She-Hulk, Demolidor e mais: erro de séries da Marvel liga alerta

As séries da Marvel se mostraram um fracasso criativo colossal. Ao tentar replicar a fórmula do Cinema na TV, estúdio cometeu grande erro.

séries da Marvel

Quando a Marvel Television, a equipe que produziu programas como Daredevil, Agents of S.H.I.E.L.D. e Inhumans foi desfeita em 2019 e os executivos de cinema da Marvel Studios assumiram firmemente o controle da promissora série de programas de TV prestes a estrear no Disney+, a reação dos fãs de quadrinhos foi um suspiro de alívio. Finalmente, todos os projetos da Marvel seriam supervisionados diretamente por Kevin Feige e sua equipe. O que, dada sua trajetória em filmes até aquele ponto, deveria garantir um nível de qualidade consistente em todos os aspectos.

Essa era o sonho. Mas esse sonho morreu surpreendentemente rápido.

Séries da Marvel se perderam rapidinho

WandaVision começou forte e enfraqueceu em seu clímax. The Falcon and the Winter Soldier tocou em algumas ideias interessantes, mas se sobrecarregou com coisas como o “Power Broker.” Havia alguns pontos positivos nos programas que se seguiram. Loki temporada 1 e Ms. Marvel são as melhores temporadas da Marvel Studios na TV até agora. Enquanto isso, destaques menores pareciam prontos para se desdobrar de maneira confusa no futuro, seja em um filme ou outro programa. Depois do auge de Vingadores: Ultimato, não demorou para que os programas da Marvel no Disney+ desenvolvessem uma reputação instável no geral – o que atingiu um nível crítico e cultural com o recente Invasão Secreta.

Leia também: Séries da Marvel são adiadas por tempo indeterminado

Então, o que aconteceu? Por que o estúdio que lançou uma série sem precedentes de sucessos de bilheteria ficou tão perplexo ao aplicar essa estratégia na pequena tela? Aparentemente, toda a abordagem deles estava seriamente equivocada – a ponto de o estúdio estar passando por uma grande reformulação na forma como desenvolverá programas no futuro.

Só podemos esperar que outras empresas em Hollywood não tenham incorporado essas páginas agora despedaçadas do manual da Marvel em suas próprias práticas.

A Marvel tentou manter o controle a todo custo

Começando com WandaVision, a Marvel Studios deixou claro que não seguiria os métodos tradicionais e comprovados de fazer televisão, que funcionaram por décadas. Em vez de um showrunner – um produtor executivo e roteirista que molda a visão criativa de uma série e a leva desde a concepção até a conclusão, ocupando o topo da cadeia criativa para um programa específico – a Marvel optou por contratar o que chamou de “head writers”. Sob o método da Marvel, a última palavra estava com Kevin Feige e seus executivos de cinema, que limitaram o poder dos “head writers” na tentativa de controlar mais rigidamente o produto final. “A TV é uma mídia conduzida por roteiristas“, disse um informante da Marvel ao The Hollywood Reporter. “A Marvel é uma mídia conduzida pela Marvel.

Leia também: 53 melhores séries da Netflix em 2022 para assistir

Assim, vale apontar, que o Cinema é uma mídia normalmente conduzida pelo produtor (neste caso o Kevin Feige) ou pelo diretor. O roteirista, na maioria das vezes, entrega seu trabalho no início do projeto e, depois, desaparece. Na TV é diferente, e o roteirista, em especial o showrunner, acompanha o produto do início ao fim, fazendo mudanças, escrevendo, editando o texto sempre que necessário e possível. Feige e Marvel talvez não tenham percebido – ou respeitado – essa importante diferença entre os formatos.

Esse processo resultou em algumas situações lamentáveis nos bastidores. O criador e roteirista de Moon Knight, Jeremy Slater, aparentemente renunciou, e o diretor Mohamed Diab assumiu o controle da série em seu lugar. O THR diz que o criador de Invasão Secreta, Kyle Bradstreet, estava escrevendo os roteiros do programa por cerca de um ano “quando foi demitido após a Marvel decidir por uma direção diferente” para o programa. Uma parte significativa da equipe do programa foi substituída, incluindo posições cruciais como produtores de linha, gerentes de produção e assistentes de direção.

Invasão Secreta pior da Marvel
Imagem: Divulgação.

Marvel não entende de televisão

Jessica Gao, que desenvolveu e escreveu She-Hulk, foi aparentemente “preterida” em favor do diretor do programa, Kat Coiro. Gao eventualmente foi trazida de volta para ajudar na pós-produção, o que parece ter sido um momento de epifania para a Marvel Studios. O THR diz que a empresa agora planeja contratar e abraçar showrunners, porque “o trabalho de pós-produção de Gao em She-Hulk ajudou a Marvel a ver que seria útil para seus programas ter uma linha criativa do início ao fim.

A Marvel também planeja contratar executivos dedicados à TV para fazer parte de seu processo no futuro, em vez de depender de executivos de cinema para assumirem esse papel. “Precisamos de executivos dedicados a essa mídia, que se concentrem no streaming e na televisão“, disse Brad Winderbaum, executivo de cinema da Marvel Studios, ao THR, “porque são duas formas diferentes“.

Com um nível de arrogância normalmente reservado a supervilões de quadrinhos, uma empresa conhecida por sua inovação no espaço cinematográfico estava tão convencida de sua própria genialidade que tentou forçar um meio completamente diferente a se conformar com seus métodos. Ao contrário da maioria dos supervilões, no entanto, pelo menos a Marvel parece reconhecer que sua abordagem não está funcionando e está mudando de rumo.

Loki

Hollywood, não cometa o mesmo erro duas vezes

À medida que o Universo Cinematográfico da Marvel se tornava um gigante cultural nas telas grandes, com sua malha de narrativas interconectadas, os concorrentes faziam o que os estúdios de cinema fazem desde sua fundação: tentavam seguir o que é popular e replicá-lo. Naturalmente, isso era mais fácil dizer do que fazer. Basta olhar para o DC Extended Universe, que está prestes a se extinguir. Ou para o fracasso das vergonhosas tentativas da Universal de criar um universo sombrio. Este que foi totalmente abandonado depois que literalmente um filme não correspondeu às expectativas.

Leia também: Loki: 4 anos depois série arruma grande problema da Marvel

O fracasso da Marvel Studios no streaming deve enviar um sinal claro para o resto da indústria. O fato de que as séries da Marvel no Disney+ serem algumas das mais assistidas na plataforma não significa que a metodologia por trás delas tenha sido sólida ou digna de replicação. Estamos vivendo uma era em que práticas da indústria de longa data estão sendo examinadas e questionadas. Além disso, barreiras estão sendo derrubadas para permitir que um conjunto mais diversificado de criadores conte histórias. Mas esta fase também contém exemplo após exemplo de empresas iniciantes que subvertem modelos de negócios inteiros. Apenas para a nova versão se mostrar pior do que o que existia anteriormente.

O gigantesco sucesso da Marvel no mundo do cinema, por exemplo, fez os olhos dos executivos de estúdio brilharem. Assim, de certa forma, a busca por uma parte desse brilho continua. Esperamos, enfim, que a incursão do estúdio no mundo do streaming não inspire o mesmo nível de imitação em termos da metodologia de como fazer televisão.

Sobre o autor
Avatar

Matheus Pereira

Jornalista, curioso e viciado em cultura. Escreve há quase 10 anos no Mix e Six Feet Under é sua série favorita.

Baixe nosso App Oficial

Logo Mix de Séries

Aproveite todo conteúdo do Mix diretamente celular. Baixe já, é de graça!