Suits: o que aconteceu com atriz de Donna?

Sumiu? Por onde anda Sarah Rafferty, um dos grandes nomes de Suits? Investigamos o passado e o futuro da atriz que é sucesso na Netflix.

Suits

Ao contrário de alguns de seus colegas de elenco, Sarah Rafferty não era uma estrela de Hollywood quando foi escalada para “Suits”. Claro, ela havia aparecido em alguns lugares, mas eram geralmente papéis de convidada em vez de personagens regulares. Aqueles que a reconhecem certamente a conhecem por interpretar Donna Paulsen em “Suits”.

Amplamente considerada a melhor secretária jurídica de Nova York, Donna trabalha para Harvey Specter (Gabriel Macht). E é uma espécie de bússola moral para o advogado eticamente duvidoso. Ao longo de seu tempo em “Suits”, Donna faria quase qualquer coisa para ajudar Specter ou seu pupilo Mike Ross (Patrick J. Adams), tornando-se um dos personagens mais queridos do programa.

Com “Suits” vivenciando a possibilidade de um renascimento graças à sua presença na Netflix, uma nova leva de fãs está sendo apresentada a Rafferty. No entanto, desde que o show terminou em 2019, muitas pessoas podem estar se perguntando o que Rafferty tem feito nos últimos anos.

PUBLICIDADE

O ponto de partida em “Suits” e a despedida dolorosa

Embora Sarah Rafferty tenha atuado como atriz desde o final dos anos 1990, com participações em séries de televisão como “Law & Order” e “Walker, Texas Ranger”, foi somente quando foi escalada para “Suits” que ela se tornou um rosto reconhecível em todo o mundo. O show estreou na televisão pela primeira vez em 2011. E Rafferty foi uma parte significativa desde o início, crescendo em estatura e importância à medida que a série progredia. Isso se provou ser sua grande oportunidade e a estabeleceu como alguém capaz de interpretar mulheres fortes e independentes.

Leia mais sobre “Suits“:

Quando o show finalmente terminou em 2019, Rafferty sentiu que o casamento de sua personagem com Harvey Specter e o subsequente plano de se mudar para Seattle foram a despedida perfeita para um papel que ela passou a se importar profundamente. A atriz ficou triste por deixar “Suits” e falou sobre como sentirá falta de vestir as roupas de Donna e também de sua forte feminilidade. “Ela nunca estava tentando acompanhar os homens em um mundo de homens“, disse Rafferty à Entertainment Weekly. “Ela era sua própria mulher em seu próprio mundo. Isso rearranjou minhas moléculas de uma maneira muito especial, e sentirei falta disso e sempre carregarei comigo.

Participação recorrente em Grey’s Anatomy

Quase imediatamente após a conclusão de “Suits”, Sarah Rafferty foi escalada para um papel recorrente no longo drama médico da ABC, “Grey’s Anatomy”. Ela foi apresentada pela primeira vez no episódio da 16ª temporada “A Hard Pill to Swallow” em 2020. Isso quando Ellen Pompeo ainda era membro do elenco principal como Dra. Meredith Grey. Um anúncio de que ela apareceria em vários episódios foi feito no final de 2019, e Rafferty estreou em janeiro do ano seguinte.

A atriz interpretou Suzanne Britland na série ao longo de três episódios. Inicialmente, ela vai ao hospital para uma apendicectomia padrão, mas rapidamente começa a exibir sintomas incomuns durante a recuperação. Com Andrew DeLuca (Giacomo Gianniotti), Miranda Bailey (Chandra Wilson) e Meredith Grey incapazes de descobrir o que está errado, a diagnóstica especialista Lauren Riley (Shoshannah Stern) junta-se à equipe para ajudar a resolver o mistério. Obter um diagnóstico é visto como ainda mais crítico para a personagem. Afinal, ela tem dois filhos pequenos e está criando-os sozinha após a morte recente do marido.

Embora Rafferty estivesse ausente no próximo episódio, ela foi parte central da história em “Save the Last Dance for Me” e “A Diagnosis”. Sua terceira e última aparição mostra os médicos conseguindo determinar que ela está sofrendo de doença de Still e é tratada com um curso de esteroides antes de ser informada de que poderá voltar para casa quase imediatamente.

Chicago Med: Da mãe de uma vítima a protagonista

Curiosamente, a próxima grande aparição televisiva de Sarah Rafferty veio em outra série de drama médico. Desta vez, ela se juntou ao elenco de “Chicago Med”, uma série derivada de “Chicago Fire” e parte da maior franquia “One Chicago” de Dick Wolf. Interpretando a Dra. Pamela Blake, ela apareceu pela primeira vez no episódio “Change Is a Tough Pill to Swallow” durante a 7ª temporada, inicialmente acreditando-se ser um único papel. No entanto, a NBC rapidamente confirmou que o personagem de Rafferty seria uma integrante recorrente do elenco.

Quando os fãs veem Pamela Blake pela primeira vez, ela está envolvida na trama como mãe de uma vítima de acidente de carro. Devido ao seu status como uma respeitável e experiente cirurgiã de transplantes, sua presença causa alguns problemas para a equipe enquanto tentam tratar sua filha. Mais tarde, ela assume Crockett Marcel (Dominic Rains) como seu pupilo, orientando-o em cirurgia de transplante e desenvolvendo um vínculo próximo que eventualmente se transforma em um relacionamento romântico. Após sofrer uma condição de saúde que a impede de realizar cirurgias e enfrentar um desentendimento com Marcel, Blake deixa o Gaffney Chicago Medical Center para assumir uma nova posição em Boston.

Tendo sido parte do elenco principal de “Chicago Med” ao longo de sua sétima temporada, Rafferty foi uma figura significativa na série até sua saída repentina no primeiro episódio da 8ª temporada. O produtor executivo Andrew Schneider sugeriu que poderia ser possível que Blake retornasse em algum momento no futuro, dizendo à Deadline: “Certamente, mais adiante, ela poderia voltar.”

Amizade duradoura com Gabriel Macht

Quem assistiu a “Suits” sabe que a personagem Donna Paulsen, interpretada por Sarah Rafferty, está mais intimamente associada a Harvey Specter, interpretado por Gabriel Macht. Na verdade, Donna é a secretária e posteriormente interesse amoroso de Harvey, com o casal tendo um relacionamento de idas e vindas que os leva eventualmente a se casar no final da série. Faz muito sentido esses dois personagens compartilharem um vínculo tão forte. Rafferty e Macht são amigos próximos desde grande parte de suas vidas adultas e se conheceram muito antes mesmo de “Suits” começar a ser filmado.

Falando ao New Zealand Herald, Rafferty revelou que foi Macht quem a convenceu a fazer o teste para o papel de Donna. Ele entregou um roteiro para a atriz depois que ela teve um papel em um piloto fracassado. Ela também disse que a amizade conjunta foi um trunfo. “Nós tínhamos um nível de conforto um com o outro“, disse ela. “Você conseguia sentir que Donna e Harvey tinham uma história juntos porque nós tínhamos.”

Os dois atores se conheceram pela primeira vez em 1993, quando estavam no Williamstown Theatre Festival, e permaneceram bons amigos desde então. Até mesmo interpretando papéis em seus respectivos casamentos. Durante as filmagens da primeira temporada, os dois dividiram uma casa e continuaram sua amizade após o término de “Suits”. Embora tenham brincado um com o outro nas redes sociais, a amizade deles permanece em grande parte privada.

Próximo projeto: “My Life with the Walter Boys” na Netflix

O próximo grande projeto de Sarah Rafferty é, sem dúvida, a série de televisão da Netflix “My Life with the Walter Boys”. Uma adaptação do romance de Ali Novak com o mesmo nome — originalmente lançado pelo Wattpad — está prevista para chegar ao serviço de streaming em breve. Muitos daqueles que trabalharam em “The Kissing Booth”, outra adaptação popular da Netflix, que obteve bastante sucesso, também estão envolvidos nesta série, incluindo o produtor executivo Ed Glauser.

Rafferty interpretará a Dra. Katherine Walter, uma veterinária que era uma amiga próxima da mãe de Jackie Howard (Nikki Rodriguez). Quando um acidente devastador mata seus pais, Jackie vai morar com Katherine, seu marido George Walter (Marc Blucas) e seus dez filhos homens. Aqui, a jovem de 15 anos precisa se ajustar à sua nova vida em uma tranquila cidade do Colorado e lidar com a convivência em uma casa que inclui tantos meninos jovens. Outros membros notáveis do elenco incluem Zoë Soul, Alisha Newton, Ashley Holliday e Dean Petriw, embora a natureza da série signifique que muitos dos atores são jovens e relativamente desconhecidos.

Embora a série ainda não tenha uma data de lançamento definida, as filmagens ocorreram no início de 2022 em Calgary, Canadá, e estavam previstas para durar até setembro do mesmo ano. O ator Dean Petrie confirmou que seu papel foi concluído em agosto de 2022, sugerindo que as filmagens foram concluídas há algum tempo.

Relacionamento com Meghan Markle

Uma das razões pelas quais “Suits” é tão conhecido é porque foi um dos programas mais populares que apresentou Meghan Markle, agora a Duquesa de Sussex, antes de ela se casar com a família real britânica. Aqueles que a conhecem como a esposa do Príncipe Harry podem não estar cientes de que ela já trabalhou como atriz e interpretou Rachel Zane em várias temporadas do drama legal. Ela deixou o programa e a atuação depois de ficar noiva do Príncipe Harry, mas aparentemente manteve contato com seus antigos colegas de elenco.

Em 2018, muitos dos atores de “Suits” foram convidados para o casamento real no Reino Unido, e Sarah Rafferty estava entre eles. Ela aproveitou o evento e ficou animada por fazer parte do dia de sua amiga. “Foi um momento maravilhoso poder vê-la naquele dia e naquele momento“, disse ela à ET. “Foi especial.” Além disso, Rafferty também foi convidada para o chá de bebê de Markle quando ela estava grávida do Príncipe Archie.

Exatamente quão próximas elas permaneceram nos últimos anos não está claro. Quando perguntada se ainda mantinha contato com a Duquesa, então, Rafferty disse à Closer Weekly: “Ela está realmente ocupada. Ela é super ocupada.” Rafferty aparentemente não quis comentar se as duas ainda são amigas. “Não sei. Eu não sei“, ela disse quando a revista perguntou se Markle ainda assistia ao programa depois que deixou o elenco.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.