Stranger Things: 5ª temporada precisa evitar erro de Game of Thrones

A greve passou e a produção da última temporada de Stranger Things retorna à todo vampor. Mas desfecho precisa impactar - e evitar erro.

Stranger Things

A Netflix renovou seu sucesso de ficção científica Stranger Things para uma quinta e última temporada. Mas o final da série pode sofrer do mesmo problema que prejudicou Game of Thrones. Uma das séries originais mais populares da Netflix, Stranger Things recebe influência de Stephen King e Steven Spielberg para criar um drama de amadurecimento sobre crianças dos anos 80 que encontram forças sobrenaturais e sinistros agentes do governo. Ao longo de sua trajetória, Stranger Things teve altos e baixos, com algumas temporadas excelentes e outras mais ou menos. Então a próxima temporada final não é uma garantia de sucesso. Ela pode sofrer com os mesmos obstáculos que outros finais de séries de TV decepcionantes, como Game of Thrones.

Há muitos motivos para duvidar da temporada final de Stranger Things, porque é extremamente raro que uma série popular termine de forma satisfatória para toda a base de fãs. Existem finais universalmente adorados, como A Sete Palmos e Breaking Bad, mas há muito mais finais de séries de TV decepcionantes ou, pelo menos, polarizadores: Lost, Seinfeld, Dexter, How I Met Your Mother, e a lista continua. Um dos finais de séries de TV mais divisivos recentemente é a conclusão apressada de Game of Thrones. E o final de Stranger Things está se moldando para ter os mesmos problemas que o épico de fantasia da HBO.

A 5ª e última temporada precisa ter peso e impacto

Houve muitas mortes de personagens secundários ao longo do caminho – de Billy a Barbara, de Bob Newby a Eddie Munson – mas todos os personagens principais conseguiram sobreviver aos seus confrontos com as criaturas do Mundo Invertido. Max morreu brevemente após perder uma luta contra Vecna, mas Eleven a trouxe de volta à vida imediatamente. Se Eleven tem esse poder e pode salvar seus amigos da morte, então não parece que os protagonistas estejam em perigo real.

PUBLICIDADE

Leia também: Stranger Things: 5ª temporada tem primeiro fragmento revelado

Os últimos episódios de Stranger Things não podem permitir que todos esses personagens passem por sua batalha mais épica com o mal paranormal até o momento e saiam completamente ilesos. Seria irreal que todos eles continuem sobrevivendo a esses encontros com fantasmas e demônios, e também diminuiria o drama se não houvesse risco para os personagens. Breaking Bad terminou com a morte profetizada de Walter White e The Sopranos pode ter terminado com Tony sendo assassinado em um restaurante – ou não. Outro sucesso da Netflix, Ozark, matou seu personagem mais querido, Ruth Langmore, no final.

Alguém tem que partir

Considerando o espírito de filmes de aventura dos anos 80 que inspirou os irmãos Duffer a criar Stranger Things em primeiro lugar, a ideia de que a série não terá um final feliz e inspirador é quase inconcebível. Houve alguma tragédia ao longo do caminho, mas cada temporada da série retornou ao conforto do status quo. O elenco principal, composto por Mike, Eleven, Will, Dustin e Lucas, esteve a salvo até agora. Eles estiveram em muitos perigos, como a viagem de Will ao Mundo Invertido na primeira temporada, mas sempre sobreviveram para manter o tom divertido e pulp da série.

Seja qual for o desfecho da temporada final, o final de Stranger Things deve honrar os valores centrais, temas e inspirações da série. As histórias que influenciaram a criação de Stranger Things não são do tipo em que os heróis morrem tragicamente no final. Elliott não morreu no final de E.T.; Gordie não morreu no final de Conta Comigo. Não estaria em consonância com essas inspirações que Stranger Things termine com Eleven fazendo o sacrifício final ou Mike sendo desmembrado por um espírito demoníaco. No entanto, manter todos seguros e saudáveis ​​pode resultar em uma conclusão insatisfatória para a série.

Não há como agradar a todos.

Alguns vão querer um final feliz e considerar qualquer outro final muito triste, enquanto outros vão querer um final mais realista e considerar um desfecho mais feliz como excessivamente meloso e irrealista. Qualquer caminho que os Duffers escolham seguir, eles vão satisfazer metade da base de fãs e decepcionar a outra metade. O final de Stranger Things – e de qualquer série de TV com popularidade e aclamação crítica em escala global – é uma situação sem ganho.

Leia também: Stranger Things: 5ª temporada finalmente volta aos trilhos

De qualquer forma, alguns espectadores ficarão desapontados com o episódio final. Os melhores finais de TV terminaram suas séries de forma agridoce. Eles não tiveram finais felizes, mas também não tiveram finais totalmente tristes. Apesar de um terminar morto e o outro terminar na prisão, tanto Walter White quanto Jimmy McGill alcançaram uma espécie de paz interior que trouxe um encerramento satisfatório para seus arcos de personagem. Stranger Things poderia tentar um final agridoce semelhante, situado em algum lugar entre a felicidade e a tristeza, mas então corre o risco de não agradar ninguém se tentar ter o melhor dos dois mundos.

A maldição dos Tronos

O maior problema com a temporada final de Game of Thrones foi seu ritmo desconexo. Como David Benioff, D.B. Weiss e sua equipe de roteiristas ficaram sem romances de George R.R. Martin para adaptar, eles tiveram que trabalhar com as diretrizes do autor para as últimas temporadas. Eles não conseguiram desenvolver adequadamente os momentos-chave de Martin, então a temporada final encurtada pareceu apressada. Não houve tempo suficiente para o desenvolvimento de personagens entre os pontos da trama e os personagens acabaram mudando completamente de personalidade de repente. Felizmente, Stranger Things não terá esse problema, pois é uma história original sem material de origem – mas pode ser igualmente controverso.

Leia também: Stranger Things: 5ª temporada deve matar a favorita dos fãs

O episódio final de Stranger Things será o final de série mais aguardado desde o infame final de Game of Thrones em 2019, então a pressão está grande. Nos anos que se seguiram, o final de Game of Thrones se tornou o exemplo padrão de um final de série terrível. Se o final de Stranger Things não atingir o alvo, ele pode substituir Game of Thrones como o exemplo de um final ruim. A melhor chance de sucesso da 5ª temporada de Stranger Things é manter-se fiel aos seus personagens e concluir sua história de uma forma que pareça certa, seja um final feliz ou não.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.