Sneaky Pete – 1×01 – Pilot [SERIES PREMIERE]

Imagem: Arquivo Pessoal
Imagem: Arquivo Pessoal
Imagem: Arquivo Pessoal

 

Continua após publicidade

A sexta feira 13 veio e com ela também a reestreia de Sneaky Pete, nova série da Amazon. O piloto foi lançado em agosto de 2015, mas só agora mais episódios foram exibidos. A première nos apresenta Marius Josipovic, um vigarista inteligente, sarcástico e prepotente, que está preso junto com Pete Murphy. Marius está prestes a sair da cadeia, mas tem uma dívida com Vince, interpretado pelo nosso eterno Heisenberg, Bryan Cranston.

Continua após a publicidade

Marius decide assumir a identidade de Pete, para juntar toda a grana que deve a Vince. Sinceramente, não achei que Marius e Pete são tão semelhantes assim, mas como a família de Pete não o vê a 20 anos, acaba sendo plausível, e Marius parte rumo a casa dos “seus avós”. A primeira aparição já demonstra muito da personalidade e o que esperar dos avôs de Pete. Audrey é muito mais desconfiada e perspicaz do que Otto, o avô gente boa que está amando receber o neto. Acho que os dois personagens têm bastante a contribuir com a série, mas Audrey me parece ser importante para o desenrolar dos fatos, enquanto Otto parece ser mais secundário.

Continua após publicidade

A cena em que o Pete fake conhece o resto da família consegue mostrar toda o desespero do personagem em tentar aprender o máximo possível com os objetos na sala da família Murphy. É nesta cena que somos apresentados a Julia, Carly e Tayor. Dos três personagens, já adianto que Taylor é o que menos chama a atenção, muito pelo fato das cenas dele se reservarem a trazer algumas lembranças do quanto ele e Pete se divertiram, inconsequentemente, no passado. Julia, prima de Pete, é a execrada da família por parte da avó Audrey. No começo, ela parece o tipo de personagem meio sonso, que sempre está confiando na pessoa errada, o famoso “coração bom”. Ainda bem que isso foi só uma impressão e Julia acaba mostrando que pode ser muito mais que isto.

A cena em que vemos Julia, de vestido azul, salto gigante e uma arma apontada para o criminoso que ela e Marius estavam seguindo, demonstra o quanto ela pode ser poderosa. Ah, e pelo jeito rolou um clima entre ela e o Marius. Aguardemos para ver o desenrolar.

Continua após publicidade

E por último, tem a Carly. Apesar de no piloto a garota não ter um papel de destaque, Carly tem condição de ser importante até para os planos de Marius, visto que ela parece ser boa em mentir e em roubar.

Após a resolução dos problemas e com o criminoso sendo preso, a melhor parte do episódio ficou por conta da cena da conversa por telefone entre Marius e Vince. Acredito que todos estávamos esperando para ver como Bryan Cranston iria voltar às telinhas. Eu posso te dizer que ele voltou fenomenalmente bem. Em poucos minutos ele mostra a que veio e nos deixa com um personagem bem malvado. Vince parece um criminoso que está preocupado somente em conservar o que ele mais ama, o dinheiro. E como Marius o deve dinheiro, Vince não pode ser o bonzinho compreensivo.

Fiquei com o pé atrás em apenas dois pontos: Espero que Marius não se torne um personagem tão mais importante que acabe ofuscando todos os outros personagens. Até porque ser personagem principal não significa ser o único personagem bem desenvolvido da trama. O outro ponto de dúvida é relacionado ao rumo que a série irá seguir. Apesar de ser plausível ter todo aquele esquema de um caso por semana, até porque a família Murphy é dona de uma loja que empresta dinheiro para fianças , fazer de Sneaky Pete um procedural seria quase que um crime com a série.

No fim das contas, o piloto é muito bom. O enredo está estruturado e parece poder render inúmeras histórias interessantes. O elenco merece também elogios, com os personagens criando atmosferas bem realistas em seus núcleos. A trilha sonora da estreia também funciona muito bem com os cortes feitos pela edição, alternando os momentos do episódio.

Se você gosta de uma boa história de um golpista inteligente, que está passando por vários problemas, deve dinheiro a um criminoso cruel e sem coração e ainda por cima tem que fingir ser outra pessoa, Sneaky Pete pode te fazer muito feliz. Eu, como um grande fã de White Collar, estou super empolgado.