Sobre a mudança da NBC às quintas: quem perdeu e quem ganhou com isso?

Imagem: NBC, ABC/Divulgação

Continua após as recomendações

A NBC, sem dúvidas, é a emissora mais indecisa no cenário atual da TV norte-americana. Depois de “descancelar” Timeless, o canal do Pavão voltou atrás e resolveu permanecer com This Is Us às terças, além de mudar algumas coisas na sua grade.

A estratégia de colocar o drama familiar às quintas fazia parte da tentativa de ressuscitar o bloco “Must See TV” – que ficou famoso nos anos 1990 – para bate de frente com o TGIT da ABC. O bloco ia ser composto de Will & Grace, Great News, This is Us e Law & Order: True Crime. Era corajoso e redondinho. E agora… eles voltaram atrás! This Is Us vai permanecer às terças, 21h, e trará Law & Order: True Crime às 22h, na tentativa de pegar o público do drama familiar. Superstore e The Good Place serão exibidas agora a partir das 20h nas quintas, colocando Will & Grace e Great News às 21h, tendo a noite fechando com Chicago Fire às 22h.

Continua após a publicidade

O canal teria retrocedido para que This Is Us não tivesse interrupção em sua exibição por conta do futebol a partir de novembro (e a NBC também terá as Olimpíadas de Inverno em fevereiro). Mas há teorias sobre o que poderia ter influenciado mais nessa desintegração: Executivos, o produtor de This Is Us, falta de publicidade? Eles não descobriram esta semana que teriam futebol em novembro!

Enfim, pensando nessa mudança, confira como ficará o embate das emissoras e veja quem perdeu e ganhou com essa mudança:

Vencedor: Scandal

Se Scandal fosse enfrentar Os Parsons, Olívia Pope tremeria na base. A série despencou 34% na audiência nesta última temporada e certamente cairia mais contra This Is Us. Sem o drama familiar no caminho, a série poderá angariar um bom público na sua temporada final.

Perdedores: Superstore , The Good Place e Great News

As comédias, com exceção de Will & Grace, irão sofrer com essa mudança. Claro, não é algo gritante: Superstore provou ser auto-suficiente, enquanto Great News ainda terá um lead-in de Will & Grace para melhorar suas avaliações insignificantes. Mas o cronograma inicial teria sido muito mais benéfico para todos eles. Superstore e The Good Place teriam seguido The Voice, e Great News também teria sido auxiliado pelos espectadores que aguardariam This Is Us. Mas a NBC está claramente mais disposta a sacrificar The Good Place, do que a sua joia da coroa.

Vencedor: Will & Grace

A comédia não vai bater de frente com a já consolidada Grey’s Anatomy, nem com a comédia nerd The Big Bang Theory. E isso também significa que a série terá exibição no seu horário original, quinta às 21h. Nostalgia total.

Perdedor: Mom

A sitcom de Chuck Lorre foi exibida nas quintas, por dois anos, contra um monte de dramas e reality shows. Agora, batalhará com uma comédia pela primeira vez quando retornar em novembro. Só que a série não desejava que fosse contra o esperado revival de Will & Grace.

Vencedor: Gotham

A Fox enviou Gotham, que foi exibida às segundas por três anos, para liderar as quintas-feiras na próxima temporada. Ainda é provável que seja atingido por Grey’s e Big Bang (e o futebol), mas tem uma melhor chance contra Superstore e The Good Place do que contra Will & Grace (e Great News ).

Vencedor: Chicago Fire

A mudança de Chicago Fire para as quintas, após 5 anos no seu horário nas terças às 22h, espantou o público. Porém, essa foi a melhor jogada que a NBC pode ter feito. O horário de quinta às 22h tem sido um problema para a NBC desde o fim de E.R. em 2009. Parenthood e The Blacklist foram bem, mas não incríveis. E essa última vem escorregando cada vez mais na audiência. Certamente, ao disputar com How To Get Away With Murder da ABC no final deste ano, a série de bombeiros se sairá muito bem.

Perdedor: A série derivada de Grey’s Anatomy

Certamente o spin-off de Grey’s Anatomy centrado em bombeiros estava sendo desenvolvido para entrar no lugar de How To Get Away With Murder no começo de 2018, uma vez que The Catch foi cancelada. Porém, com a ida de Chicago Fire para as quintas da NBC, haverá espaço para duas séries de bombeiros no mesmo horário? A NBC marcou seu território por lá e certamente Shonda Rhimes não precisa mais comparações com Dick Wolf.

Perdedor no geral: as quintas da NBC

Encabeçada por This Is Us, a NBC tinha uma ideia muito boa de retornar com o bloco “Must-See TV”. Não está claro ainda se a emissora irá manter essa ideia com a nova grade, que até irá bem mas que sem dúvidas seria imbatível com This Is us.

Vencedor no geral: ABC e as comédias da FOX na terça feira

A ABC e a FOX estão respirando aliviadas neste momento. Superstore e The Good Place sendo colocadas de volta às quintas-feiras significa que não teremos a briga de comédia entre as três redes nas terças-feiras às 21 horas. Esta é uma boa notícia para The Mick, Brooklyn Nine-Nine, Black-ish e The Mayor, mas particularmente para Black-ish, que está indo para às terças ancorar um dos dois blocos de comédia da ABC.

Fonte: TVGuide