Supermax – 1×12 – Episódio 12 [SERIES FINALE]

supermax
Imagem: Facebook

 

Continua após publicidade

Chegamos – finalmente – ao fim de Supermax. Eu fui a única que sentiu que demorou uma eternidade para essa série se desenrolar? Acho que não. Algumas pessoas me disseram que teria sido uma experiência diferente se eu tivesse assistido todos os episódios seguidos pelo Globo Play, mas não sei, acho que Supermax foi um apanhado de cenas dispostas a chocar, mas que se tornaram cansativas demais. Com uma narrativa arrastada, a série não foi tudo aquilo que prometeu no início.

Continua após a publicidade

O último episódio não foi aquelas coisas. Teve tensão, algumas cenas que impressionaram, mas me pareceu uma tentativa desesperada de chocar e fazer as pessoas se envolverem com uma chacina jogada na nossa cara, sem escrúpulos, e isso me incomodou. Tiveram 11 episódios para desenvolver melhor cada personagem, até mesmo as mortes, mas não, enrolaram, enrolaram, algumas vezes só criaram perguntas que nunca tiveram respostas e ficamos com cara de ué, sem entender o que estava acontecendo.

Continua após publicidade

A melhor coisa de Supermax foi Baal, desde o início da sua história, até o fim, mas foi uma pena que demoraram tanto para introduzi-lo na história. O melhor episódio da temporada, na minha opinião, foi aquele em que conhecemos a história do Nonato e, por incrível que pareça, foi um episódio que não envolveu sangue, morte ou tentativas frustradas de nos aterrorizar.

O último episódio mostrou exatamente aquilo que eu imaginava: mortes e mortes e mortes e muito sangue. Praticamente um Roanoke, mas não tão bom. Parecia óbvio que não sobraria quase ninguém para contar história, tudo estava se encaminhando para isso, o problema é que foi tão tudo previsível que ficou chato. O que eu gostei de saber, apesar de ter achado uma explicação meio boring, foi de que eles estavam em quarentena e que o exército matou todo mundo, inclusive a produção. Assim, não foi a melhor explicação do mundo, mas pelo menos tivemos alguma, né? Porque essa era uma das minhas maiores curiosidades em Supermax, porque eles estavam tão desprotegidos em um reality show.

Continua após publicidade

Este último episódio foi claramente inspirado em filmes de terror, daqueles bem trash. Daqueles que nós sabemos que é tudo mentira e que eles só fazem estes exageros absurdos para nos chocar. Mortes a sangue frio, sangue de monte para ninguém botar defeito e muita gente morrendo. Me digam se isso não chega a dar preguiça? Queria mortes profundas, que fizessem a gente sentir alguma coisa. A real é que eu não consegui me apegar a ninguém, a nenhum personagem e não consegui me importar com a morte de nenhum deles. Para mim, foi tudo bastante superficial.

Um dos finais que mais gostei em Supermax foi o de Nando. Eu, desde o começo, disse que ficaria muito feliz se os roteiristas tivessem coragem de explorar a religião dentro dessa história de fé e demônios, e eles tiveram e isso ficou muito bem explorado através do personagem. O cara que mais tinha fé lá dentro, foi o que mais sofreu provações em relação às suas crenças, que foram abaladas a todo momento. Nando foi o escolhido por Baal, que usou dessa fragilidade para dominar o rapaz, mas ele provou que, mesmo diante de tanta coisa ruim, ainda é possível preservar um pouco de humanidade.

Continua após a publicidade
O MIX DE SÉRIES atingiu 10 milhões de visitas mensais e vamos ensinar tudo que aprendemos nessa caminhada! Aumente o tráfego do seu site com técnicas avançadas de SEO.
Faça seu pré-cadastro aqui!

De uma forma geral, Supermax não foi tão ruim, mas também não foi nada boa. Chegaram com uma proposta inovadora, com uma série nos moldes americanos, mas que decepcionou em grande parte das vezes. Com uma história muitas vezes sem propósito, eles tiveram várias chances desperdiçadas de fazer um grande trabalho. Com atores sem muita química e personagens mal explorados, algumas atuações foram sofríveis e forçadas e isso contribuiu para o meu desgosto. Como eu disse, não foi péssimo, mas não empolgou, pelo menos a mim. A série terminou lenta e forçada, como aconteceu em grande parte da temporada.

Por hoje ficamos por aqui e espero encontrá-los novamente em outra série. Beijos, obrigada pela visita e até a próxima!