era um gigante de audiência que todos os episódios tinham que ser perfeitos. Berg disse que sua equipe literalmente morava no escritório. “Naquele ponto, ter um dia de folga não valia a pena, porque você ficava sentado em casa e se contorcia“, explicou. “Era um nível de trabalho totalmente insustentável.“
Larry David estava tão ocupado trabalhando que demorou um pouco para perceber o quão grande Seinfeld era
Enquanto Jerry Seinfeld era a estrela principal em sua sitcom titular, o co-criador Larry David estava ocupado fazendo uma tonelada de trabalho nos bastidores. Como o showrunner de Seinfeld, ele era conhecido como um viciado em trabalho que estava fortemente envolvido em todos os aspectos da produção. Ele também escreveu um terço dos episódios da série e ajustou muitos outros, de acordo com o The New York Times.
Leia também: How I Met Your Father: 2ª temporada criou conexão com Friends
David estava tão imerso em seu trabalho que uma vez admitiu que estava um pouco no escuro sobre o sucesso do programa. Em uma entrevista de 2014 para a Rolling Stone, David revelou que sabia que as pessoas gostaram da série desde o início porque contariam a ele, mas ele não pensou nisso como um verdadeiro sucesso até quatro temporadas depois. “Eu estava em uma bolha porque estava trabalhando“, explicou. “Eu estava indo para o escritório o tempo todo.” Ele disse que foi Jerry Seinfeld quem lhe disse o quão grande era a série. “Não entendi muito bem“, admitiu David. “Eu não fui a lugar nenhum. Eu estava trabalhando.”.
Todas as temporadas da série estão disponíveis na Netflix.