Stranger Things: 8 grandes mistérios para a 5ª temporada
Stranger Things tem alguns mistérios que precisam de resposta na 5ª temporada: confira oito deles sobre o Mundo Invertido.
Stranger Things está se preparando para sua quinta e última temporada na Netflix, mas ainda há alguns mistérios que precisam ser resolvidos. Esses assuntos se tornam ainda mais urgentes quando o assunto é o Mundo Invertido.
Quanto mais a série evoluiu, ao longo dos anos, mais mistérios surgiram sobre Hawkins, os experimentos no Laboratório da cidade, o Mundo Invertido e os monstros que vivem nele.
E, enquanto a quarta temporada respondeu algumas das maiores questões da série, ainda há muito mais mistérios que precisam de respostas. Tudo isso antes que o público dê seu adeus final a Hawkins e a todos os seus residentes.
Stranger Things não perdeu tempo em apresentar o Mundo Invertido na primeira temporada, uma dimensão alternativa que existe paralelamente ao mundo humano. O local é habitado por diferentes monstros, principalmente predadores humanoides conhecidos como Demogorgons, e um organismo adormecido que as crianças chamam de Mind Flayer (ou devorador de mentes).
A série, no entanto, revelou que o Mundo Invertido tinha controle de Henry Creel, também conhecido como Vecna, que foi banido pela versão mais jovem de Eleven. E, embora isso respondesse a algumas perguntas, há ainda alguns grandes mistérios sobre ele.
Quem criou o Mundo Invertido?
Desde a primeira temporada de Stranger Things, houve várias teorias sobre quem criou o Mundo Invertido. As mais populares sugeriram que poderia ser Will Byers ou Eleven quem criou o lugar. Mas a quarta temporada revelou que o Mundo Invertido existe desde muito antes dos eventos da série.
Quando Henry Creel chegou ao Mundo Invertido, ele o descreveu como “um reino intocado pela humanidade”, e onde apareceu um lugar montanhoso e acidentado, com um céu marrom-amarelado coberto por nuvens densas.
Leia também: Nova teoria de Stranger Things faz história de Will ainda mais trágica
Henry também encontrou pequenos Demogorgons, bem como um organismo vivo girando no céu que ele transformou no que agora é conhecido como o Devorador de Mentes. Dustin teorizou que o Mundo Invertido existe há milhares, senão milhões de anos. Mas quem e como o criou ainda é um grande mistério.
Por que o Mundo Invertido se parece exatamente com Hawkins?
Quando o Mundo Invertido foi visto pela primeira vez na primeira temporada de Stranger Things, ele era uma cópia exata de Hawkins. O que fez os espectadores acreditarem que tudo o que aconteceu no mundo humano e quaisquer mudanças feitas em Hawkins foram refletidas no Mundo Invertido. Mas a quarta temporada também desmascarou isso.
Leia também: The Walking Dead agora tem 2 curas zumbis e muda tudo
Como mencionado acima, o Mundo Invertido estava deserto quando Henry Creel chegou, e eram apenas montanhas e terras cobertas por teias estranhas e muito mais. Só que a quarta temporada de Stranger Things não explicou por que e como essa dimensão acabou se parecendo exatamente com Hawkins.
É provável que Vecna tenha sido quem transformou o Mundo Invertido em uma cópia de Hawkins, mas por que ele copiaria uma cidade que o machucou tanto e como ele conseguiu replicar cada detalhe não está claro.
Por que Mundo Invertido é uma cópia de Hawkins em 1983?
Outra grande revelação sobre o Mundo Invertido na quarta temporada de Stranger Things é que esta dimensão está congelada no tempo, em uma data muito específica.
Quando Steve, Nancy, Robin e Eddie entraram no Mundo Invertido, eles foram para a casa de Nancy na outra dimensão para estocar armas. Mas, quando Nancy não conseguiu encontrar nenhuma de suas armas, ela encontrou seu antigo diário e percebeu que o Mundo Invertido está congelado em 6 de novembro de 1983. Ou seja, o dia em que Will desapareceu na 1ª temporada.
Acredita-se que o Mundo Invertido congelou neste dia porque foi quando Eleven abriu o portão na 1ª temporada,. Mas Eleven já havia aberto um portão quando ela baniu Henry e mais portões foram abertos após a primeira temporada. No entanto, o motivo do Mundo Invertido continuar em 6 de novembro de 1983 é um mistério.
O que está além dos limites de Hawkins dentro do Mundo Invertido?
Um dos maiores mistérios sobre o Mundo Invertido é o quão extenso ele realmente é. Quando Henry Creel foi banido, o Mundo Invertido era uma terra extensa e deserta. Mas o que se sabe e se vê até agora dessa dimensão é que é uma versão alternativa, mais sombria e decadente de Hawkins. Só que Stranger Things não mostrou nada além destes limites.
Isso levanta questões sobre o que está além de Hawkins dentro do Mundo Invertido. E se ele poderia ser uma cópia da Terra em vez de apenas Hawkins, ou mesmo ser um planeta próprio. Se houver cópias de outras partes do mundo no Mundo Invertido, isso também levantaria a questão de quem as criou, pois é improvável que o poder de Vecna pudesse ir tão longe.
Qual a conexão de Eleven com o Mundo Invertido?
A cidade de Hawkins e até o próprio Henry Creel não saberiam da existência do Mundo Invertido se não fosse por Eleven. Afinal, foi a jovem Eleven que conseguiu dominar Henry Creel no Laboratório e o baniu para o Mundo Invertido. Embora ela não soubesse da existência da outra dimensão e não o banisse intencionalmente, esse foi um resultado dos seus poderes.
Antes da 4ª temporada de Stranger Things, Eleven era a única capaz de abrir portões para o Mundo Invertido (como Vecna fez na 4ª temporada), então tudo isso sugere que há uma conexão entre Eleven e o Mundo Invertido.
O que é o ovo que apareceu no Mundo Invertido?
Um mistério do Mundo Invertido que Stranger Things esqueceu completamente são os misteriosos ovos amarelos que apareceram na primeira temporada.
Quando Eleven fez contato pela primeira vez com o Demogorgon como parte dos experimentos do Dr. Brenner no Laboratório, ela viu a criatura se alimentando de um ovo amarelo e, dias depois, quando Joyce e Hopper entraram no Upside Down para procurar Will, Hopper encontrou um ovo quebrado perto do Castle Byers, mas não está claro o que saiu do ovo.
Stranger Things não explicou o que esses ovos carregam e seu lugar no ambiente do Mundo Invertido, mas acredita-se que eles carregam outro tipo de monstro ainda a ser introduzido.
Do que é feito o Devorador de Mentes?
O Devorador de Mentes apareceu na segunda temporada de Stranger Things, e é uma criatura gigante parecida com uma aranha. Ele tem o controle do Mundo Invertido através de um link psíquico, formando uma mente coletiva com os Demogorgons, Demobats e outros.
A quarta temporada de Stranger Things mostrou que o Devorador de Mentes não existia no Mundo Invertido, e foi Henry Creel quem o transformou no que é agora.
Henry explicou que entre as muitas coisas que encontrou no Mundo Invertido estava um organismo vivo feito de partículas rodopiantes. Semelhantes a tempestades que ele descreveu como a “coisa mais extraordinária de todas”. Henry usou seus poderes para formar uma conexão psíquica com essa massa e a transformou em uma criatura gigante parecida com uma aranha.
Não se sabe se essa massa já possuía consciência antes de Henry assumir o controle dela ou se foi ele quem a trouxe à vida, e também não se sabe exatamente do que ela é feita e qual é realmente o seu lugar na flora e fauna do Mundo Invertido.
O Mundo Invertido pode ser destruído?
O Mundo Invertido se tornou um personagem próprio em Stranger Things, e sua conexão com Vecna o tornou muito perigoso. Ainda mais agora que está começando a dominar Hawkins. Uma das maiores questões após os eventos da 4ª temporada é se o Mundo Invertido pode ser destruído. E se isso pode ser alcançado com a derrota de Vecna, dada a conexão psíquica entre eles.
Se não for esse o caso, a questão seria o que acontece com o Mundo Invertido após a morte de Vecna, pois mesmo que Eleven feche os portões para sempre, a outra dimensão ainda estaria lá, com Demogorgons e Demobats e possivelmente o Devorador de Mentes também (se não for destruído junto com Vecna).
Stranger Things tem apenas mais uma temporada para resolver todas essas questões sobre o Mundo Invertido e muitas outras sobre Hawkins e os personagens principais e, com sorte, oferecerá o máximo de respostas possível sem se sentir sobrecarregado.