Sob Pressão estreia 4ª temporada: Marjorie Estiano revela desafios
A nova temporada de Sob Pressão chega em breve na Globoplay e aqui você confere com exclusividade a uma entrevista mais que especial.
Quase um ano após ir ao ar na TV com um especial envolvente, Sob Pressão volta em breve às telinhas com uma temporada que promete grandes surpresas. Ainda que tenha sido observada uma considerável queda da pandemia em nível mundial, muito ainda se discute sobre a saúde no Brasil. Afinal, ainda estamos digerindo os impactos político-sociais de Sob Pressão: Plantão C*vid. As críticas da série repercutem até hoje nos jornais e na realidade do povo brasileiro.
Os nomes confirmados para a quarta temporada, com estreia no dia 12 de agosto, já estão aí. E, por enquanto, ficamos felizes com o que vimos. Décio (Bruno Garcia), Evandro (Julio Andrade), Carolina (Marjorie Estiano), Charles (Pablo Sanábio), Vera (Drica Moraes), Mauro (David Junior), Gustavo (Marcelo Batista), Keiko (Julia Shimura) e, igualmente, Rosa (Josie Antelo) são nossos queridos protagonistas neste ano, integrando a equipe de um novo hospital.
As experiências após quatro anos de Sob Pressão
Ainda que a série caminhe a passos largos, já se viu de tudo um pouco em Sob Pressão. A realidade da série vai de encontro as belezas e desafios do SUS em nosso país. O mais curioso é conhecer o processo de laboratório dos atores para a série. Mesmo que com o tempo exista uma adaptação, a realidade vai se reformulando a cada ano.
Pensando nisso, o Mix de Séries resolveu tirar algumas dúvidas com uma querida e amada integrante do corpo de atores da Rede Globo.
Marjorie Estiano é um nome que está mais do que consolidado na televisão brasileira. Embora ainda muitos foquem em seu marcante trabalho inicial lá na Vagabanda de Malhação, a atriz traz vida para Carolina de maneira comovente. Portanto, queremos saber como o papel tem impactado sua vida como atriz.
A visão da atriz sobre a personagem
Mix de Séries: “Mesmo com os desafios diários, Carolina sempre transparece uma personalidade forte perante as câmeras. Tivemos cenas do ‘Plantão C 0 v i d’ que foram impactantes, e lhe agradecemos demais por trazer tão bem esse sentimento dos profissionais de saúde. Agora, quanto a Carolina ensinou para Marjorie e vice-versa nestes últimos anos?”
Aprendizado contínuo
E a atriz continuou:
O processo de estudos para a interpretação
Além disso, o Mix de Séries conversou com a atriz sobre o processo de estudos frente à produção de uma série de TV, diferentemente de uma novela com nove meses de duração. Em comparação a uma série com anos de evolução e que, da mesma forma, se adapta às realidades mundiais.
“A preparação de um personagem longevo como a Carolina é sempre um trabalho de resgate, bem como de elaboração sobre em que e como as experiências anteriores vividas modificam o pensamento, comportamento, o corpo. Que reflexos tem nas relações com o marido, com o trabalho, com os amigos, com o espaço. De que maneira os temas atravessam a Carolina, nesse momento. É interessante elaborar um personagem ao longo de um tempo mais estendido. Quais nuances que uma vivência pode oferecer na construção. São sutilezas na elaboração que não necessariamente serão percebidas claramente, que se mostram mais com o distanciamento, mais próximas do percurso que fazem na vida real. E aproveito pra falar sobre o papel da preparação. O processo de preparação de uma obra seja em televisão, cinema ou teatro tem sido atropelado já faz algum tempo.“
Importância da preparação
“Algumas vezes por fatores circunstanciais, mas parte por conceito. O que é muito perigoso, porque vai se estabelecendo uma compreensão equivocada, tanto sobre o valor da preparação, quanto sobre em que consiste o trabalho do ator, em que se sustenta. Adentrar em uma realidade requer muito estudo, investigação, experimentação, pesquisa, o que solicita investimento, entrega e tempo também. Acho bem importante falar sobre o papel da preparação no resultado de um trabalho, principalmente quando a gente observa que a premissa do contemporâneo está se tornando a velocidade e ocupando o lugar do conteúdo. Falo como consumidora, como profissional e acredito que isso se estenda para outras áreas também. É importante estar atento a essa armadilha dos ‘novos tempos'”, destacou Marjorie ao Mix de Séries.
Mais um ano com receitas de sucesso
A união de Lucas Paraízo com direção artística de Andrucha Waddington traz, mais uma vez, uma temporada com grandes promessas. Ainda que saibamos pouco do que vem por aí, percebemos na produção um desejo de aproximar mais a realidade do profissional da saúde à sua rotina pessoal e familiar. Inclusive, Evandro e Carolina sentirão na pele os desafios dos novos conceitos familiares com a chegada de um bebê abandonado no hospital.
Pelas palavras do próprio escritor, já sabemos que fortes emoções estão se aproximando: “A quarta temporada é sobre o triunfo do amor […] É uma temporada sobre assumir os erros e as próprias limitações e também de pedir ajuda. É um momento em que nossos médicos terão a oportunidade de colocar em prática a noção do perdão, do entendimento. É uma temporada de conciliação e de amor”.
Em breve voltamos com mais novidades!
Já está difícil conter a emoção redigindo este texto, imagina quando a temporada chegar às telas? Como médico e grande fã de séries, consigo me sentir cada vez mais próximo de Sob Pressão. Além disso, é incrível a capacidade de toda a equipe em trazer algo tão real e tão impactante.
Por fim, só tenho a agradecer a oportunidade que o Mix de Séries trouxe na minha vida de conseguir conciliar duas grandes paixões em um só lugar, medicina e séries. Espero que todos estejam tão ansiosos quanto eu e em breve traremos mais novidades para você.
Fique ligado, pois a série ainda não possui data oficial de estreia, contudo, já estamos prontos para a maratona semanal no Globoplay.
E então, deixe nos comentários suas expectativas. Além disso, continue ligado no Mix de Séries!