Suits: série tem uma inspiração real por trás
Suits parece muito doida para ser verdade. Mas alguns elementos da série parecem vir do mundo real. Descubra os segredos do sucesso.
Tudo começou com Mike Ross acidentalmente tropeçando em uma entrevista de emprego com Harvey Specter, um sócio sênior recém-promovido em um prestigioso escritório de advocacia da cidade de Nova York. Ele acabou garantindo o emprego sem ter um diploma de direito. Embora Mike não tivesse se formado em Harvard, ele ainda era o melhor candidato que Harvey viu o dia todo, então se sentiu inclinado a oferecer-lhe o cargo. Depois de testemunhar a história peculiar na tela durante o piloto, alguns espectadores devem se perguntar se a premissa de Suits é inspirada em uma história real ou se os personagens de Mike e Harvey são baseados em pessoas da vida real.
Suits estreou em 2011 e durou nove temporadas na USA Network, com o final da série indo ao ar em setembro de 2019. A série dramática processual estrelou Gabriel Macht como Harvey, Patrick J. Adams como Mike, Rick Hoffman como Louis Litt, Meghan Markle como Rachel Zane, Sarah Rafferty como Donna Paulsen e Gina Torres como Jessica Pearson. O show foi, sem dúvida, um sucesso, tendo nove temporadas em seu currículo. Mas vamos voltar ao início de Suits e examinar como o criador Aaron Korsh criou a história.
Suits tecnicamente não é uma história verdadeira
Embora só se pudesse esperar que Suits fosse baseada em eventos que poderiam ter acontecido na vida real, a aventura acidental de Mike Ross na lei não é uma história verdadeira, nem seu personagem é baseado em uma pessoa real. Mike Ross não é um advogado de verdade com memória fotográfica que foi expulso da faculdade. Isso provavelmente não teria sido tão fácil para alguém fazer no mundo real.
Leia também: Suits: 10ª temporada vira assunto após sucesso na Netflix
Se os personagens de Suits fossem pessoas reais, Harvey provavelmente não teria oferecido um emprego a Mike, e ele teria que voltar a fazer testes para viver até ser pego. No entanto, apesar de Suits não ser totalmente baseada em uma história real, a série foi inspirada em eventos reais.
Mike e Harvey são inspirados por experiências reais da vida do criador da série
Antes de se mudar para Los Angeles e entrar na indústria da televisão, o criador de Suits, Aaron Korsh, trabalhou em Wall Street como banqueiro de investimentos. Suas experiências em finanças inspiraram a ideia do drama jurídico para a televisão. De acordo com o USA Insider, Suits se originou como uma série baseada no mundo financeiro, não em um escritório de advocacia. Korsh criou esses personagens e os colocou em um cenário de Wall Street antes de transferi-los para o mundo da lei. O criador tinha em mente seu tempo em Wall Street enquanto escrevia o programa de televisão, e foram essas experiências que influenciaram a história e os personagens.
Quando Korsh trabalhava como banqueiro de investimentos, ele só o fazia porque era bom nisso, não porque era sua paixão. Seus talentos impressionaram um homem chamado Harvey, que também trabalhava com finanças, então os fãs devem ser capazes de somar dois mais dois. O personagem de Mike é inspirado em Korsh, enquanto o personagem de Harvey é inspirado no homem que Korsh encontrou enquanto trabalhava em Wall Street. Em algum lugar ao longo do caminho, os primeiros rascunhos de Suits mudaram de finanças para direito, e um programa de televisão de sucesso nasceu.
Quão preciso é o retrato dos escritórios e casos?
O criador de Suits, Aaron Korsh, nunca trabalhou dentro de um escritório de advocacia ou representou um cliente no tribunal. Apesar desse fato, o programa da USA Network parece acertar tantas partes de ser um advogado quanto qualquer série de televisão. Claro, várias facetas de Suits são dramatizadas para o bem da televisão. Mas o programa consegue retratar com precisão alguns aspectos de escritórios de advocacia e casos legais reais.
Leia também: Suits: série tem o melhor advogado da televisão
Os personagens eram frequentemente vistos realizando extensas pesquisas para construir suas estratégias de defesa de clientes, e essas práticas são verdadeiras para a vida real. Além disso, a série também apresentava um sistema de hierarquia preciso nos escritórios de Pearson Hardman.