Stranger Things: 5ª temporada será dividida? Chefe da Netflix explica

Stranger Things lançará sua 5ª temporada em algum momento do futuro? Mas quando? E como? Será que veremos uma nova divisão?

Stranger Things

Nos últimos anos, a Netflix tem adotado a estratégia de dividir temporadas de suas grandes séries em múltiplas partes, como ocorreu com Stranger Things 4.

Esse modelo também foi aplicado a produções como The Witcher, Bridgerton, The Crown e Emily in Paris. Recentemente, Cobra Kai elevou essa abordagem ao lançar sua sexta temporada em três partes, com os episódios finais programados para fevereiro de 2025.

Durante uma sessão de perguntas e respostas no evento Next on Netflix, a Chief Content Officer da plataforma, Bela Bajaria, comentou sobre essa estratégia.

PUBLICIDADE

Segundo ela, a decisão de dividir temporadas não teve resultados mistos. Entretanto, foi motivada por fatores como os atrasos causados pela pandemia e as greves dos sindicatos SAG-AFTRA e WGA em 2023.

Em alguns casos, os próprios criadores das séries optaram por essa estrutura. Como exemplo, Bajaria citou Peter Morgan, de The Crown, e Shonda Rhimes, de Bridgerton, que viram nos lançamentos divididos uma forma natural de estruturar suas narrativas.

No entanto, a executiva evitou dar uma resposta definitiva sobre a possibilidade de Stranger Things 5 seguir esse modelo. Ela apenas afirmou que, independentemente do formato adotado, os fãs irão “amar cada segundo” da temporada final.

O impacto dos lançamentos fracionados em Stranger Things

A estratégia de dividir temporadas tem gerado reações mistas entre o público. Enquanto algumas plataformas como Disney+, Prime Video e Max adotam o formato semanal, muitos espectadores preferem a possibilidade de maratonar os episódios de uma só vez. Nesse contexto, a Netflix tem buscado um meio-termo entre a liberação completa e o modelo semanal.

Com Stranger Things 4, a divisão foi justificada. Isso porque havia a necessidade de mais tempo para finalizar os efeitos visuais do episódio final. Para a quinta temporada, que foi descrita pelos Irmãos Duffer como “oito filmes blockbuster”, é possível que a produção demande ainda mais tempo na pós-produção.

Assim, um lançamento em partes poderia permitir que os fãs assistissem aos primeiros episódios mais cedo, enquanto a equipe finaliza o restante da temporada.

Entretanto, essa estratégia só funciona bem quando há uma pausa natural na narrativa. Se Stranger Things 5 seguir esse caminho, é essencial que a divisão contribua para a experiência do público, ao invés de apenas servir como uma decisão comercial. Seja qual for o formato adotado, a expectativa é que a conclusão da série seja digna de sua trajetória e entregue uma despedida memorável para os fãs.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.