Sobre os vazamentos de GoT: ironia do destino ou excelente jogada de marketing?

Imagem: HBO/Divulgação
Imagem: HBO/Divulgação

[spacer height=”20px”]

Continua após publicidade

Os fãs de Game of Thrones estão tendo semanas agitadas – e olha que não é devido às intensas reviravoltas da trama da sétima temporada. Nem mesmo as visões de Bran poderiam enxergar o que a HBO vem passando nestes últimos dias, enfrentando ameaças maiores do que qualquer ataque de White Walkers.

Continua após a publicidade

Desde que veio a público o ataque que a emissora sofreu, onde hackers invadiram a segurança e roubaram mais de 1.5 TB de arquivos incluindo roteiros, episódios e informações pessoais de artistas do canal, a HBO vem driblando a imprensa, o público e, principalmente, os próprios hackers – “ignorando” a situação como um todo. Os piratas virtuais ameaçaram de todas as formas jogarem episódios no ar (e jogaram de séries como Ballers, Room 104 e Curb Your Enthusiasm), mas Game of Thrones, a joia da coroa, ficou quase intacta.

Continua após publicidade

Porém, mesmo com roteiros vazados, o público ficou surpreso ao ver dois dos sete episódios sendo divulgados na internet de forma abrupta e inexplicada. E por isso o “ignorando” ali em cima merece essas aspas!

Campanhas foram realizadas, fãs lutaram firmemente contra spoilers, a hashtag #EuEscolhiEsperar foi defendida orgulhosamente com unhas e dentes pelos fanáticos que já tratam assistir à série como um ritual de domingo. Mas olhando o panorama dessas circunstâncias em que os episódios vieram a tona, uma pergunta vem sempre a minha cabeça: isso é ironia do destino ou uma excelente jogada de marketing…

Continua após publicidade

Eu escolhi duvidar…

Honestamente, esses vazamentos estão bem mal explicados. Primeiro, a história do distribuidor indiano que não foi apurada. E agora, a HBO Espanha exibir “por engano” (ou deixar disponível no streaming, que seja…), um dos mais aguardados episódios da temporada?

Continua após a publicidade
O MIX DE SÉRIES atingiu 10 milhões de visitas mensais e vamos ensinar tudo que aprendemos nessa caminhada! Aumente o tráfego do seu site com técnicas avançadas de SEO.
Faça seu pré-cadastro aqui!

Pois é. E você, ingênuo, pode até se perguntar o que a HBO ganharia vazando propositalmente estes episódios e aqui dou os indícios: se você tem um inimigo a combater – neste caso os hackers – com que armas eu posso enfrentá-los? Com as mesmas que ele tem. Logo, eles não podem vazar episódios que já foram vazados. Essas artimanhas acontecem em campanhas políticas a todo momento, e não estranharia se isso acontecesse com este caso. Outra coisa é, uma vez vazado o episódio teve péssima audiência? Não, foi o recorde da série! Então por que não repetir com um dos principais episódios? Certamente, a HBO está contando com uma audiência estrondosa no domingo, principalmente porque o público massivo vai deixar para assistir no domingo. Apesar de você ter a impressão de que todos estão ou já assistiram ao episódio, a maioria do público ainda não viu. E ele aumentará, a medida que os fãs que já assistiram discutirem e incentivarem a todos assistirem no domingo. Um marketing gratuito feito pelos próprios apaixonados pela série.

Porque por favor: deixar uma filial exibir um episódio “por engano”, como se fosse uma reprise, beira ao amadorismo. E mesmo se o caso aconteceu na forma de disponibilizar na plataforma HBO Go, isso não pode existir em uma das pioneiras da TV e na produtora de um dos grandes nomes do entretenimento da televisão atual. HBO e amadorismo, definitivamente, não cabem na mesma sentença.

Portanto, sim, essa especulação faz muito sentido. Claro que, isso pode não passar de baboseira e não ter o menor sentido. Tudo pode ter sido um acaso gigante, e uma ironia do destino com a emissora que declarou oficialmente que não iria atender a nenhum pedido dos hackers. Mas fica difícil acreditar que um dos maiores nomes da TV em termos de produção deixaria isso passar assim. Erros bobos, que concederam ao público o acesso a grandes episódios.

A única desvantagem é que muitos pegaram spoilers dos episódios, mas honestamente eu não acho que a HBO esteja preocupada com isso. Aliás, os executivos devem achar até bom, pois o hype e a ansiedade para assistir ao episódio só aumenta. Dessa forma, fica difícil acreditar que isso foi apenas o destino rindo da emissora, por ignorar o chamado dos hackers.

Em todo o caso, cada minuto vale a pena pois temos a certeza de que Game of Thrones – mesmo com erros, que não são poucos – consegue transformar uma hora de TV em um espetáculo cinematográfico de primeira qualidade.

Cabe a você decidir em qual versão dessa história irá acreditar: E aí, a HBO é azarada (por deixar erros amadores acontecerem) ou extremamente inteligente? Fica a reflexão…