Succession: por que a 5ª temporada não vai acontecer

Succession chega ao final, mas fãs estão tristes com a notícia. Descubra todos os segredos do desfecho e porque a série acabará agora.

Succession

A quarta temporada de Succession, da HBO, será a última da série, revelou o criador da série, Jesse Armstrong, em entrevista ao New Yorker no mês passado.

Você sabe, há uma promessa no título de Succession‘”, revelou Armstrong. “Nunca pensei que isso pudesse durar para sempre. O fim sempre esteve presente em minha mente.

Succession estreou em 2018 na HBO, com o produtor executivo Adam McKay, que dirigiu o piloto e recebeu ótimas críticas. A segunda e terceira temporadas do programa ganharam vários prêmios Emmy, incluindo Melhor Série Dramática nas cerimônias de 2020 e 2022.

PUBLICIDADE

Jeremy Strong, Kieran Culkin, Nicholas Braun, Sarah Snook e Matthew Macfadyen ganharam prêmios de atuação, assim como a atriz convidada da segunda temporada, Cherry Jones. Armstrong, por exemplo, ganhou três prêmios Emmy por sua escrita em Succession, além das duas vitórias de Melhor Série Dramática.

Os fãs ficaram chocados e chateados com a notícia. Muitos não sabiam que esta seria a última temporada, pois o elenco e a equipe haviam falado sobre um plano de cinco temporadas.

O criador, então, não queria que a série passasse do tempo. Jesse Armstrong revelou na entrevista que queria dar um final forte à série, em vez de arrastá-la temporada após temporada.

Poderíamos continuar por muito tempo e transformar o programa em algo bem diferente, e ser um tipo de programa divertido mais esguio e livre, onde haveria semanas boas e semanas ruins”, explicou ele. “Ou poderíamos fazer algo um pouco mais musculoso e completo, e sair meio forte. E essa foi definitivamente sempre a minha preferência.

Espero que ninguém pense que estamos fazendo hora-extra – que vamos fazer uma temporada ruim ou esticá-la”, acrescentou.

Como o final foi decidido?

Como Jesse Amrstrong sabia quando terminar Succession?

Eu me reuni com alguns de meus colegas escritores antes de começarmos a escrever a 4ª temporada, por volta de novembro, dezembro de 2021, e meio que disse: ‘Olha, acho que talvez deva ser isso.’

Leia também: Succession: última temporada começa com episódio impecável

Nós representamos vários cenários: poderíamos fazer algumas temporadas curtas, ou mais duas temporadas. Haveria semanas boas e semanas ruins“, explicou Armstrong no artigo para o New Yorker.

Por que eles estão anunciando o final agora?

É incomum anunciar que uma série está terminando apenas algumas semanas antes de começar. Armstrong admite, então, que quase esperou até o final da temporada para revelar que a quarta série seria a última.

Gosto bastante dessa ideia, criativamente, porque assim o público é capaz de aproveitar tudo como vem, sem tentar descobrir as coisas ou perceber as coisas de uma certa maneira, uma vez que sabem que é a temporada final.

Mas, também, o pensamento compensatório é que não escondemos muito a bola na série. Sinto uma responsabilidade com a audiência e, pessoalmente, não gostaria da sensação de ‘Ah, é isso, pessoal. Esse foi o fim.’ Eu não gostaria disso em uma série. Acho que gostaria de saber que está chegando ao fim.

Brian Cox já havia sugerido que Succession terminaria após quatro temporadas

Brian Cox, que interpreta Logan Roy, havia sugerido no ano passado que a quarta temporada do programa poderia ser a última.

Falando em entrevista ao The Times no ano passado, o ator disse: “Ninguém teve seus contratos renovados. Quem sabe quanto tempo isso vai durar? Não queremos que ultrapasse o tempo, como Billions, que já passou da data de validade. Isso não vai acontecer com a nossa série.

Depois que a notícia foi confirmada, Cox não estava muito preocupado com o final do programa. “Vou sentir falta do elenco, vou sentir falta da atmosfera, vou sentir falta da bonomia… Logan, provavelmente, vou sentir falta.”, disse ele à Variety.

Nicholas Braun não acreditou no fim

Nicholas Braun, que interpreta o primo Greg no programa, diz que o elenco esperava que a quarta temporada fosse a última, mas “você não acredita até que Jesse diga”.

Leia também: Succession: a história real por trás da série da HBO

Estamos todos muito chateados”, disse Braun ao Entertainment Tonight em uma entrevista no início deste mês.

Fiquei muito triste [no] meu último dia”, revelou Nicholas. “Eu terminei algumas semanas atrás e foi um dia muito difícil, sabe, dizer adeus a todos. Tem sido a maior experiência de trabalho da minha vida. Então, dizer adeus a essas pessoas é muito difícil.

Sarah Snook ficou surpresa com o fim

Sarah Snook, que interpreta Shiv, disse recentemente ao LA Times que ficou “muito triste” quando soube da notícia do fim da série durante a leitura da mesa final em janeiro.

Teria sido bom saber no início da temporada, mas também entendo não ter sido informado até o final porque ainda havia a possibilidade de que não fosse o fim.

Emocionalmente, todos nós não estávamos necessariamente prontos para terminar a série porque nos amamos muito”, disse ela, acrescentando que entende que provavelmente é o momento certo para oo programa terminar.

É inteligente não deixar que algo se torne uma paródia de si mesmo”, disse a atriz australiana.

Alan Ruck diz que cinco temporadas estariam arrastando a série

Alan Ruck, que interpreta o filho mais velho Connor em Succession, também concorda com a ideia de que uma quinta temporada pode começar a se estender.

Leia também: Succession vai acabar na 4ª temporada e choca fãs

A verdade é que todos nós sabemos desde junho. E acho que é o momento certo para acabar com isso. Uma quinta temporada teria sido prolongada e, se simplesmente desaparecesse, seria uma desgraça. Nem tudo está resolvido.

Além disso, Ruck também comentou os objetivos presidenciais de seu personagem na próxima temporada, por mais improváveis que sejam. “Não acho exagero dizer que esse homem delirante com recursos ilimitados poderia chegar ao cargo mais alto do país”, brincou Ruck, antes de, enfim, acrescentar: “Nem tudo está resolvido” no final da série. “Como a própria vida.”

Haverá algum spin-off de Succession?

Embora a 4ª temporada definitivamente marque o fim de Succession, os fãs têm alguma esperança.

Na entrevista, Armstrong brincou com a possibilidade de revisitar o mundo da série no futuro: “A sensação de que poderia haver algo mais em um mundo aliado, ou personagens aliados, ou alguns dos mesmos personagens – isso também é forte em mim”, ele disse .

Talvez haja outra parte deste mundo para a qual possamos voltar, se houver apetite?”, acrescentou. “Talvez haja algo mais que possa ser feito, que aproveite o que tem de bom na maneira como trabalhamos nisso. Então esse é outro sentimento verdadeiro.”

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.