Spoiler: Entenda o final de Boneca Russa, série da Netflix

Imagem: Netflix/Divulgação

Confira o final de Boneca Russa explicado

A nova e misteriosa série da Netflix, Boneca Russa (Russian Doll), tem um final que pode deixar alguns espectadores confusos. Co-criado e estrelado por Natasha Lyonne, de Orange Is The New Black, a trama segue uma mulher chamada Nadia, que é subitamente morta em seu aniversário de 36 anos. Entretanto, ela retorna para sua festa de aniversário, horas antes de sua morte. Enquanto tenta descobrir o que está acontecendo, Nadia percebe duas coisas. Uma, ela está sempre condenada a morrer dentro de 24 horas na festa. E outra, ela sempre voltará ao mesmo momento no banheiro de sua amiga.

A medida que Boneca Russa progride, Nadia chega a uma nova revelação – que ela não está sozinha. Alan (Charlie Barnett), um homem que é seu oposto em quase todos os sentidos, está sendo forçado a reviver a pior noite de sua vida.

Quando Nadia e Alan se encontram, eles buscam padrões para seus intermináveis loops temporais. Porém, fica claro que o tempo deles não é tão infinito quanto parece. Com pessoas, animais e objetos começando a desaparecer a cada novo loop, a corrida continua para descobrir como parar o ciclo de mortes. Eis que chegamos a trama final da série, e explicaremos para você…

O que acontece no final de Boneca Russa?

No final da temporada, as noites de Nadia e Alan são redefinidas uma última vez. Porém, tudo foi restaurado: todas as pessoas e objetos desaparecidos estão de volta. Além disso, os peixes estão de volta em seus tanques e a fruta não está mais podre. No entanto, quando Nadia e Alan se encontram, eles percebem que algo mudou. Eles não estão mais na mesma linha do tempo.

Ambos, com o pleno conhecimento de todos os diferentes loops de tempo, foram restaurados para a noite original. Dessa forma, recebem uma segunda chance de salvar um ao outro. Nadia, então, tem a chance de salvar um Alan bêbado e deprimido de se jogar do teto. Da mesma forma, Alan tem a chance de parar Nadia de dormir com Mike (Jeremy Bobb) e, posteriormente, ser atropelada por um carro.

Um tentando salvar o outro…

O problema é que Alan e Nadia não se conheciam antes dos ciclos de tempo começarem. Devido a isso, ambos têm dificuldade em convencer um ao outro de que estão em perigo. Na linha do tempo de Alan, ele alcança Mike e Nadia na delicatessen e tenta persuadir Nadia a deixar Mike. Porém, ela simplesmente zomba dele e vai embora. Alan segue os dois pela rua, dizendo a Nadia que ela vai morrer, mas ela ainda se recusa a levá-lo a sério. Quando Nadia e Mike chegam ao apartamento de Nadia, Alan tira uma foto dos dois se beijando e envia-a para Beatrice, com quem Mike está namorando. Ela faz isso, mas Mike rejeita a ligação e vai para dentro do local com Nadia.

Voltando para a delicatessen, Alan diz a seu amigo em comum Ferran para ligar para Nadia, e anota um número. É então que Ferran passa a mensagem de que Nadia deve a Alan $152.780,86. Essa é a quantia exata do fundo da faculdade de Nadia que sua mãe desperdiçou. Isso finalmente convence Nadia a deixar Mike e voltar para a delicatessen. Alan tenta explicar tudo e começa a fazer revelações. Logo em seguida, ela começa a atravessar a rua em direção a Mike quando um carro quase bate nela, e Alan salva sua vida. Espantada, Nadia continua do outro lado da rua e se junta a Mike.

Nadia, igualmente, encontra Alan em sua linha do tempo. Enquanto Ferran recebe um telefonema de sua namorada, Alan deixa o restaurante e Nadia continua a segui-lo. Ela alcança Alan enquanto ele está dando todos os seus pertences para Horse (Brendan Sexton III) e os outros sem-teto. Então, ela ajuda Alan a voltar para seu apartamento. Deitada na cama com ele, ela conta a ele um conto de fadas sobre suas respectivas histórias e os loops do tempo, e eventualmente os dois caem no sono. Quando Nadia acorda, Alan se foi.

Objetivo alcançado?

No começo, parece que ambos falharam. Em sua linha do tempo, Nadia corre até o telhado do prédio de Alan, enquanto ouve sirenes. A medida que ela fica desesperada no telhado, Alan caminha atrás dela, vivo e bem. Ele pergunta se ela pode prometer que ele ficará feliz se ele não pular, e ela diz a ele que ela só pode prometer que ele não estará sozinho. Para Alan, isso é suficiente. Enquanto isso, na linha do tempo de Alan, Nadia está se afastando de Alan enquanto Mike fala sobre como ele é maluco. Então ela hesita, no entanto, e de repente caminha de volta para Alan (olhando para os dois lados enquanto ela atravessa a rua desta vez).

As duas linhas do tempo finalmente se reúnem enquanto as duas versões de Alan e Nadia encontram Horse e os outros sem-teto, em um desfile bizarro com as criações de papel-maché que lhes foram mostrados fazendo anteriormente. As duas linhas do tempo se fundem e as versões de Alan e Nadia, que viveram todos os cronogramas, estão reunidas.

Por que Nadia e Alan ficaram presos nesse loop?

A coisa mais importante para entender sobre o loop temporal de Boneca Russa é que o gênero da série não é ficção científica, mas sim realismo fantástico. As mortes e retrocessos não são o resultado de interferência alienígena ou experimentação do governo. Porém, são formas para estudar o caráter de Nadia e Alan. E, em menor proporção, as pessoas conectadas às suas vidas.

Portanto, as “regras” do loop temporal não seguem uma lógica científica ou sobrenatural, mas sim uma lógica narrativa. A única maneira de eles se libertarem é não apenas escolherem ajudar um ao outro na lanchonete, mas também entender por que eles não se ajudaram em primeiro lugar.

Alan e Nadia em Boneca Russa. Imagem: Netflix/Divulgação

Dito isto, o loop de tempo tem regras consistentes. Uma das principais regras é que Nadia e Alan sempre morrerão no mesmo momento. Assim, se Nadia morrer em uma explosão de gás, Alan será atropelado por um carro. Quando Nadia se vê mais jovem e sofre um ataque cardíaco, Alan sofre uma doença repentina e violenta e também morre. Além disso, no primeiro loop de tempo, Nadia foi atingida por um carro ao mesmo tempo em que Alan pulou do telhado. Eles sempre voltam para o mesmo horário e lugar – de pé em um banheiro em frente a um espelho na noite da festa de Nadia. Embora eles possam evitar a morte por um tempo sendo cuidadosos, eles sempre morrerão dentro de 24 horas. Finalmente, a cada novo ciclo de tempo, seu mundo gradualmente se degrada, tornando-se mais vazio e estranho.

Finalidade

Boneca Russa aposta em altas expectativas no final da temporada. Assim, Alan e Nadia são mandados de volta. Mas eles não devem fazer melhores escolhas na vida, mas sim convencer a outra pessoa a fazê-las. Mas antes de fazer isso, eles precisam primeiro descobrir e confrontar seu próprio trauma. Essa é uma ideia comum na terapia e no autocuidado é que você precisa ajudar os outros antes de poder ajudar a si mesmo. A instrução de segurança de companhias aéreas, “coloque sua própria máscara de oxigênio antes de ajudar os outros” é frequentemente usada como uma metáfora para isso.

Então, o processo de terminar o ciclo do tempo tem dois estágios. O primeiro é Alan e Nadia deixando de lado seus próprios traumas. Para Alan, isso significa aproximar-se de Beatrice com abertura e perdão. Para Nadia, isso significa deixar de lado sua culpa pela morte da mãe e finalmente encontrar a filha de John para o café da manhã. Imediatamente depois que ela entrega o livro, ela começa a cuspir o fragmento de espelho. Aquilo representa o trauma que a doença mental e a morte de sua mãe deixaram nela. Só quando Alan e Nadia se ajudaram é que eles tiveram a oportunidade de se ajudar em linhas de tempo separadas.

Linhas do tempo

Talvez, o elemento mais confuso desse final seja a questão de quais versões de Nadia e Alan vemos no final. No entanto, se você olhar de perto, você pode identificar. Definitivamente, são as versões que viveram todas as mortes e loops de tempo. Alan está usando o lenço que foi dado a ele na festa. Enquanto isso, Nadia ainda está usando sua blusa branca (a outra versão dela tirou a blusa quando estava prestes a fazer sexo com Mike). Outro detalhe que é facilmente esquecido é que, logo após o corte da tela dividida para uma tela única, você pode ver duas outras versões de Nadia passando por ela, indo na direção oposta. Isso pode representar o fato de que ela está finalmente se separando de todos as outras versões possíveis.

Parece que, tendo conseguido salvar a vida um do outro, a recompensa de Alan e Nadia é se encontrarem. Agora, ambos podem avançar juntos, tendo enfrentado seus respectivos demônios interiores – assim como os dos outros.

Leia também: Boneca Russa mistura bom humor e esperteza em mais um acerto da Netflix

Informações do texto via Screenrant

About Anderson Narciso

Anderson Narciso
Mestre em História, apaixonado por mídias, é o editor responsável e idealizador do Mix de Séries. Eterno órfão de Friends, One Tree Hill e ER, acompanha séries desde que se entende por gente. No Mix é editor de colunas e de notícias, escreve a coluna 5 Razões e resenha a série Gotham.