Superman & Lois muda regra da DC sobre Kryptonita

Superman & Lois acabou de fazer uma grande mudança sobre Kryptonita e seus efeitos no Superman, indo contra décadas de tradição em quadrinhos estabelecida.

Superman & Lois
Continua após publicidade

A série Superman & Lois está ganhando muitos elogios dos fãs, pela sua alta produção e fidelidade em muitas das adaptações. No entanto, ela mudou uma regra importante da DC Comics sobre como a Kryptonita afeta o Superman, sugerindo um conjunto diferente de leis físicas para todo o universo que a série se estabeleceu.

Continua após publicidade

Desde sempre, a DC Comics estabeleceu que a Kryptonita Verde torna o Superman completamente impotente, além de causar grande dor. No entanto, uma cena em Superman & Lois contrariou essa tendência com Kryptonita tendo um efeito notavelmente diferente na série de TV.

Os efeitos da Kryptonita em Superman & Lois

Embora existam vários tipos de Kryptonita com efeitos diferentes dependendo da cor, a Kryptonita Verde é a mais famosa. O fato de que a Kryptonita Verde tira os poderes do Superman é bem conhecido até mesmo por pessoas que não leem quadrinhos. De fato, referir-se à maior fraqueza de alguém como sua “kryptonita pessoal” é um ditado tão popular para qualquer idioma na era moderna quanto a frase “calcanhar de Aquiles”.

Continua após publicidade
Continua após publicidade

Leia também: Superman & Lois tem crossover com chocante vilão da DC

Apesar disso, uma cena no episódio da segunda temporada de Superman & Lois, “Truth and Consequences“, o 11º da segunda temporada, confirmou que o Superman do Arrowverso estava longe de ser impotente quando exposto à Kryptonita Verde.

O Jonathan Kent de Mundo Bizarro, Jon-El, lançou um ataque furtivo ao Superman que deixou seu peito embutido com estilhaços de Kryptonita Verde. Ele também esfaqueou o Homem de Aço com um cristal de Kryptonita Verde. Então, o Superman ficou incapacitado até que Lana Lang foi capaz de retirar os fragmentos de suas feridas.

Continua após publicidade

Mas ele ainda foi capaz de ouvir Lois Lane, muitas vezes em perigo. Tudo isso, enquanto ela gritava seu nome no momento em que Jon-El atacava seus filhos.

Continua após publicidade
Superman & Lois
Imagem: Divulgação.

Dessa forma, Superman & Lois estabeleceu que a Kryptonita, na verdade, machuca o Superman – mas não tira seus poderes, como geralmente os quadrinhos retrataram.

Continua após publicidade

Os efeitos da Kryptonita

Existem muitas histórias que confirmaram anteriormente que o Superman se torna impotente quando exposto à Kryptonita Verde. Mas o exemplo mais famoso veio em JLA #4 de 1997, uma história de Grant Morrison, Howard Porter e John Dell.

Continua após publicidade

Leia também: Ator de Superman & Lois compara astro a Christopher Reeve

O arco das HQs colocou Superman e o resto dos melhores heróis do mundo contra o Hyperclan, um grupo de alienígenas que posaram como uma equipe de heróis, enquanto trabalhavam secretamente para conquistar a Terra. Capturado pelo Hyperclan e exposto a um pedaço de Kryptonite Verde, Superman estava aparentemente indefeso enquanto o Hyperclan torturava seus aliados.

Continua após publicidade

Superman sofreu sua própria forma mais sutil de tortura, ao ouvir bilhões de vozes clamando por ajuda. Foi o fato de Superman ainda poder usar sua superaudição que o levou ao fato de que a Kryptonita diante dele era uma ilusão telepática e o Hyperclan eram secretamente marcianos brancos.

Imagem: Divulgação.

Vale lembrar, no entanto, que esta não é a primeira vez que Superman & Lois quebram as regras de como a Kryptonita funciona. No episódio da primeira temporada da série, “Broken Trust“, Clark foi capaz de conter sua visão de calor depois de ser ferido por quatro fragmentos de Kryptonita e reter a energia até que ele pudesse remover a Kryptonita e destruí-la com uma explosão focada.

Isso enfatizou como o maior poder do Superman pode ser seu senso de autocontrole, dado o quanto ele deve conter para evitar ferir os outros por acidente.

No Brasil, Superman & Lois exibe seus episódios semanalmente no streaming do HBO Max.

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal. Especialista em SEO e construção de textos para internet, também atua como webwriter com foco em textos para o Google. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais TeleSéries e Box de Séries. Fã de carteirinha de Friends, ER e One Tree Hill, é aficionado pelo mundo dos seriados. Também é fã de procedurais, sabendo tudo sobre o universo das séries Chicago, Grey's Anatomy, e séries de sucesso como La Casa de Papel e Lucifer. Também é fã da DC Comics, e acompanha produções inspiradas em personagens da editora, como Titans e até o mais recente produto da editora, Sweet Tooth.