Stranger Things terá o maior final desde Game of Thrones

Stranger Things reunirá a maior potencia pop para seu final desde Game of Thrones. E ela não deverá repetir erros.

Stranger Things final Game of Thrones
Imagem: Divulgação.

Embora Stranger Things e Game of Thrones sejam séries muito diferentes, seus finais serão grandes momentos culturais semelhantes. Mas o sucesso da Netflix pode evitar o destino da infame adaptação divisiva da HBO. Stranger Things é um verdadeiro fenômeno da TV mundial. Desde que a série estreou em 2016, ela gerou mercadorias, livros e quadrinhos relacionados, futuros spin-offs e uma série brinquedos. Os jovens membros do elenco de Stranger Things se tornaram estrelas A de Hollywood, assim como resgatou e impulsionou as carreiras de seus atores mais velhos. No entanto, isso não significa que o final da série Stranger Things seja um sucesso garantido.

Como Stranger Things, Game of Thrones inspirou inúmeros produtos e marcas após seu sucesso inicial. ComoStranger Things, Game of Thrones teve spin-offs, entre outras expansões. Embora o final da série da Netflix seja o maior final de programa de TV desde Game of Thrones, isso pressiona os criadores para evitar repetir os mesmos erros daquele fatídico desfecho. Felizmente, a quarta temporada de Stranger Things já deu um grande passo nessa direção.

O final da série Game of Thrones sofreu em parte porque os enredos que foram projetados para se espalhar por várias temporadas foram espremidos em uma curta temporada final. Em contraste, o enredo Vecna e os flashbacks de Eleven responderam a algumas questões importantes.

PUBLICIDADE

Como Stranger Things 4 preparou um final melhor do que Game Of Thrones

Stranger Things final Game of Thrones
Imagem: Divulgação.

Ao passo que Game of Thrones recebeu um final improvisado que até os defensores admitiram ser apressado, a quarta temporada de Stranger Things já respondeu a muitos mistérios antes mesmo do início da temporada final.

Leia também: Stranger Things: 8 grandes mistérios para a 5ª temporada

As origens do Mundo Invertido e dos Demogorgons tiveram conexão com Vecna, efetivamente unindo a história da série até agora. Isso será inestimável na quinta temporada, pois significa que o lançamento final da série pode mergulhar direto na batalha por Hawkins.

Outra vantagem que a série tem sobre Game of Thrones tem a ver com o seu núcleo. Onde Game of Thrones era uma série imersiva e ambiciosamente vasta com personagens de um mundo inteiro, o drama da Netflix tem um elenco mais gerenciável. Embora a estrela coadjuvante Maya Hawke estivesse certa ao observar que Stranger Things tem quase muitos personagens, isso não é nem de longe um problema tão grande para a série Netflix quanto foi para Game of Thrones. Mesmo as estimativas mais modestas colocam o número de personagens de Game of Thrones entre centenas e milhares, enquanto Stranger Things tem apenas alguns para destacar.

A quinta temporada de Stranger Things será mais natural que a oitava de Game of Thrones

Stranger Things final Game of Thrones
Imagem: Divulgação.

Como a 5ª temporada de Stranger Things tem um número limitado de personagens e um enredo que já revelou algumas reviravoltas importantes, é provável que o lote de episódios pareça mais um final natural do que a 8ª temporada de Game of Thrones.

O maior problema com a 8ª temporada de Game of Thrones foi o quanto de sua história parecia apressada e subdesenvolvida. Fato que deixou os espectadores se sentindo prejudicados por uma série na qual investiram anos.

O final da série Netflix deve evitar outra grande armadilha do final de GOT

Stranger Things final Game of Thrones
Imagem: Divulgação.

Embora a 5ª temporada de Stranger Things já tenha evitado um grande erro que os criadores de Game of Thrones cometeram na 8ª temporada, eles ainda precisam evitar outra grande armadilha.

Leia também: Séries da Netflix canceladas e renovadas em 2023: lista completa

Transformar Daenerys na vilã surpresa da 8ª temporada de Game of Thrones foi uma decisão divisiva (para dizer o mínimo). Mas foi apoiada por anos de prenúncio. Embora a virada vilã de Daenerys possa ter parecido apressada ou abrupta para alguns espectadores, não havia como negar que ela se encaixa na visão de mundo cínica de Game Of Thrones. E ainda, foi sutilmente sugerida no início da série. O mesmo não é verdade para Eleven.

A heroína de Stranger Things, Eleven, é uma personagem mais doce e pura do que Daenerys. Então, transformá-la em uma vilã surpresa na 5ª temporada não faria sentido.

De Vecna a Billy, os melhores vilões de Stranger Things são personagens defeituosos. E esses personagem perdem sua humanidade para se tornar parte de uma ameaça sobrenatural maior. No entanto, Eleven não deve sucumbir a esse destino. Eleven é amplamente amada entre os fãs do programa e sua personagem não precisa de um arco de vilão para torná-la mais atraente. Como tal, o maior erro final da série Game of Thrones que a quinta temporada de Stranger Things deve evitar é transformar Eleven na improvável antagonista. Mas agora, só resta aos fãs torcerem pra isso não acontecer.

Sobre o autor

Italo Marciel

Redação

Jornalista por formação e publicitário por aproximação. Desde a graduação, circulo entre as duas áreas e isso me preparou para atuar com mais segurança e amplitude na Assessoria de Comunicação Política, área na qual trabalho desde 2013. Ao todo, já são são oito anos gerenciando a comunicação de parlamentares do legislativo municipal. Entre as minhas principais atribuições estão: criação e gerenciamento de conteúdo textual e visual (artes, fotos e vídeos) para redes sociais; planejamento de pronunciamentos; preparação de pauta para reuniões e entrevistas; relacionamento com a imprensa. Além disso, tanto tempo no meio me trouxe conhecimentos intermediários de assessoria parlamentar, onde auxilio na construção e revisão de projetos e no relacionamento com pastas do poder público de direto interesse dos mandatos. No Mix de Séries atua como jornalista e redator de notícias gerais, desde 2017. Também produz críticas e conteúdos especiais voltado para a área de streaming.