Sense8 – 1×10 – What is Human?

sense8110
Imagem: Arquivo pessoal

 

Continua após publicidade

O décimo episódio de Sense8 começa meio devagar, como se fosse seguir o caminho do capítulo que prepara a audiência antes do fim. Por um lado, What is Human? Serve justamente para isso, pavimentando o caminho para percorrermos durante as horas finais de Sense8. Mas este episódio não abraça o comodismo e tem pelo menos duas sequências geniais.

Continua após a publicidade

A primeira, claro, é o salvamento de Daniella. Toda a cena é construída para parecer um daqueles filmes baratos que Lito protagoniza. A câmera lenta, a música com tons épicos, o carro, o cigarro, o vilão. Tudo remete aos elementos clássicos de filmes de ação. A série subverte a lógica, porém, ao escancarar que o herói salvador não tem habilidades e logo passa a apanhar do inimigo. É uma ótima oportunidade para Wolf aparecer e crescer.

Continua após publicidade

Wolf, aliás, tem alguns de seus melhores minutos em tela. Além de ajudar Lito, o alemão se impõe frente ao seu problema pessoal. Enquanto Wolfgang ganha um destaque, Sun, Kala, Nomi e Capheus ficam um pouco de lado. Cada um, porém, tem o seu momento; com destaque para Capheus, que divide um momento singelo com Kala, e para Nomi, que faz amor com a companheira enquanto fogos de artifício colorem a noite de 4 de julho. Will e Riley também não tiveram muito destaque, mas suas relações com seus respectivos pais são interessantes.

Já a segunda sequência que merece efusivos elogios é aquela que encerra o episódio. Durante o concerto do pai de Riley, os sensates começam a lembrar – e nós passamos a conhecer – o momento em que nasceram. Vale lembrar, claro, que os sensitivos nasceram no mesmo dias, praticamente ao mesmo tempo. Mas o barato de tudo isso é como cada um veio ao mundo. Quase todos os sensitivos nasceram fora de hospitais (Will nasceu em um carro, Lito em casa, Sun em um cemitério (!!!), etc.); mas o legal não é isso: o fato é que os bebês nasceram envoltos por seus futuros. Ora,Will nasceu em um carro de polícia, Riley nasceu escutando a música tocada por seu pai, Wolf nasceu dentro de uma piscina cheia de água e Lito nasceu enquanto sua família vibrava e se emocionava com o drama de uma clássica novela mexicana.

Continua após publicidade

Esses momentos de catarse, para nós e para os personagens, é o que engrandece Sense8. A riqueza está nos detalhes, e a série está cheia deles.